Unidade Curricular: | Código: | ||
Argumentação, Evidência e Pós-Verdade | 1151AEPV | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Doutoramento | Ciências da Comunicação | 15 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 195 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
a) Promover o estudo científico acerca da argumentação e da sua importância para o debate público, para a democracia e para o bem comum; dimensões éticas e morais; b) Promover o estudo científico acerca da relação estreita entre a argumentação e a evidência/conhecimento; c) Promover o estudo científico acerca do tribalismo na argumentação que decorre da desinformação, das fake news, da pós-verdade. A aprendizagem permitirá ao aluno a obtenção das seguintes qualificações: Conhecimento: conhecimento aprofundado da bibliografia da unidade curricular e dos conceitos fundamentais. Aptidões: Pensamento crítico sobre os temas analisados e discutidos; Conceptualização original e independente das questões abordadas; Compreensão e comunicação destes tópicos aos pares e à comunidade científica. Competências: Utilização ágil dos recursos aprendidos na unidade curricular; Autonomia e capacidade de meta-cognição. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
a) A argumentação, e a democracia, na época clássica; b) A argumentação na contemporaneidade; c) Argumentos e conhecimento; argumentos e evidência. d) A argumentação na era da pós-verdade, das fake news e das redes sociais. e) Argumentação, bem comum, consenso e valores. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Procuramos nesta unidade curricular reflectir acerca da importância decisiva da argumentação no contexto de uma sociedade livre, informada e lucidamente crítica. A argumentação aparece, na época clássica, justamente neste enquadramento. Por outro lado, é também indissociável, desde sempre, de uma polimatia prévia que nos permite, grosso modo, saber do que estamos a falar (argumentar). Ora, nos dias de hoje, em virtude da desinformação e da pós-verdade, a argumentação tribalizou-se, perdendo, assim, aquilo que é o seu desígnio fundamental: o possível acordo à luz da evidência e do conhecimento. Em suma, maioritariamente, não há hoje, sobre os diversos assuntos, uma prática argumentativa, visto que é difícil e requer conhecimento, mas, ao invés, um vasto conjunto de opiniões que, paradoxalmente, têm tanto de soberano como de infundado. São estes os tópicos que a unidade curricular se propõe analisar e discutir, convergindo, então, os objectivos da aprendizagem com os conteúdos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Dada a natureza de um seminário do 3º Ciclo, a metodologia de ensino pressupõe uma reflexão autónoma, fundamentada em leituras e pesquisa crítica, dos alunos acerca das questões a discutir. Cabe naturalmente ao docente acompanhar este percurso. A avaliação será feita através de um trabalho final individual que, idealmente, pode ser o primeiro passo para uma publicação de referência partilhada com o docente. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
O trabalho crítico, fundamentado e autónomo que é solicitado nesta unidade curricular está directamente relacionado com os objectivos da disciplina enunciados: cabe, de facto, aos alunos serem cidadãos e profissionais, o que significa, neste contexto, fazerem valer os seus pontos de vista através de uma argumentação sólida, informada e comunitária. Só assim se faz trabalho académico e uma tese de doutoramento, isto é, só assim se produz conhecimento: argumentando civilizadamente. | |||
Bibliografia: | |||
Barroso, E. P. e Estrada, R. (2018). De Hípias Menor a Trump: das virtudes do erro (e da mentira) ao erro da pós-verdade. Estudos em Comunicação, Volume I, nº 26, 301-309. Butter, M. and Knight, P. (2021). Routledge Handbook of Conspiracy Theories. Routledge. Guthrie, W. K. C. (1993). The sophists. Cambridge: Cambride UP. Mello, P. C. (2021). Máquina do Ódio. Quetzal. Muirhead, R. and Rosenblum, N. L. (2020). A Lot of People are Saying. The New Conspiracism and the Assault on Democracy. Princeton University Press: Princeton. Nichols, T. (2017). The Death of Expertise: The Campaign against Established Knowledge and Why it Matters. Oxford University Press: Oxford Platão. (1981). Fedro. (Trad. P. Gomes). Lisboa: Guimarães Editores. Platão. (1990). Hípias Menor. Introdução, versão do grego e notas de Maria Teresa Schiappa de Azevedo. Coimbra: INIC. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Eduardo Paz Barroso (epb@ufp.edu.pt) Rui Estrada (restrada@ufp.edu.pt) |