Unidade Curricular: | Código: | ||
Media Sociais, Literacia e Cultura Digital | 1151MSLC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Doutoramento | Ciências da Comunicação | 10 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 130 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Mapeamento do campo de investigação, em contextos alargados e multidisciplinares, integrando e relacionando conhecimentos. Conhecimento e compreensão de textos teóricos avançados acerca do impacto das tecnologias digitais nos processos de mediação, avaliando reflexivamente as transferências, interfaces, literacias e desafios criados pelas plataformas digitais, os ambientes virtuais e as formas de comunicação em rede. Capacidade para comunicar resultados de investigação autónoma. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Transferências 1.1. Dos media técnicos aos media sociais 1.2. Da remediação ao remix 2. Interfaces 2.1. Da interação à imersão 2.2. Do software à inteligência artificial 3. Literacias 3.1. Da inteligência coletiva às dinâmicas transmedia 3.2. Do cinema aos videojogos 4. Desafios 4.1. Dos arquivos digitais à curadoria digital 4.2. Da obsolescência à preservação | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
De forma a garantir a compreensão e posterior aplicação dos conhecimentos teóricos articulados na bibliografia acerca do modo como as tecnologias digitais transformam o ecossistema mediático e os processos de mediação, o programa está dividido em grandes temáticas: transferências, interfaces, literacias e desafios. Estes marcadores são progressivamente desdobrados pela análise crítica e reflexiva acerca da transição e evolução dos conceitos e práticas que permitam um entendimento atualizado das ciências da comunicação. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas teóricas, com exposição, pelo docente, em regime de seminário, seguidas de debate e acompanhadas por regime tutorial. A avaliação é feita pela redacção e eventual publicação de um artigo/paper. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A assiduidade e participação nos debates implicam a participação ativa dos discentes, conducente à integração de conhecimentos e sua comunicação em contextos diferenciados. | |||
Bibliografia: | |||
Baptista Ferreira, G. (2018). Sociologia dos Novos Media. Covilhã: LabCom Books. (open access) Grusin, R. A. (2015). Radical Mediation. Critical Inquiry, 42(1): 124-48. (b-on) Jenkins, H. (2009). Media Education for the 21st Century. Cambridge: MIT Press. (open access) Poepsel, M. (2018). Media, Society, Culture and You. Edwardsville: Southern Illinois University. (open access) Reynolds, R. R.; Niedt, G. (2021). Essentials of Visual Interpretation. Routledge. (BFP) Sebastian, D. (2013). Agency and Narrative in Video Games. De Gruyter (open access) Simanowski, R. (2016). Digital Humanities and Digital Media: Conversations on Politics, Culture, Aesthetics and Literacy. Open Humanities Press. (open access) | |||
Docente (* Responsável): | |||
Francisco Mesquita (fmes@ufp.edu.pt) Ricardo Pinto (ricpinto@ufp.edu.pt) Rui Torres (rtorres@ufp.edu.pt) |