Unidade Curricular:Código:
Media Sociais, Literacia e Cultura Digital1151MSLC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoCiências da Comunicação10 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês130
Objectivos de Aprendizagem:
Mapeamento do campo de investigação, em contextos alargados e multidisciplinares, integrando e relacionando conhecimentos.
Conhecimento e compreensão de textos teóricos avançados acerca do impacto das tecnologias digitais nos processos de mediação, avaliando reflexivamente as transferências, interfaces, literacias e desafios criados pelas plataformas digitais, os ambientes virtuais e as formas de comunicação em rede.
Capacidade para comunicar resultados de investigação autónoma.
Conteúdos Programáticos:
1. Transferências
1.1. Dos media técnicos aos media sociais
1.2. Da remediação ao remix
2. Interfaces
2.1. Da interação à imersão
2.2. Do software à inteligência artificial
3. Literacias
3.1. Da inteligência coletiva às dinâmicas transmedia
3.2. Do cinema aos videojogos
4. Desafios
4.1. Dos arquivos digitais à curadoria digital
4.2. Da obsolescência à preservação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
De forma a garantir a compreensão e posterior aplicação dos conhecimentos teóricos articulados na bibliografia acerca do modo como as tecnologias digitais transformam o ecossistema mediático e os processos de mediação, o programa está dividido em grandes temáticas: transferências, interfaces, literacias e desafios. Estes marcadores são progressivamente desdobrados pela análise crítica e reflexiva acerca da transição e evolução dos conceitos e práticas que permitam um entendimento atualizado das ciências da comunicação.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teóricas, com exposição, pelo docente, em regime de seminário, seguidas de debate e acompanhadas por regime tutorial.
A avaliação é feita pela redacção e eventual publicação de um artigo/paper.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A assiduidade e participação nos debates implicam a participação ativa dos discentes, conducente à integração de conhecimentos e sua comunicação em contextos diferenciados.
Bibliografia:
Baptista Ferreira, G. (2018). Sociologia dos Novos Media. Covilhã: LabCom Books. (open access)
Grusin, R. A. (2015). Radical Mediation. Critical Inquiry, 42(1): 124-48. (b-on)
Jenkins, H. (2009). Media Education for the 21st Century. Cambridge: MIT Press. (open access)
Poepsel, M. (2018). Media, Society, Culture and You. Edwardsville: Southern Illinois University. (open access)
Reynolds, R. R.; Niedt, G. (2021). Essentials of Visual Interpretation. Routledge. (BFP)
Sebastian, D. (2013). Agency and Narrative in Video Games. De Gruyter (open access)
Simanowski, R. (2016). Digital Humanities and Digital Media: Conversations on Politics, Culture, Aesthetics and Literacy. Open Humanities Press. (open access)
Docente (* Responsável):
Francisco Mesquita (fmes@ufp.edu.pt)
Ricardo Pinto (ricpinto@ufp.edu.pt)
Rui Torres (rtorres@ufp.edu.pt)