| Unidade Curricular: | Código: | ||
| História e Tendências Evolutivas do Jornalismo | 1151HTEJ | ||
| Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
| 1 | Doutoramento | Ciências da Comunicação | 10 ects |
| Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
| Português/Inglês | 130 | ||
| Objectivos de Aprendizagem: | |||
| A U.C. tem como objetivos: Permitir aos alunos a compreensão dos grandes temas da história do jornalismo, bem como as tendências evolutivas da profissão de jornalista. Permitir a compreensão dos conceitos funcionais do jornalismo contemporâneo, na encruzilhada da herança da sua história e dos desafios da era digital.A aprendizagem permitirá ao aluno a obtenção das seguintes qualificações: Conhecimento: Compreensão dos temas essenciais da história do jornalismo. Compreensão dos movimentos evolutivos do jornalismo. Compreensão dos desafios e dos riscos do jornalismo na era digital, na vertente normativa, funcional e empresarial. Aptidões: Capacidade de raciocínio critico sobre problemas complexos ligados à história e à evolução do jornalismo. Competências: Desenvolver competências para entender os grandes desafios do jornalismo e para procurar soluções para os desafios éticos e profissionais que o jornalista enfrenta. | |||
| Conteúdos Programáticos: | |||
| Posições historiográficas sobre a génese e desenvolvimento do jornalismo, das estratégias de comunicação em sociedade e do espaço público; teorias do processo produtivo em jornalismo e da notícia; inovação e criatividade em jornalismo; novas tendências do jornalismo; automação e inteligência artificial no jornalismo; a crise do modelo de negócio tradicional do jornalismo e novas tendências do negócio jornalístico; desinformação e manipulação na era digital. | |||
| Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
| A compreensão dos grandes temas da história do jornalismo é assegurada pela análise das posições historiográficas sobre a evolução do jornalismo. A compreensão dos conceitos funcionais do jornalismo é garantida pela análise das teorias dos processos produtivos na informação. A compreensão das tendências evolutivas do jornalismo é assegurada pela análise dos processos transformadores impactados pelas plataformas digitais. | |||
| Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
| Palestras e discussões em sala de aula. Os alunos são avaliados pela qualidade das suas intervenções nas aulas e trabalhos de pesquisa (artigos). | |||
| Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
| A complexidade dos temas desta unidade curricular obriga a uma reflexão aprofundada sobre os conceitos fundamentais que os sustentam, pelo que a metodologia de discussão, livre e aberta, e assente em factos cientificamente rigorosos, se apresenta como uma ferramenta essencial para o seu domínio epistemológico. | |||
| Bibliografia: | |||
| Kovack, B., Rosentiel, T. (2007). The elements of journalism: what newspeople should know and the public should expect. New York, Three Rivers Press. Russell, S.J.; & Norvig, P. (2016). Artificial intelligence: a modern approach. Pearson Education Limited. Sousa, J.P. (2000). As notícias e os seus efeitos: as teorias do jornalismo e dos efeitos sociais dos media jornalísticos. Coimbra, Minerva Editora. Stephens, M. (2014). Beyond News: the future of journalism. New York, Columbia University Press. Whittaker, P. (2019). Tech giants, artificial intelligence, and the future of journalism. New York, Routledge. | |||