Unidade Curricular:Código:
Desenho do Projeto de Investigação, de Elaboração e de Edição da Tese1151DPIE
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoCiências da Comunicação15 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês195
Objectivos de Aprendizagem:
Competências que permitam a conceção, elaboração e edição de uma tese de doutoramento.
Autonomia no planeamento e execução de pesquisa teórica e empírica no domínio das ciências da comunicação.
Reflexão acerca das responsabilidades éticas e sociais da investigação científica.
Capacidade de formulação de um problema, identificando hipóteses e variáveis para o circunscrever.
Capacidade para analisar criticamente textos científicos avançados na área das ciências da comunicação, avaliando e sintetizando os mesmos através de resumos e recensões críticas, promovendo o pensamento crítico e abstrato.
Utilização eficaz de recursos de aprendizagem e de gestão e organização de produção científica.
Capacidade para comunicar conhecimentos e raciocínios.
Conteúdos Programáticos:
1. Etapas do processo de investigação
1.1. A escolha do tema e sua justificação
1.2. Definição dos objetivos do trabalho
1.3. Formulação do problema e elaboração das questões de investigação e hipóteses
1.4. Revisão da literatura: Estado de arte, revisão bibliográfica e descrição das problemáticas
1.5. Elementos da escrita académica: rigor, objetividade, citação e paráfrase
1.6. Identificação do estudo de caso: explicitações metodológicas e escolha dos métodos e técnicas adequados
1.7. Recolha e tratamento de dados: observação, amostras, entrevistas e questionários
1.8. Apresentação e tabulação dos dados recolhidos
1.9. Análise e discussão dos resultados
2. Questões formais de edição da tese
2.1. Formatação do trabalho: estilo gráfico e normas de estilo
2.3. Formatação da bibliografia
2.4. Software de gestão e organização de produção científica
3. Disseminação do conhecimento
3.1. Publicação e apresentação dos resultados da tese em revistas académicas ou conferências
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
De forma a garantir a conceção e elaboração de uma tese de doutoramento, o primeiro módulo abordará as etapas do processo de investigação, permitindo a autonomia no planeamento e execução de pesquisa teórica e empírica, formulando um problema e identificando hipóteses e variáveis.
Tendo como objetivo criar competências ao nível da análise crítica de textos científicos, promovendo o pensamento crítico e abstrato, serão realizados exercícios de revisão da literatura e de enunciação das problemáticas inerentes à tese.
Para assegurar uma correta aplicação dos aspetos formais de edição da tese, são abordados os elementos formais da escrita académica e os estilos em vigor no doutoramento, sendo ainda apresentados recursos de gestão e organização de produção científica.
De forma a capacitar a apresentação e comunicação do conhecimento produzido, são abordados, de um modo prático, aspetos relativos à disseminação do conhecimento.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino assenta na avaliação contínua, com participação dos discentes em apresentações de relatórios de leitura e propostas de tese, seguidas de debate.
Para isso, as aulas são de natureza teórico-prática, com apresentação pelo docente e interação com os discentes de modo a promover discussão dos temas abordados, sendo o método expositivo articulado com sessões de aplicação de conhecimentos e análise de casos práticos.
A nota final da UC corresponde à nota da prova de qualificação, para a qual os alunos terão que entregar, apresentar e defender um documento com proposta de projeto de investigação, no qual se materializam as aprendizagens da UC.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Para compreensão e aplicação das etapas do processo de investigação, a U.C. adota uma metodologia de ensino que inclui a leitura e discussão de bibliografia específica na área das ciências da comunicação, bem como debates temáticos e reflexões críticas sobre a mesma. De forma a compreender e relacionar os diferentes estilos e métodos de gestão bibliográfica, serão fornecidos e exercitados aspetos relacionados com normas de edição de uma tese e de organização de referenciação bibliográfica. Para garantir competências de análise de fontes e capacidade de as articular na escrita dos conteúdos, o projeto de investigação permitirá a correta utilização e tratamento de informação científica. A natureza do programa visa, por isso, a avaliação, por via da escrita académica e apresentação da proposta de tese, o desenvolvimentos das capacidades enunciadas nos Objetivos.
Bibliografia:
COUTINHO, C. P. (2015). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas. Almedina (bibliotecas UFP)
FORTÍN, M. (2009). O processo de investigação: da concepção à realização. Lusociência. (Bibliotecas UFP)
GRADIM, A. (2016). Anões aos ombros de gigantes: desafios contemporâneos na comunicação de ciência. Livros Horizonte. (Bibliotecas UFP)
HOOLEY, T. et al. (2012). What is Online Research? Using the Internet for Social Science Research. Bloomsbury Academic. (online)
POCINHO, M. (2012). Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico. Lidel.
PRODANOV, C. et al. (2013). Metodologia do trabalho Científico. Feevale. (online)
SCHNEIDERMAN, B. (2016). The new abcs of research: achieving breakthrough collaborations. Oxford U P. (Bibliotecas UFP)
SOUSA, J. P. (2006). Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media. ed. revista e ampliada. Edições Universidade Fernando Pessoa.
UFP. (2023). Normas de Estilo para Teses de Doutoramento. (online)
Docente (* Responsável):
Jorge Pedro Sousa (jpsousa@ufp.edu.pt)
Patrícia Weber (pweber@ufp.edu.pt)
Rui Torres (rtorres@ufp.edu.pt)