Unidade Curricular:Código:
Métodos de Investigação Científica1051MICI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoCiências da Informação (Sistemas e Tecnologias da Informação)10 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português130
Objectivos de Aprendizagem:
Desenvolver consciência da natureza do conhecimento científico
Desenvolver capacidade para formular um problema de tese
Desenvolver consciência do tipo de trabalho que a elaboração de uma tese implica – suas fases e suas exigências a nível científico e pessoal
Desenvolver consciência da centralidade do método na produção/validação de conhecimento científico
Desenvolver capacidade de identificar e analisar alternativas a um dado problema
Desenvolver capacidade para escrever uma proposta de tese bem sucedida
Desenvolver capacidade de comunicação eficaz de ideias a terceiros (quer escrito quer oralmente)
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução, pressupostos básicos do trabalho científico. Características do conhecimento científico; o que é uma tese; proposta da tese; questões fundamentais. Definição de objectivos, hipóteses, métodos.
2. Planeamento, o processo da tese, enquadramento do trabalho. A metodologia. Análise de diversos métodos apresentados.
3. Desenvolvimento da proposta, mapeamento para o documento de tese; a escrita da tese; questões de ética, plágio.
4. Apresentação de propostas de tese, discussão segundo os parâmetros definidos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Desenvolver consciência da natureza do conhecimento científico; Desenvolver capacidade para formular um problema de tese (ponto 1)
Desenvolver consciência do tipo de trabalho que a elaboração de uma tese implica – suas fases e suas exigências a nível científico e pessoal; Desenvolver consciência da centralidade do método na produção/validação de conhecimento científico (ponto 2)
Desenvolver capacidade de identificar e analisar alternativas a um dado problema; Desenvolver capacidade para escrever uma proposta de tese bem sucedida (ponto 3)
Desenvolver capacidade de comunicação eficaz de ideias a terceiros (quer escrito quer oralmente) (ponto 4)
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas de natureza teórico-prática com promoção de elevado graus de interação com os discentes de modo a promover discussão dos temas abordados, nomeadamente por referência às situações específicas de investigação dos discentes; a avaliação constitui-se pela elaboração e apresentação pública inter pares da proposta de tese.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A natureza do programa é eminentemente prática o que se coaduna com o tipo de aulas; a avaliação por via da escrita e apresentação da proposta de tese visa o desenvolvimentos das capacidades enunciadas nos Objetivos.
Bibliografia:
DAVIES, M. (2006). Practical research methods for media and cultura studies. Edinburg U P. (CECLICO 303:316.7/DAV/57868)
DELGADO, J. & Gutiérrez, J. (2007). Métodos y técnicas cualitativas de investigación en ciencias sociales. Síntesis. (BRR 001.89/FRE/87104)
FLICK, U. (2005). Métodos qualitativos na investigação científica. Monitor. (CDU 303 CDU 001.8)
GRADIM, A. (2016). Anões aos ombros de gigantes. Livros Horizonte. (BFP 001.9/GRA/95288)
HAMMERSLEY, M. (2013). What is Qualitative Research? Bloomsbury. https://www.bloomsburycollections.com/book/what-is-qualitative-research/
HOOLEY, T. (2012). What is Online Research? Bloomsbury. https://www.bloomsburycollections.com/book/what-is-online-research-using-the-internet-for-social-science-research/
SCOTT, J. (2012). What is Social Network Analysis? Bloomsbury. https://www.bloomsburycollections.com/book/what-is-social-network-analysis/
UWE, F. (2005). Métodos qualitativos na investigação científica. Monitor. (BFP 303/FLI/88974)