Unidade Curricular:Código:
Metodologias de Análise de Dados763MADA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoCiências da Informação (Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação)15 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português195
Objectivos de Aprendizagem:
O módulo de “Metodologias de análise de dados” enquadra-se dentro do conjunto de disciplinas que pretendem uma formação integral do aluno nos aspectos metodológicos teóricos e práticos da análise de dados. O objectivo desta disciplina consiste em fornecer aos alunos em fase de doutoramento ferramentas complexas de análise de dados.
Conteúdos Programáticos:
Bases de dados. Comparação de médias. Relação entre variáveis. Testes multivariados. Entrevista. Grupo focal. Análise do discurso. Observação participante.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos abordados nesta unidade curricular incidem sobre métodos de investigação qualitativa e quantitativa usados comummente nas Ciências da Informação.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teóricas expositivas; aulas de análise e interpretação de textos científicos; aulas práticas aplicação de conhecimentos à investigação, análise da metodologia usada em diversas teses de doutoramento nas Ciências da Informação e da Comunicação. A avaliação baseia-se na presença e na participação dos doutorandos nas aulas, no seu trabalho e na sua performance individuais.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A unidade curricular visa familiarizar os estudantes de doutoramento com ferramentas metodológicas quantitativas e qualitativas das quais se poderão socorrer para a elaboração das suas teses. As aulas teóricas expositivas e de análise e interpretação de textos, complementadas com aulas práticas de análise metodológica a investigações para aplicação de conhecimentos e desenvolvimento de competências de investigação permitem atingir os objetivos de aprendizagem.
Bibliografia:
HO, R. (2013). Handbook of univariate and multivariate data analysis and interpretation with SPSS. Florida: Chapman & Hall.
MAROCO, J. (2011). Análise estatística com utilização do SPSS. Lisboa: Ed. Sílabo. (A 1ª edição de 2003 encontra-se na biblioteca).
PEREIRA, A. (2006). Spss. Guia prático de utilização. Análise de dados para ciências sociais e psicologia. Lisboa: Ed. Sílabo.
PESTANA, M.H. & GAGEIRO, J.N. (2008). Análise de dados para ciências sociais. A complementaridade do Spss. Lisboa: Ed. Sílabo.
DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (2017): The SAGE Handbook of Qualitative Research. London: Sage.
GIBBS, G. (2018). Analyzing Qualitative Data. London: Sage.
SOUSA, J. P. (2006). Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media. Porto: UFP.
WIMMER, R. D. e DOMINICK, J. R. (1996). La Investigación Científica de los Medios de Comunicación. Barcelona: Bosch.