Unidade Curricular: | Código: | ||
Grandes Temáticas de Marketing e Comunicação Estratégica | 874GTMC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Doutoramento | Ciências da Informação (Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação) | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Atualizar e aprofundar os conhecimentos sobre os principais paradigmas epistemológicos e científicos que influenciam atualmente a investigação na área do Marketing e da Comunicação Estratégica; Proporcionar uma reflexão ampla sobre o papel do Marketing e na Comunicação nas organizações e avaliar o seu impacto atual nas sociedades ditas de conhecimento e da informação; Desenvolver os conhecimentos e as competências dos estudantes relativamente aos recursos e às ferramentas de pesquisa, de recuperação e de partilha e comunicação de informação científica; Desenvolver a capacidade crítica e ana | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Evolução do campo científico em Marketing e Comunicação Estratégica. Questões epistemológicas; Marketing e Comunicação 3.0; Os novos media; Marketing, Design e Inovação; Marketing, Sustentabilidade e Desenvolvimento; Grandes Tendências em Marketing e Comunicação Estratégica | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O recurso a metodologias de ensino baseadas na exposição de conhecimentos téorico-práticos e na leitura crítica e reflexiva permitirá facultar as ferramentas necessárias ao domínio dos diferentes métodos de investigação e à concretização de um projecto de tese original | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica e debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se no grau de envolvimento e cumprimento das actividades propostas e implicará a apresentação de um trabalho de pesquisa. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
O recurso a metodologias de ensino baseadas na exposição de conhecimentos téorico-práticos e na leitura crítica e reflexiva permitirá facultar as ferramentas necessárias ao domínio dos diferentes métodos de investigação e à concretização de um projecto de tese original | |||
Bibliografia: | |||
JARDIM, J. e Franco, J. (2019), Emprendipédia: Dicionário de Educação para o Empreendorismo. Lisboa: Gradiva. KAWASAKI, G. (2004), The Art of the Start: The Time-tested Battle – Hardered Guide for Anyone Starting anything, Penguin Books, USA. OSTERWALDER, A. & Pignuer, Y. (2010), Business Model Generation. USA: John Wiley & Sons. PRIESTLEY, D. (2018), Entrepreneur Revolution: How to Develop your Entrepreneurial Mindset and Start a Business that works. UK: John Wiley & Sons. |