Unidade Curricular: | Código: | ||
Grandes Temáticas de Estudos Multimediáticos | 763GTEM | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Doutoramento | Ciências da Informação (Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação) | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Capacidade de compreensão de textos teóricos avançados acerca do impacto das tecnologias multimédia na sociedade, na cultura e nas artes, criticando e contextualizando as interfaces digitais, os ambientes virtuais e as novas formas de comunicação em rede. Redação de artigos científicos originais, em contexto de investigação, que promovam uma discussão acerca das Novas Tecnologias Multimédia. Aplicação de conhecimentos e capacidade de compreensão e resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares. Integrar conhecimentos. Comunicar, de uma forma clara e sem ambiguidades, a públicos diferentes, os resultados da investigação. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Da reprodução técnica à representação numérica 2. Remediação, convergência e interatividade 3. A variabilidade digital como condição de instalibilidade textual 4. Cibertextualidades e ergodicidade textual 5. Cibercultura, imersão e literacia digital 6. Assuntos críticos em Multimédia: Preservação, visualização, avaliação | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
De forma a garantir a capacidade de compreensão de textos teóricos avançados acerca do impacto das tecnologias multimédia na sociedade, na cultura e nas artes, o programa está orientado para a identificação dos temas centrais do estado da arte em estudos de média digitais. Esta leitura e debate tem como objetivo a redação de um artigo científico original com qualidade de publicação em revistas científicas da área. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas teóricas, com exposição, pelo docente, em regime de seminário, seguidas de debate e acompanhadas por regime tutorial. A avaliação é feita pela assiduidade/participação nos debates. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A assiduidade e participação nos debates implicam a participação ativa na integração de conhecimentos e sua comunicação em contextos diferenciados. | |||
Bibliografia: | |||
LEÃO, L., org. (2005). O chip e o caleidoscópio. SENAC. (CECLICO 659.3/CHI/68197) LOOY, J. V. & BAETENS, J. (2003). Close reading new media. Leuven UP (CECLICO 82:004/CLO(16)/68276) MANOVICH, L. (2013). Software Takes Command. Bloomsbury. (https://www.bloomsburycollections.com/book/software-takes-command/) SAAD CORRÊA, E. e SILVEIRA, S. C. da, orgs. (2016). Tendências em comunicação digital. São Paulo: Univ. São Paulo. (https://doi.org/10.11606/9788572051569) SIMANOWSKI, R. (2016). Digital Humanities and Digital Media: Conversations on Politics, Culture, Aesthetics and Literacy. Open Humanities Press. (https://library.oapen.org/bitstream/handle/20.500.12657/32308/612791.pdf) TORRES, R. & BALDWIN, S., orgs. (2014). Essays from Portugal on Cyberliterature and Intermedia. West Virginia UP. (BFP 82:007/BAR/88799) TORRES, R. (2019). Pós-humano. In: Nunes, Laura M. et al., coords. Comportamento e Saúde Mental. Dicionário Enciclopédico. Lisboa: Pactor. (BFP 616.89(038)/COM/103846) |