Unidade Curricular:Código:
Grandes Temáticas de Estudos Multimediáticos1051GTEM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoCiências da Informação (Sistemas e Tecnologias da Informação)2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português26
Objectivos de Aprendizagem:
Capacidade de compreensão de textos teóricos avançados acerca do impacto das tecnologias multimédia na sociedade, na cultura e nas artes, criticando e contextualizando as interfaces digitais, os ambientes virtuais e as novas formas de comunicação em rede. Redacção de artigos científicos originais, em contexto de investigação, que promovam uma discussão acerca das Novas Tecnologias Multimédia. Aplicação de conhecimentos e capacidade de compreensão e resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares. Integrar conhecimentos. Comunicar, de uma forma clara e sem ambiguidades, a públicos diferentes, os resultados da investigação.
Conteúdos Programáticos:
1. Da reprodução técnica à representação numérica
2. Remediação, convergência e interactividade
3. A variabilidade digital como condição de instalibilidade textual
4. Cibertextualidade e ergodicidade textual
5. Cibercultura, imersão e literacia digital
6. Assuntos críticos em Multimédia: Preservação, visualização, avaliação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
De forma a garantir a capacidade de compreensão de textos teóricos avançados acerca do impacto das tecnologias multimédia na sociedade, na cultura e nas artes, o programa está orientado para a identificação dos temas centrais do estado da arte em estudos de média digitais.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teóricas, com exposição, pelo docente, em regime de seminário, seguidas de debate e acompanhadas por regime tutorial. A avaliação é feita pela assiduidade/participação nos debates.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A assiduidade e participação nos debates implicam a participação activa na integração de conhecimentos e sua comunicação em contextos diferenciados.
Bibliografia:
DRUCKER, J. (2009). SpecLab. U of Chicago P. (CECLICO 004/DRU/68273)
FUNKHOUSER, C. (2012). New directions in digital poetry. Continuum. (BFP 82-1:004.73/FUN/86547)
HAYLES, N. K. (2008). Electronic Literature. U of Notre Dame P. (CECLICO 82:004/HAY/68272)
LEÃO, L., org. (2005). O chip e o caleidoscópio. SENAC. (CECLICO 659.3/CHI/68197)
LOOY, J. V. & BAETENS, J. (2003). Close reading new media. Leuven U P (CECLICO 82:004/CLO(16)/68276)
MANOVICH, L. (2013). Software Takes Command. Bloomsbury Academic. (https://www.bloomsburycollections.com/book/software-takes-command/)
SHILLINGSBURG, P. L. (2007). From Gutenberg to Google. Cambridge U P. (CECLICO 659.3:004/SHI/74058)
TORRES, R. & BALDWIN, S., orgs. (2014). PO.EX: Essays from Portugal on Cyberliterature and Intermedia. West Virginia UP. (BFP 82:007/BAR/88799)