Unidade Curricular:Código:
Grandes Temáticas das Ciências da Informação e da Documentação764GTCI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoCiências da Informação (Jornalismo e Estudos Mediáticos)15 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português195
Objectivos de Aprendizagem:
Os objetivos principais do seminário são:
- Conhecer, de forma sistemática e evolutiva, as etapas de transição da dimensão documentalista tradicional da disciplina para a emergência da Ciência da Informação e respetivas correntes;
- Compreender e discutir as questões fundamentais da viragem histórica e epistemológica da Ciência da Informação como um ramo do conhecimento autónomo;
- Tomar conhecimento dos problemas e temas de investigação atuais em CI;
- Fomentar a delimitação de objetos de estudo, conceber o projeto de investigação e a planificação das atividades de investigação.
Conteúdos Programáticos:
1. Epistemologia da Ciência da Informação
2. Transdisciplinaridade e interdisciplinaridade da CI
3. Os temas da Ciência da Informação
4. Tendências da pesquisa e produção científica atuais
5. A dimensão científica, profissional e as novas competências
6. Metodologia da investigação em CI.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Neste seminário serão abordados os principais temas, problemas e metodologias de investigação da CI, na perspetiva de facultar aos alunos uma compreensão do atual panorama de desenvolvimento da disciplina. Cada ponto do programa contará com o lançamento de questões, examinando criticamente as possibilidades de resposta. O debate de ideias será suscitado na perspectiva de envolver os doutorandos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teóricas apelando à participação reflexiva dos estudantes.
Elementos de avaliação:
Participação no Seminário.
Apresentação de Ensaio Escrito.
Qualidade do Ensaio Apresentado.
Discussão do Ensaio Apresentado.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Sendo uma unidade curricular de natureza fundamentalmente teórica, as aulas são expositivas, complementadas com a investigação realizada por cada aluno e materializada nas reflexões e análises produzidas em sala de aula e na realização e na apresentação do trabalho de pesquisa.
Bibliografia:
Bawden, D. (2014), "Research trends in information science", Journal of Documentation, Vol. 70 No. 3.
Connaway, L. S. & Radford, M. L. (2016). Research Methods in Library and Information Science (Library and Information Science Text). Libraries Unlimited.
Dora, M. & Kumar, H. A. (2019). National and international trends in library and information science research: A comparative review of the literature, IFLA Journal, Volume: 46 issue: 3: 234-249.
Jourdey, D. N. (2017). The Organization of Information (Library and Information Science). London: Libraries Unlimited
Pinheiro, L. V. R. (2018). Mutações na ciência da informação e reflexos nas mandalas interdisciplinares. Informação e Sociedade: Estudos, v. 28, n. 3, p. 115-134.
Silva, J. C. e Gomes, H. F. (2015). Conceitos de informação na Ciência da Informação: perceções analíticas,... Informação e Sociedade: Estudos, v. 25, n.1, p. 145-157.
Silva. C. G. (2019). Investigação em Ciência da Informação. Lisboa: Edições Colibri.