Unidade Curricular: | Código: | ||
Desenho do Projecto de Investigação | 875DPIV | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Doutoramento | Ciências da Informação (Jornalismo e Estudos Mediáticos) | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Integrar os conhecimentos científicos e as competências da metodologia de investigação que garantam a autonomia na conceção, planeamento, execução e avaliação de projetos de pesquisa empírica no domínio das ciências da comunicação e informação. Pretende-se que os candidatos demonstrem capacidade de compreensão sistemática do domínio das Ciências da Informação, mais especificamente no ramo de Estudos Mediáticos. Deverão igualmente dominar as competências e métodos de investigação requeridos neste ciclo de estudos para a área científica em questão. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Problemas teórico-metodológicos da investigação no domínio das ciências da comunicação e da informação. 2. Estratégias de pesquisa bibliográfica e webgráfica. 3. Guião para o desenho de um projecto de investigação. 4. Principais estratégias de investigação e métodos e técnicas de recolha e tratamento de dados. 5. Apresentação dos resultados na investigação científica. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Para que o aluno integre os conhecimentos científicos e as competências da metodologia de investigação que garantam a autonomia na conceção, planeamento, execução e avaliação de projetos de pesquisa empírica no domínio das ciências da comunicação e informação, os conteúdos da U. C. abordam problemas teórico-metodológicos da investigação no domínio das ciências da comunicação e informação, estratégias de pesquisa bibliográfica e webgráfica, o guião para o desenho do projeto de investigação, principais estratégias de investigação, métodos e técnicas de recolha e tratamento de dados e a apresentação e comunicação de resultados na investigação científica. Deste modo, reforça-se a capacidade para desenhar e levar a cabo um projeto de investigação válido, significativo e original que respeite integralmente todos os padrões de integridade académica e que contribua para a divulgação dos conhecimentos científicos, através de publicações nacionais e internacionais com sistema de ‘referee’. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia utilizada será principalmente expositiva, demonstrativa e de estudos de casos, apelando à participação ativa dos estudantes. A avaliação contínua desta unidade curricular incidirá sobre o desenho do projeto de investigação elaborado por cada estudante, assim como sobre a sua capacidade de expor conceitos-base provenientes da leitura crítica da bibliografia adotada. Para os alunos que não tenham concluído a u.c. por avaliação contínua, o exame final é uma opção. Consiste num exame escrito, que vale 100% da nota final. A nota mínima de admissão à oral é de 7.5. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Para o desenvolvimento e consolidação das competências de investigação, a U.C. segue uma metodologia de ensino que inclui pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica, bem como debates temáticos e reflexões críticas sobre as mesmas, o que se coaduna com as competências e capacidades de investigação autónoma requeridas neste ciclo de estudos. | |||
Bibliografia: | |||
Campenhoudt, L. V.; Quivy, R., & Marquet, J. (2019). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva. Eco, U. (1991). Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas. Lisboa: Presença. Fortín, M. (2000). O processo de investigação: da concepção à realização. Loures: Lusociência. Adams, J. (2014) Research Methods for Business and Social Science Students. Thousand Oaks, CA: Sage. Odena, O. & Burgess, H. (2017) How doctoral students and graduates describe facilitating experiences and strategies for their thesis writing learning process: a qualitative approach. Studies in Higher Education, 42, (3), pp. 572–590.(http://dx.doi.org/10.1080/03075079.2015.1063598) Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2019). Research Methods for Business Students (8th Edition). Essex: Pearson Education. Walliman, N. (2015) Social Research Methods. Thousand Oaks, CA: Sage Yin, R. (2018). Case Study Research and Applications: Design and Methods. Sage |