Unidade Curricular:Código:
Desenho do Projecto de Investigação1051DPIV
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoCiências da Informação (Sistemas e Tecnologias da Informação)3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português39
Objectivos de Aprendizagem:
Integrar os conhecimentos científicos e as competências da metodologia de investigação que garantam a autonomia na conceção, planeamento, execução e avaliação de projetos de pesquisa empírica no domínio das ciências da comunicação e informação.
Conteúdos Programáticos:
Problemas teórico-metodológicos da investigação no domínio das ciências da comunicação e da informação. Estratégias de pesquisa bibliográfica e webgráfica. Guião para o desenho de um projecto de investigação. Principais estratégias de investigação e métodos e técnicas de recolha e tratamento de dados. Apresentação dos resultados na investigação científica.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Na Unidade I há exposição descritiva nas aulas teórico-práticas e os conteúdos são explorados ainda em orientações tutoriais para organizar conhecimentos.
Na Unidade II, marcadamente prática, há exposição teórica da gestão construtiva de conflitos, assim como treino de treino de competências práticas.
Na Unidade III há exposição teórica dos conceitos principais sobre negociação e das competências práticas nesses processos, nomeadamente na relação entre ofensor e vítima.
Na Unidade IV faz-se a exposição teórica dos conceitos principais sobre os principais processos cognitivos presentes na negociação e na mediação na relação ofensor-vítima.
Na Unidade V existe tanto exposição teórica sobre a mediação enquanto forma de resolução alternativa de conflitos como apresentação das competências práticas envolvidas no processo de mediação ofensor-vítima.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Contínua e Final
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento do estudo orientado, de modo a que os estudantes apliquem conhecimentos e demonstrem capacidade de compreensão sobre o conflito, a gestão construtiva do mesmo, a negociação e a mediação e a sua aplicação na “justiça de proximidade”. Por outro lado, procura-se que os alunos saibam selecionar as diferentes técnicas de gestão construtiva de conflitos em diferentes âmbitos, demonstrando serem capazes de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos a casos práticos. Procura-se estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais, contribuindo deste modo para desenvolver a capacidade do aluno para uma atitude crítica e autocrítica.
Bibliografia:
Gouveia, L. (2019). Notas de Apoio ao Desenho de Projeto de Investigação. Reprografia da UFP.
Schneiderman, B. (2016). The ABCs of Research, Oxford University Press.
Eco, U. (1991). Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas. Lisboa: Presença.
Fortín, M. (2009). O processo de investigação: da concepção à realização. Loures: Lusociência.
Ribeiro, G. (2918). Novo Manuel de Investigação. Contraponto.