Unidade Curricular: | Código: | ||
Instituições de Cooperação Internacional | 1082ICI | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Acção Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Dotar os alunos dos meios que lhes permitam compreeender a relação entre a estrutura institucional (OIG e ONG) das RI e a acção humanitária. Promover a construção de uma visão fundada, crítica e construtiva das OI/ONG. Potenciar perfis profissionais direcionados ao trabalho em OI/ONG. Para tal, os alunos necessitam adquirir: - Competências instrumentais (de análise e síntese; de comunicação oral e escrita; de gestão de informação, de resolução de problemas); - Competências interpessoais (de crítica e de autocrítica; de trabalho em contexto internacional; de compromisso ético) - Competências sistémicas (de aplicação de conhecimentos na prática; de investigação; de trabalho autónomo) | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Unidade Lectiva I: Organizações internacionais 1. Organizações internacionais: tipologias. 2.Organizações internacionais: história. 3.Organizações internacionais: abordagens teóricas. Unidade Lectiva II: As principais organizações internacionais: a paz, a ação humanitária e a cooperação para o desenvolvimento 4. A ONU e o sistema da ONU. 5. Agências especializadas e organizações relacionadas com a ONU. 6. Organizações regionais e regionalismo supranacional. 7. Estudos de caso. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O conhecimento e reflexão crítica sobre as OI fornecem instrumentos conceptuais e fundadores: - da prática do agente da acção humanitária; - da investigação teórica e aplicada nesta área de estudos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas teórico práticas, com proposta de leituras, de discussão crítica e de realização de pequenos trabalhos e apresentações orais em aula Avaliação: Teste escrito - 50%; (controlo teórico) Redação e apresentação oral de um paper (ensaio curto) – 40%; (aplicação de competências de investigação, redação e apresentação oral) Presença, participação e desenvolvimento do trabalho da disciplina – 10%. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia adoptada visa fornecer informação teórica aprofundada e materiais de discussão, procurando suscitar o interesse e desenvolver as competências mencionadas, no quadro aprofundado dos estudos de 2º ciclo. Os elementos de avaliação diversificados pretendem produzir, com objetividade, indicadores das aprendizagens. | |||
Bibliografia: | |||
ARMSTRONG D. et al. (eds) (2004). International Organisation in World Politics. London: Palgrave COSGROVE, S. e CURTIS, B. (2017). Understanding Global Poverty. London: Routledge DAWS, S. e WEISS, T. (eds) (2008). The Oxford Handbook on the United Nations. Oxford: OUP FIDDIAN-QASMIYEH, E. et al. (eds) (2016). The Oxford Handbook of Refugee & Forced Migration Studies. Oxford: OUP HERZ, M. e HOFFMANN, A. (2001). Organizações Internacionais. Rio de Janeiro: Elsevier HURD, I. (2013). International Organizations: Politics Law Practice. Cambridge: CUP KOOPS, J. et al. (eds) (2017). The Oxford Handbook of United Nations Peacekeeping Operations. Oxford: OUP. MAC GINTY, R. & PETERSON, J. (2019).The Routledge Companion to Humanitarian Action. London: Routledge. MOTA CAMPOS, J. (coord) (2011). Organizações Internacionais. Coimbra Ed. The Review of International Organizations (B-On) |