Unidade Curricular:Código:
Instituições de Cooperação Internacional1082ICI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoAcção Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Dotar os alunos dos meios que lhes permitam compreeender a relação entre a estrutura institucional (OIG e ONG) das RI e a acção humanitária.
Promover a construção de uma visão fundada, crítica e construtiva das OI/ONG.
Potenciar perfis profissionais direcionados ao trabalho em OI/ONG.
Para tal, os alunos necessitam adquirir:
- Competências instrumentais (de análise e síntese; de comunicação oral e escrita;
de gestão de informação, de resolução de problemas);
- Competências interpessoais (de crítica e de autocrítica; de trabalho em contexto internacional; de compromisso ético)
- Competências sistémicas (de aplicação de conhecimentos na prática; de investigação; de trabalho autónomo)
Conteúdos Programáticos:
Unidade Lectiva I: Organizações internacionais
1. Organizações internacionais: tipologias.
2.Organizações internacionais: história.
3.Organizações internacionais: abordagens teóricas.
Unidade Lectiva II: As principais organizações internacionais: a paz, a ação humanitária e a cooperação para o desenvolvimento
4. A ONU e o sistema da ONU.
5. Agências especializadas e organizações relacionadas com a ONU.
6. Organizações regionais e regionalismo supranacional.
7. Estudos de caso.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O conhecimento e reflexão crítica sobre as OI fornecem instrumentos conceptuais e fundadores:
- da prática do agente da acção humanitária;
- da investigação teórica e aplicada nesta área de estudos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teórico práticas, com proposta de leituras, de discussão crítica e de realização de pequenos trabalhos e apresentações orais em aula
Avaliação:
Teste escrito - 50%; (controlo teórico)
Redação e apresentação oral de um paper (ensaio curto) – 40%; (aplicação de competências de investigação, redação e apresentação oral)
Presença, participação e desenvolvimento do trabalho da disciplina – 10%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia adoptada visa fornecer informação teórica aprofundada e materiais de discussão, procurando suscitar o interesse e desenvolver as competências mencionadas, no quadro aprofundado dos estudos de 2º ciclo. Os elementos de avaliação diversificados pretendem produzir, com objetividade, indicadores das aprendizagens.
Bibliografia:
ARMSTRONG D. et al. (eds) (2004). International Organisation in World Politics. London: Palgrave
COSGROVE, S. e CURTIS, B. (2017). Understanding Global Poverty. London: Routledge
DAWS, S. e WEISS, T. (eds) (2008). The Oxford Handbook on the United Nations. Oxford: OUP
FIDDIAN-QASMIYEH, E. et al. (eds) (2016). The Oxford Handbook of Refugee & Forced Migration Studies. Oxford: OUP
HERZ, M. e HOFFMANN, A. (2001). Organizações Internacionais. Rio de Janeiro: Elsevier
HURD, I. (2013). International Organizations: Politics Law Practice. Cambridge: CUP
KOOPS, J. et al. (eds) (2017). The Oxford Handbook of United Nations Peacekeeping Operations. Oxford: OUP.
MAC GINTY, R. & PETERSON, J. (2019).The Routledge Companion to Humanitarian Action. London: Routledge.
MOTA CAMPOS, J. (coord) (2011). Organizações Internacionais. Coimbra Ed.
The Review of International Organizations (B-On)