Unidade Curricular:Código:
Gestão Estratégica de ONGs e de Missões789GEGS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoAcção Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
1. Trabalhar conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível que:
- Se sustentem nos conhecimentos obtidos ao nível dom 1º ciclo e os aprofundem;
- Permitam a base de desenvolvimentos, em contexto de investigação.
2. Trabalhar a aplicação dos seus conhecimentos e a capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas, em contextos multidisciplinares, relacionados com a área de estudo;
3. Capacitar para lidar com questões complexas, desenvolver soluções em situações de informação limitada, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções, ou que as condicionem.
4. Capacitar para uma comunicação das conclusões e dos conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, de forma clara e sem ambiguidades (para especialistas e não especialistas).
5. Trabalhar competências que permitam uma aprendizagem, de modo autónomo, ao longo da vida, no que se refere à gestão estratégica de ONG's e de Missões.
Conteúdos Programáticos:
UNIDADE 1. (1 ECTS)
Enquadramento contextual da Gestão Estratégica de Missões
Classificação de Desastres; O ciclo de desastre; Macro forças do ambiente; Gestão de desastres; Documentos de trabalho em desastres.
UNIDADE 2. (2 ECTS)
1. Preparação para desastres
1.1. Formar uma equipa de planeamento colaborativo; fazer o levantamento da situação; estabelecer metas e objetivos, planeamento do desenvolvimento.
1.2. Planear a implementar e manter do plano de preparação, revisão e aprovação
Ferramentas:
Gantt
PERT / CPM
Objetivos metodologia SMART
Estimação
Matrizes de decisão
2. Resposta a desastres
2.1. Linha do tempo das intervenções; coordenação avaliação e acompanhamento; negociação
2.2. Principais áreas de intervenção operações de campo
2.3. Segurança; Recursos Humanos; Tecnologia da Informação e Telecomunicações; Fornecimento e Logística Finanças e Administração
UNIDADE 3. (3 ECTS)
3.1. Gestão de organizações humanitárias - desafios
3.2. Metodologia SPIRAL
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Conhecimento e capacidade de compreensão, foca-se com a problematização da complexidade e volatilidade das condicionantes e ambiente intervenção humanitária e da necessidade da sua compreensão para conceber estratégias de desenvolvimento e a afirmação.
Aplicação de conhecimentos e compreensão, concretizar-se-á pela análise e adequação do conjunto das técnicas e ferramentas de planeamento e execução de acções humanitárias-
Realização de julgamento/tomada de decisões, revela-se na capacidade de compreensão e aplicação das problemáticas e respectivas questões e temas suscitados nos debates com profissionais da área.
Comunicação, será concretizado nos momentos pedagógicos de participação dos alunos em sala de aula e nas tutorias do trabalho individual.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
1. Aulas expositivas, para apresentação dos conteúdos teórico e técnicos.
2. Aulas participativas, com discussão de temas programáticos e resolução de problemas.
3. Aulas ativas, participação e contribuição nos debates com profissionais .
4. Trabalho autónomo: realização de um trabalho prático individual.
Avaliação
Elemento 1: teste teórico-prático relacionado com os vários temas técnicos do programa (40% da avaliação final).
Elemento 2: um exercício prático, relatório de debates com profissionais - 1000 palavras (40% da avaliação final).
Elemento 3: Participação do estudante nas sessões (20%)(integrado na nota dos elementos 1 e 2)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As apresentações teóricas-práticas a cargo do docente promovem a aquisição de conhecimento e capacidade de compreensão. As contribuições dos alunos, feitas em grupo ou individualmente, promovem a comunicação e aplicação de conhecimentos e sua compreensão. Os casos práticos, promovem a realização de julgamento/tomada de decisões e a comunicação e aplicação de conhecimentos e a sua compreensão.
Bibliografia:
COTTA FONTAINHAS, T., OLIVEIRA MELO, P., LEIRAS, A. (2016). The Role of Private Stakeholders in Disaster and Humanitarian Operations, Journal of Operations and Supply Chain Management Volume 9 Number 1, pp. 77-93.
CUNNINGHAM, A.J. (2018). International humanitarian NGOs and state relations : politics, principles and identity. New York : Routledge.
FINURAS, P. (1999). Gestão Internacional e Recursos Humanos. Lisboa: Silabo.
YAGCI SOKAT, K. et al. (2016). Capturing Real-Time Data in Disaster Response Logistics, Journal of Operations and Supply Chain Management Volume 9 Number 1, pp. 23-54.
MENDES, J. (2008). Planeamento de projectos com recursos limitados, Porto : Edições Politema.
MIGUEL, A. (2006). Avaliação de Projectos, Lisboa : FCA.
PHILIPS, J. (2004). PMP : Project Management Professional : guia de estudo, Rio de Janeiro: Elsevier.
KERZNER, H. (2006). Gestão de projetos : as melhores práticas, Porto Alegre : Bookman.