Unidade Curricular:Código:
Seminário de Projecto e de Trabalho de Campo789PPTR
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoAcção Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Compreender as questões elementares do trabalho de campo em acções de intervenção humanitária, cooperação e desenvolvimento, por forma a enfrentar desafios novos e multidisciplinares;
(ii) Adquirir conhecimentos avançados na direcção de posturas e perspectivas proactivas e críticas nas diversos areas de intervenção do trabalho de campo;
(iii) Desenvolver capacidades e ecletismo para a rápida compreensão e adequação aos cenários cultural e operacional de cada projecto.
iv) Desenvolver capacidades de comunicação a vários públicos, bem assim como desenvoltura e autonomia no processo de aprendizagem continuada.
Conteúdos Programáticos:
Instrumentos: Standards mínimos em IH
1. Cartas humanitárias
2. Standards mínimos e princípios de salvaguarda
3. Recursos de água e higiene
4. Nutrição e ajuda alimentar
5. Alojamento e planeamento de locais de abrigo
6. Cuidados médicos
7. Estudos de caso e simulações: emigração forçada e refugiados
Módulo 2. Instrumentos: Comunicação, advocacia e capacitação
1. Métodos e técnicas de comunicação em AH: ferramentas TI
2. A comunicação mediática em acção humanitária
3. Estratégias de advocacia
4. Estudos de caso: empreendedorismo social e projectos educacionais
Módulo 3. O ciclo do projecto: Enfrentando o terreno
1. O terreno de intervenção enquanto cenário de perturbação
2. O factor humano e a individualidade das culturas
3. As supremacias culturais enquanto risco ideológico permanente
4. Identificação e hierarquização de problemas
5. Selecção de dados e questões no projecto de campo
6. A estrutura de um projecto no terreno
7. Análise
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A unidade curricular tem como principal objectivo preparar o estudante para a prática profissional independente enquanto profissional da Acção Humanitária, adequando-se às novas realidades multidisciplinares, e inovando nas estratégias e soluções. A configuração abrangente do programa visa desenvolver e aprofundar conhecimentos e competências de investigação, de avaliação e de intervenção. Concretamente, esta unidade curricular contempla a realização de projeto orientado - em formato dissertação - de cariz teórico-prático. A sua concretização obriga, entre outros, a pesquisa de conhecimento num domínio do saber e o uso adequado de diferentes instrumentos recolha de dados, e de análise e interpretação de resultados, bem assim como a faculdade de produzir juízos e transmitir conclusões fundamentadas, alicerçando formas de autonomização da aprendizagem no quotidiano.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A aprendizagem baseia-se em seminários temáticos aprofundados e em debates. Toda a informação pertinente será facultada aos alunos, sob a forma de artigos, livros e documentários. As aulas levantarão questões nucleares, promovendo a pesquisa individual e autonomizada de cada tópico por parte dos alunos.
A avaliação será ponderada a partir da assiduidade e participação dos alunos nas aulas de contacto, por leituras críticas com comentário em discussão de grupo, junto com a produção de um ensaio individual, com cerca de 1500 palavras e sobre temáticas do programa, complementado pela apresentação oral e defesa do mesmo. A nota final será a ponderação deste trabalho, valendo o trabalho individual 50%, as leituras críticas 30% e a participação em aula 20%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Os três objectivos pedagógicos principais são: a compreensão dos temas dominantes do trabalho de campo em cooperação humanitária e desenvolvimento; a aquisição de conhecimentos avançados na direcção de posturas e perspectivas proactivas e críticas nas diversos areas de intervenção do trabalho de campo; e o desenvolvimento de capacidades e ecletismo para a rápida compreensão e adequação aos cenários cultural e operacional de cada projecto. Estes objectivos serao conseguidos, respectivamente, através de aulas, seminários especializados, e participação em debates. Os alunos demonstrarão a sua compreensão das bibliografias fundamentais, e desenvolverão capacidade de análise dos tópicos dominantes do trabalho de campo; capacidades de transmitir informações, ideias, problemas e soluções; e, não menos importante, a capacidade de auto-aprendizagem e desenvolvimento de iniciativas autonomas.
Bibliografia:
—Fleck, Dieter (2013) The Handbook of International Humanitarian Law. Oxford, Oxford University Press (3ª ed.)
—Paula, Abdon de; Leiras, Adriana; Lukosevicius, Alessandro (2017) Organizational Structure for Disaster Management Projects. Witt Press, WIT Transactions on The Built Environment, Vol 173, 33-42.
—Pattenden, Oliver (2018) Taking Care of the Future. Moral Education and British Humanitarianism in South Africa. Basingstoke, Palgrave MacMillan
—United Nations Development Programme (2015) Support to flood recovery and risk mitigation in Bosnia and Herzegovina. Typescript.
—Weiss, Thomas G. (2013) The Humanitarian Business. Oxford, Polity Press
—Steers, Richard M.; Nardon, Luciara; Sanchez-Runde, Carlos J. (2016) Management Across Cultures, Developing Global Competencies. Cambridge , CUP.
—World Health Organization [WHO](2014). Technical Guidelines in Emergencies. Available at: http://www.who.int/hac/techguidance/en/