Unidade Curricular: | Código: | ||
Políticas de Cooperação Internacional | 1143PCIN | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Acção Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
(i) Integrar conceitos, teorias e conhecimentos na área da ajuda ao desenvolvimento; (ii) Desenvolver competências de interação que permitam aos alunos participar em sala de aula nos debates sobre fenómenos político-económicos contemporâneos; (iii) Selecionar métodos de gestão de informação capazes de orientar os alunos em leituras selecionadas sobre cooperação internacional; (iv) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita; (v) Desenvolver competências de análise crítica e síntese sobre ajuda ao desenvolvimento. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Capítulo I – Os países desenvolvidos como agentes ativos de cooperação internacional: 1. Fundamentos teóricos da ajuda ao desenvolvimento. 2. Política de cooperação internacional da União Europeia. 3. Política de cooperação internacional dos Estados Unidos. 4. Política de cooperação internacional do Japão. 5. A ajuda ao desenvolvimento dos países emergentes. Capítulo II – As organizações internacionais como agentes ativos de cooperação internacional: 1. Fundo Monetário Internacional. 2. Organização Mundial de Comércio. 3. Agências especializadas da Organização das Nações Unidas. 4. Bancos regionais de desenvolvimento. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Capítulo I – Com a apresentação das políticas de cooperação internacional dos principais países desenvolvidos pretende-se motivar os alunos para o conhecimento da posição adotada por estes agentes ativos da cooperação internacional, bem como promover a leitura crítica fundamentada sobre temas relacionados com a área. Capítulo II – Com a apresentação das políticas de cooperação internacional das organizações internacionais pretende-se motivar os alunos para o conhecimento da do diferente enquadramento das organizações internacionais enquanto agentes ativos da ajuda ao desenvolvimento. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino inclui exposição teórica, pesquisa, leitura e debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação é contínua, baseando-se na realização de um trabalho escrito (50%), respetiva apresentação oral e discussão em sala de aula (40%). A participação em sala de aula conta 10% para a avaliação final. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Exposição teórica de conteúdos; debates em grupo; integrar conceitos, teorias e conhecimentos da área científica; desenvolver competências de interação em sala de aula; capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos; selecionar métodos de gestão de informação. | |||
Bibliografia: | |||
Asplund, A., and Soderberg, M. (eds.) (2018). Japanese Development Cooperation: The Making of an Aid Architecture Pivoting to Asia. London: Routledge. Butterfield, S. L. (2004). U.S. Development Aid – As Historic First: Achievements and Failures in the Twentieth Century. Westport: Praeger. Holland, M. and Doidge, M. (2012), The Development Policy of the European Union, Basingstoke: Palgrave Macmillan. Jakupec, V., and Kelly, M. (2019). Foreign Aid in the Age of Populism: Political Economy Analysis from Washington to Beijing. London: Routledge. Kingsbury, D., et al. (2016). International Development: Issues and Challenges. 3ed., London: Red Globe Press. Paz Ferreira, E. (2004), Valores e Interesses: Desenvolvimento Económico e Política Comunitária da Cooperação, Coimbra: Almedina. Pignatelli, M. (Coord.) (2016), Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Lisboa: Colibri. Wickstead, M. A. (2015). Aid and Development: A Brief Introduction. Oxford: Oxford University Press. |