Unidade Curricular: | Código: | ||
Organizações Internacionais: Segurança, Ação Humanitária e Desenvolvimento | 1143OISA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Acção Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Dotar os alunos dos meios que lhes permitam compreeender a relação entre a estrutura institucional (OIG e ONG) das RI e a ação humanitária, a um nível de complexidade que supera a informação obtida no 1º ciclo - Promover a construção de uma visão fundada, crítica e construtiva das OI/ONG. - Potenciar perfis profissionais direcionados ao trabalho em OI/ONG. - Desenvolver competências de investigação académica e aplicada. Para tal, os alunos necessitam adquirir: - Competências instrumentais (de análise e síntese; de comunicação oral e escrita; de gestão de informação, de resolução de problemas); - Competências interpessoais (de crítica e de autocrítica; de trabalho em contexto internacional; de compromisso ético) - Competências sistémicas (de aplicação de conhecimentos na prática; de investigação; de trabalho autónomo) | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Unidade Letiva I: Organizações internacionais 1. Organizações internacionais e governação global 2. Organizações internacionais: origens; tipologias 3. Organizações internacionais: abordagens teóricas Unidade Letiva II: As principais organizações internacionais: segurança, ação humanitária e cooperação para o desenvolvimento 4. A ONU e o sistema da ONU 4.1. Missão e organigrama 4.2. Evolução e reforma da ONU 4.3. A agenda política da ONU: missões 5. Agências especializadas e organizações relacionadas com a ONU 6. Organizações regionais e regionalismo supranacional 7. Estudos de caso | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O conhecimento e reflexão crítica sobre as OI fornecem instrumentos conceptuais e fundadores: - da prática do agente da ação humanitária; - da investigação teórica e aplicada nesta área de estudos. Os estudos de caso: - potenciam a análise aplicada a situações concretas; - estimulam o exercícios de resolução de problemas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas teóricas. Aulas teórico práticas, com proposta de leituras e exercícios. Realização de apresentações orais e debates. Exercícios de avaliação formativa. Avaliação - Teste escrito – 50%; - Redação e apresentação oral de um paper (ensaio curto)/ estudo de caso – 40% - Participação e desenvolvimento do trabalho da disciplina – 10% | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia adotada visa fornecer informação teórica aprofundada e materiais de discussão, procurando suscitar o interesse e desenvolver as competências mencionadas, no quadro aprofundado dos estudos de 2º ciclo. A reflexão sobre políticas e sobre estudos de caso e a produção de materiais escritos e de intervenções orais e discussões, visam potenciar uma ação profissional qualificada, no quadro humanitário e da cooperação internacional. A pesquisa autónoma visa familiarizar os estudantes com o trabalho de investigação. Os elementos de avaliação diversificados pretendem produzir, com objetividade, indicadores das aprendizagens. | |||
Bibliografia: | |||
1 Bandeira, F. et al. (orgs.) (2020). Leituras em Ação Humanitária e Cooperação para o Desenvolvimento. Porto: Ed. UFP1 2 Campos, J.M. (coord.) (2019). Organizações internacionais. Coimbra: Almedina 3 Cosgrove, S. & Curtis, B. (2018) Understanding Global Poverty. London: Routledge 4 Hough, P. et al. (2021) International Security Studies. Theory and Practice. 2nd ed. London: Routledge 4 Hurd, I. (2020) International Organizations: Politics, Law, Practice. 4th ed. Cambridge: CUP 6 Mac Ginty, R. & Peterson, J. (2019) The Routledge Companion to Humanitarian Action. London: Routledge 7 Weiss, T. Wilkinson, R. (eds.) (2018) International Organization and Global Governance. 2nd ed. London: Routledge 8 Weiss, T. & Daws, S. (eds.) (2008). The Oxford Handbook on the United Nations. Oxford: OUP |