Unidade Curricular:Código:
Organizações Internacionais: Segurança, Ação Humanitária e Desenvolvimento1143OISA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoAcção Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
- Dotar os alunos dos meios que lhes permitam compreeender a relação entre a estrutura institucional (OIG e ONG) das RI e a ação humanitária, a um nível de complexidade que supera a informação obtida no 1º ciclo
- Promover a construção de uma visão fundada, crítica e construtiva das OI/ONG.
- Potenciar perfis profissionais direcionados ao trabalho em OI/ONG.
- Desenvolver competências de investigação académica e aplicada.
Para tal, os alunos necessitam adquirir:
- Competências instrumentais (de análise e síntese; de comunicação oral e escrita; de gestão de informação, de resolução de problemas);
- Competências interpessoais (de crítica e de autocrítica; de trabalho em contexto internacional; de compromisso ético)
- Competências sistémicas (de aplicação de conhecimentos na prática; de investigação; de trabalho autónomo)
Conteúdos Programáticos:
Unidade Letiva I: Organizações internacionais
1. Organizações internacionais e governação global
2. Organizações internacionais: origens; tipologias
3. Organizações internacionais: abordagens teóricas
Unidade Letiva II: As principais organizações internacionais: segurança, ação humanitária e cooperação para o desenvolvimento
4. A ONU e o sistema da ONU
4.1. Missão e organigrama
4.2. Evolução e reforma da ONU
4.3. A agenda política da ONU: missões
5. Agências especializadas e organizações relacionadas com a ONU
6. Organizações regionais e regionalismo supranacional
7. Estudos de caso
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O conhecimento e reflexão crítica sobre as OI fornecem instrumentos conceptuais e fundadores:
- da prática do agente da ação humanitária;
- da investigação teórica e aplicada nesta área de estudos.
Os estudos de caso:
- potenciam a análise aplicada a situações concretas;
- estimulam o exercícios de resolução de problemas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teóricas.
Aulas teórico práticas, com proposta de leituras e exercícios.
Realização de apresentações orais e debates.
Exercícios de avaliação formativa.
Avaliação
- Teste escrito – 50%;
- Redação e apresentação oral de um paper (ensaio curto)/ estudo de caso – 40%
- Participação e desenvolvimento do trabalho da disciplina – 10%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia adotada visa fornecer informação teórica aprofundada e materiais de discussão, procurando suscitar o interesse e desenvolver as competências mencionadas, no quadro aprofundado dos estudos de 2º ciclo. A reflexão sobre políticas e sobre estudos de caso e a produção de materiais escritos e de intervenções orais e discussões, visam potenciar uma ação profissional qualificada, no quadro humanitário e da cooperação internacional. A pesquisa autónoma visa familiarizar os estudantes com o trabalho de investigação. Os elementos de avaliação diversificados pretendem produzir, com objetividade, indicadores das aprendizagens.
Bibliografia:
1 Bandeira, F. et al. (orgs.) (2020). Leituras em Ação Humanitária e Cooperação para o Desenvolvimento. Porto: Ed. UFP1
2 Campos, J.M. (coord.) (2019). Organizações internacionais. Coimbra: Almedina
3 Cosgrove, S. & Curtis, B. (2018) Understanding Global Poverty. London: Routledge
4 Hough, P. et al. (2021) International Security Studies. Theory and Practice. 2nd ed. London: Routledge
4 Hurd, I. (2020) International Organizations: Politics, Law, Practice. 4th ed. Cambridge: CUP
6 Mac Ginty, R. & Peterson, J. (2019) The Routledge Companion to Humanitarian Action. London: Routledge
7 Weiss, T. Wilkinson, R. (eds.) (2018) International Organization and Global Governance. 2nd ed. London: Routledge
8 Weiss, T. & Daws, S. (eds.) (2008). The Oxford Handbook on the United Nations. Oxford: OUP