Unidade Curricular: | Código: | ||
Metodologia do Trabalho Científico | 1143MTC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Acção Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1. Integrar métodos, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos na área da metodologia da investigação; 2. Integrar os conhecimentos teóricos, as diferentes técnicas usadas em investigação de forma aplicável a situações concretas; 3. Seleccionar métodos e técnicas apropriadas. 4. Recolher e organização informação, seleccionar bibliografia relevante e ler de modo crítico e compreensivo; 5. Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita; 6. Desenvolver uma atitude crítica e autocrítica bem como adoptar valores éticos e deontológicos. A UC visa assim promover a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem ou condicionem essas soluções e esses juízos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
I - Introdução à metodologia da investigação. 1. Questões introdutórias. 1.1. Conhecimento e conhecimento científico;1.2. Elementos constitutivos de uma tese; 2. Fase conceptual: do planeamento de uma investigação. 2.1. Escolher e formular um problema de investigação: o processo e os dierentes tipos de aprendizagem 2.2. Delimitar o objectivo da investigação, as questões e hipóteses. II - Fase metodológica. 1. O desenho da investigação. 1.1. Tipo de investigação - quantitative ou qualitativa. 1.2. questões éticas. 2. Os métodos de amostragem. 3. Métodos de recolha de dados. 3.1. Adequação dos métodos de recolha de dados às questões de investigação; 3.2. Os métodos qualitativos e quantitativos. III - Fase empírica. 1. Análise dos dados. 2. Apresentação dos resultados. 3. Comunicação dos resultados. 3.1. Relatório de investigação e sua difusão. 4. Práticas de investigação. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
UL1 - visa atingir: Integrar conceitos, modelos, teorias e conhecimentos inerentes à investigação; Integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma actuação técnica e ética; UL2 - visa atingir: integrar conceitos e conhecimentos acerca das diferentes metodologias; seleccionar e aplicar métodos e técnicas de investigação apropriados; UL3 - visa atingir: Promover a capacidade de recolha e organização da informação; Fomentar uma leitura crítica e compreensiva; Revelar capacidade de comunicação oral e escrita. Os discentes devem assim desenvolver: capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente na sua área de estudo, que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizem e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes; desenvolver competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas de caráter teórico intercaladas com aulas de caracter eminentemente prático; Avaliação através de dois trabalhos práticos curtos (10% + 10%) Elaboração de uma proposta de projecto de pesquisa (80%). Procura-se assim que os discentes demonstrem a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem ou condicionem essas soluções e esses juízos. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
UL1- Exposição teórica de conteúdos caracterizadores das metodologias e paradigmas de investigação; Debate individual e em grupo de conceitos teóricos; Exercícios práticos com o objectivo de integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma actuação técnica e ética. UL2 - Exposição teórica de conteúdos para caracterização dos diferentes métodos de investigação; Exercícios práticos com o objectivo de integrar os conhecimentos teóricos e as diferentes técnicas usadas em investigação de forma aplicável a situação concretas. UL 3 - Exposição teórica de conteúdos necessários à realização da fase empírica de uma investigação; Apresentação oral de relatório investigação com o objetivo de integrar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos e de revelar capacidade de comunicação oral e escrita numa investigação; Mostrar autonomia e conduta responsável em investigação.A metodologia de ensino visa assim que os alunos saibam aplicar os conhecimentos e ter a capacidade de compreensão e resolução de problemas, mesmo em situações novas e não familiares, e em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo. | |||
Bibliografia: | |||
1- Quivy, R., & Campenhoudt, L. V. (2008). Metodologias de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva. BFP 303.8/QUI/66301 2 -Fortín, M. (2003). O processo de investigação: da concepção à realização. Loures: Lusociencia.BRR 001.89/FOR/52278 3 - Hughes, K et al (2020) Introduction: making the case for qualitative interviews , In International Journal of Social Research Methodology. Vol. 23 Issue 5, p541-545. (B-On, DOI:10.1080/13645579.2020.1766756) 4 -Kumar, Ranjit (2005) Research Methodology : a step-by-step guide for beginners. London : Sage BFP 303/KUM/48330 5 -Flick, U. (2015). Introducing Research Methodology: A Beginner's Guide to Doing a Research Project . London: Sage publications. 6 -Hoddy, E T. (2019), Critical Realism in Empirical Research: Employing Techniques from Grounded Theory Methodology, In International Journal of Social Research Methodology, v22 n1 p111-124 (B-On:DOI:10.1080/13645579.2018.1503400 ) |