Unidade Curricular:Código:
Instituições de Cooperação Internacional789ICI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoAcção Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Dotar os alunos dos meios que lhes permitam compreeender a relação entre a estrutura institucional (OIG e ONG) das RI e a acção humanitária.
Promover a construção de uma visão fundada, crítica e construtiva das OI.
Competências Instrumentais
De análise e síntese
De aquisição de conhecimentos específicos da área científica
De comunicação oral e escrita
De gestão de informação (capacidade para procurar e analisar informação de várias fontes)
De resolução de problemas
Competências Interpessoais
De crítica e de autocrítica
De trabalho em contexto internacional
De compromisso ético
Competências Sistémicas
De aplicação de conhecimentos na prática
De investigação
De adaptação a novas situações
De geração de novas ideias (criatividade)
De trabalho autónomo
Conteúdos Programáticos:
Unidade Lectiva I: Organizações internacionais
1. Organizações internacionais: tipologias.
2.Organizações internacionais: história.
3.Organizações internacionais: abordagens teóricas.
Unidade Lectiva II: As principais organizações internacionais: abordagem monográfica
4. A ONU e o sistema da ONU.
5. Agências especializadas e organizações relacionadas com a ONU.
6. Organizações regionais e regionalismo supranacional.
7. Estudos de caso.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O conhecimento e reflexão crítica sobre as OI fornecem instrumentos conceptuais e fundadores da prática do agente da acção humanitária.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teórico práticas.
Avaliação:
Teste escrito - 50%;
Redacção e apresentação oral de um paper (ensaio curto) – 20% + 20%;
Presença, participação e desenvolvimento do trabalho da disciplina – 10%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia adoptada visa despertar o interesse e ajudar a consolidar os conhecimentos dos alunos. Os elementos de avaliação diversificados pretendem produzir, com objectividade, indicadores das aprendizagens.
Bibliografia:
Armstrong D. et al (eds.) (2004). International Organisation in World Politics. London: Palgrave.
Barnett, M. e Finnemore, M. (2004). Rules for the World: International Organizations in Global Politics. Ithaca: Cornell University Press.
Daws, S. e Weiss, T. (eds.) The Oxford Handbook on the United Nations. Oxford: O.U.P.
Groom, A.J. e Taylor, P. (1994). Frameworks for international co-operation. London: Pinter Publishers.
Herz, M. e Hoffmann, A. (2001). Organizações Internacionais: história e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier.
Hurd, I. (2013). International Organizations: Politics, Law, Practice. Cambridge: Cambridge University Press.
Karns, M. e Mingst, K. (2009). International Organizations: The Politics and Processes of Global Governance. Boulder, CO: Lynne Rienner Publishers.
Mota Campos, J. (coord.) (2011). Organizações Internacionais. 4ª ed. Coimbra: Coimbra Editora.
The Review of International Organizations. http://www.springer.com/social+sciences/journal/11558
Docente (* Responsável):
Claudia Ramos (cramos@ufp.edu.pt)