Unidade Curricular: | Código: | ||
Gestão Estratégica de ONGs e de Missões | 789GEGS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Acção Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1. Trabalhar conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível que: - Se sustentem nos conhecimentos obtidos ao nível dom 1º ciclo e os aprofundem; - Permitam a base de desenvolvimentos, em contexto de investigação. 2. Trabalhar a aplicação dos seus conhecimentos e a capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas, em contextos multidisciplinares, relacionados com a área de estudo; 3. Capacitar para lidar com questões complexas, desenvolver soluções em situações de informação limitada, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções, ou que as condicionem. 4. Capacitar para uma comunicação das conclusões e dos conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, de forma clara e sem ambiguidades (para especialistas e não especialistas). 5. Trabalhar competências que permitam uma aprendizagem, de modo autónomo, ao longo da vida, no que se refere à gestão estratégica de ONG's e de Missões. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
UNIDADE 1. (1 ECTS) Enquadramento contextual da Gestão Estratégica de Missões Classificação de Desastres; O ciclo de desastre; Macro forças do ambiente; Gestão de desastres; Documentos de trabalho em desastres. UNIDADE 2. (2 ECTS) 1. Preparação para desastres 1.1. Formar uma equipa de planeamento colaborativo; fazer o levantamento da situação; estabelecer metas e objetivos, planeamento do desenvolvimento. 1.2. Planear a implementar e manter do plano de preparação, revisão e aprovação Ferramentas: Gantt PERT / CPM Objetivos metodologia SMART Estimação Matrizes de decisão 2. Resposta a desastres 2.1. Linha do tempo das intervenções; coordenação avaliação e acompanhamento; negociação 2.2. Principais áreas de intervenção operações de campo 2.3. Segurança; Recursos Humanos; Tecnologia da Informação e Telecomunicações; Fornecimento e Logística Finanças e Administração UNIDADE 3. (3 ECTS) 3.1. Gestão de organizações humanitárias - desafios 3.2. Metodologia SPIRAL | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Conhecimento e capacidade de compreensão, foca-se com a problematização da complexidade e volatilidade das condicionantes e ambiente intervenção humanitária e da necessidade da sua compreensão para conceber estratégias de desenvolvimento e a afirmação. Aplicação de conhecimentos e compreensão, concretizar-se-á pela análise e adequação do conjunto das técnicas e ferramentas de planeamento e execução de acções humanitárias- Realização de julgamento/tomada de decisões, revela-se na capacidade de compreensão e aplicação das problemáticas e respectivas questões e temas suscitados nos debates com profissionais da área. Comunicação, será concretizado nos momentos pedagógicos de participação dos alunos em sala de aula e nas tutorias do trabalho individual. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
1. Aulas expositivas, para apresentação dos conteúdos teórico e técnicos. 2. Aulas participativas, com discussão de temas programáticos e resolução de problemas. 3. Aulas ativas, participação e contribuição nos debates com profissionais . 4. Trabalho autónomo: realização de um trabalho prático individual. Avaliação Elemento 1: teste teórico-prático relacionado com os vários temas técnicos do programa (40% da avaliação final). Elemento 2: um exercício prático, relatório de debates com profissionais - 1000 palavras (40% da avaliação final). Elemento 3: Participação do estudante nas sessões (20%)(integrado na nota dos elementos 1 e 2) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As apresentações teóricas-práticas a cargo do docente promovem a aquisição de conhecimento e capacidade de compreensão. As contribuições dos alunos, feitas em grupo ou individualmente, promovem a comunicação e aplicação de conhecimentos e sua compreensão. Os casos práticos, promovem a realização de julgamento/tomada de decisões e a comunicação e aplicação de conhecimentos e a sua compreensão. | |||
Bibliografia: | |||
COTTA FONTAINHAS, T., OLIVEIRA MELO, P., LEIRAS, A. (2016). The Role of Private Stakeholders in Disaster and Humanitarian Operations, Journal of Operations and Supply Chain Management Volume 9 Number 1, pp. 77-93. CUNNINGHAM, A.J. (2018). International humanitarian NGOs and state relations : politics, principles and identity. New York : Routledge. FINURAS, P. (1999). Gestão Internacional e Recursos Humanos. Lisboa: Silabo. YAGCI SOKAT, K. et al. (2016). Capturing Real-Time Data in Disaster Response Logistics, Journal of Operations and Supply Chain Management Volume 9 Number 1, pp. 23-54. MENDES, J. (2008). Planeamento de projectos com recursos limitados, Porto : Edições Politema. MIGUEL, A. (2006). Avaliação de Projectos, Lisboa : FCA. PHILIPS, J. (2004). PMP : Project Management Professional : guia de estudo, Rio de Janeiro: Elsevier. KERZNER, H. (2006). Gestão de projetos : as melhores práticas, Porto Alegre : Bookman. |