Unidade Curricular: | Código: | ||
Gestão Estratégica de ONGs e de Missões | 1143GEGS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Acção Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
No final desta Unidade Curricular os alunos devem ser capazes de: Identificar um desastre e a sua natureza. Criar um plano de contenção de desastres. Identificar as equipas, actores e funções associadas ao plano de contenção de desastres. Identificar e descrever os documentos e áeras de planeamento de contenção de desastres. Dominar os processos relacionados com: planear, implementar, manter, rever e aprovar o plano de de contenção de desastres. Conceptualizar uma Missão (resposta a desastre). Lidar com as principais áreas de intervenção em missões. Conhecer e aplicar os métodos e as técnicas de planeamento e execução de projectos (Gantt, PERT, Objectivos SMART, Estimação). Compreender, problematizar e operacionalizar, a gestão de organizações humanitárias. Problematizar co-diagnósticos para a intervenção. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Módulo 1. Enquadramento geral 1.1. Enquadramento contextual da Gestão Estratégica de Missões 1.2. O ciclo de projeto 1.3. Macro forças do ambiente 1.4. Gestão de desastres: Documentos de trabalho Módulo 2. Preparação 2.1. Preparação para missões: Formar uma equipa de planeamento colaborativo 2.2. Levantamento da situação; estabelecimento de objetivos e planeamento do desenvolvimento 2.3. Planear, implementar, manter, rever e aprovar o plano de preparação 2.4. Linha do tempo das intervenções; coordenação, avaliação e acompanhamento Módulo 3. ONG: Ferramentas e Gestão 3.1. Gantt, PERT / CPM, metodologia SMART, Matrizes de decisão 3.2. Principais áreas de intervenção nas operações de campo; Segurança; RH; ICT; Logística Finanças e Administração 3.3 Gestão estratégica de ONG 3.4. Metodologia SPIRAL | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Conhecimento e capacidade de compreensão, foca-se com a problematização da complexidade e volatilidade das condicionantes e ambiente intervenção humanitária e da necessidade do seu entendeimento transdisciplinar para conceber estratégias de desenvolvimento e a afirmação. Aplicação de conhecimentos e compreensão, concretizar-se-á pela análise e adequação do conjunto das técnicas e ferramentas de planeamento e execução de acções humanitárias- Realização de julgamento/tomada de decisões, revela-se na capacidade de compreensão e aplicação das problemáticas e respectivas questões e temas suscitados nos debates com profissionais da área. Comunicação, será concretizado nos momentos pedagógicos de participação dos alunos em sala de aula e nas tutorias do trabalho individual. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Fornecimento de guião (Manual de Docência) para a Unidade Curricular, elaborado pela docente: estabelece o guião geral da UC. [EaD] De acordo com o modelo U/M/T aulas gravadas (15minutos), por tópico: fornecem orientação de conjunto e conteúdos teóricos. [Presencial] Por tópico será feito um enquadramento que visa a orientação de conjunto e conteúdos teóricos. Sessões síncronas: permitirão atividades de interação professor-aluno e aluno-aluno, sobre conteúdos teóricos e atividades práticas (ex. apresentações orais). Trabalho assíncrono: tarefas desafiantes, baseadas nas propostas da docente: neste módulo serão propostos: Preparação de um business plan para uma ONG. Pesquisa de informação documentada, que possibilite a discussão e implicação práticas dos casos e modelos teóricos do syllabus. Avaliação formativa Resolução de exercícios de consolidação de conhecimentos da componente técnica da disciplina Avaliação Contínua 10% Portfólio: 20%; Exame: 35%; Business Plan: 35% | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia adoptada é função dos três pilares estruturantes do programa, nomeadamente: domínio de técnicas e ferramentas de projeto, planeamento e intervenção humanitária com base nos procedimentos documentados em guidelies de organizações internacionais e abordagens na área da gestão estratégica de ONGs As aulas gravadas, visam prover o aluno de informação de referência para os tópicos versados e orientá-lo no autoaprendizagem sobre os assuntos mais relevantes As resolução de exercícios de aplicação de conhecimento em aulas síncronas e assíncronas visam dotar os alunos da capacidade de compreensão e resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares. A pesquisa individual Business Plan e casos práticos, com a respetiva discussão em aulas colectivas ou tutoriais, tem com o propósito fomentar a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou avaliar situações de e fomentar reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem ou condicionem essas soluções e esses juízos A apresentação oral sobre um Caso Metodologia SPIRAL, além de focar as competências nela visada, promove as aptidões para comunicar conclusões – e os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes – quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades. | |||
Bibliografia: | |||
Developing and Maintaining Emergency Operations Plans (2021), Federal Emergency Management Agency. Ernst & Young (2020). Internal Control Toolkit for Small Non-Governmental Organizations. Hong Kong, The Hong Kong Council of Social Service. https://China assets.ey.com/content/dam/ey-sites/ey-com/en_cn/article/reports/ey-internal-control-toolkit-for-small-ngos-en.pdf SPIRAL Societal Progress Indicators for the Responsibility of All. https://wikispiral.org/tiki-index.php?page=Rede%20TOGETHER&no_bl=y UNICEF (2005) EMERGENCY FIELD HANDBOOK - A GUIDE FOR UNICEF STAFF. |