Unidade Curricular:Código:
Fundamentos da Ação Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento789FAHC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoAcção Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento8 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês104
Objectivos de Aprendizagem:
Conhecimentos dos aspectos fundamentais da ação humanitária numa perspectiva dialógica;
Conhecimentos avançados sobre os aspetos geopolíticos, jurídicos e económicos da acção humanitária, cooperação internacional e ajuda ao desenvolvimento (em especial seu princípios e seu impacto).
Conteúdos Programáticos:
Unidade 1. Evolução da Ação Humanitária (4 ECTS)
1.1. Evolução
1.2. Debate
Unidade 2. Principios da Ação Humanitária (4 ECTS)
2.1. Principios
2.2. Limites
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
1. Aulas Teórico-Práticas:
1.1. Descritivo Unidades 1 e 2;
1.2. Objectivos pedagógicos: Perceber as principais referências e desenvolver a capacidade de análise dos temas geopolíticos, legais e económicos da Acção Humanitária, da Cooperação Internacional e Ajuda ao Desenvolvimento.
2. Orientação Tutorial:
2.1. Descrição: Capacidade para aprender por si próprio e escrever trabalhos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Dois elementos: (i) Relatório de pesquisa de três/quatro páginas (1000 palavras) (sobre leituras e/ou sessões práticas) ; (ii) Teste baseado num "dossier humanitário" (análise de dossier).
O estudante deve perceber as principais referências e desenvolver a capacidade de análise dos temas da Acção Humanitária; Capacidade para comunicar informação, ideias, problemas e soluções; Capacidade para aprender por si próprio e desenvolver uma ponderação crítica do agir humanitário, e desenvolver trabalhos.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Os dois principais objectivos de aprendizagem da unidade curricular (compreensão dos aspetos fundamentais da Acção Humanitária numa perspectiva dialógica; competências avançadas nos aspetos geopolíticos, legais e económicos da Acção Humanitária, da Cooperação Internacional e Ajuda ao Desenvolvimento) serão atingidos, respectivamente, através de análise de textos e através de debate sobre exemplos concretos.
Bibliografia:
Casqueira Cardoso, J. (2000). Acção internacional humanitária e direitos. In: Revista da UFP, nº 5, pp. 293-306.
Castro Seixas, P. (2003). Ajuda de Emergência e Humanitária, Revista Forum DC, Ano 2, n,º 4. At: http://homepage.ufp.pt/pseixas/artigospub/Antropologia,%20Intervencao%20Humanitaria%20e%20Desenvolvimento/Ajuda%20de%20Emergencia%20e%20Humanitaria.pdf
Choumoff, A. (2011). L’Humanitaire: un secteur industriel comme les autres? Ecole Nationale Supérieure de Création Industrielle. At: http://www.humanitariandesignbureau.com
Collinson, S., Elhawary, S. (2012). Humanitarian space: a review of trends and issues, Overseas Development Institute, Londres, Overseas Development Institute, HPG (Humanitarian Policy Group Report) 32. At: http://www.odi.org.uk/sites/odi.org.uk/files/odi-assets/pub
Docente (* Responsável):
João Casqueira (jcasq@ufp.edu.pt)