Unidade Curricular: | Código: | ||
Fundamentos da Ação Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento | 1143FAHC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Acção Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento | 8 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 104 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O aluno deverá: (a) adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão dos aspetos fundamentais da Ação Humanitária numa perspectiva dialógica; e (b) adquirir competências avançadas nos aspetos geopolíticos, legais e económicos da Ação Humanitária, da Cooperação Internacional e Ajuda ao Desenvolvimento. Essa aquisição deve ser vertida em aplicações originais para a investigação, onde o aluno deverá demonstrar aplicar os conhecimentos à resolução de novos problemas, em contextos alargados e multidisciplinares, Deverá igualmente saber integrar conhecimentos, resolver questões complexas, lidar com situações de informação limitada ou incompleta, em particular implicações éticas ou sociais das aplicações. O aluno deverá ser capaz de comunicar os conhecimentos (sobre (a) e (b)) de forma clara e legível, a um público leigo ou especializado. As competências acima referidas devem permitir ao aluno uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Unidade 1. Evolução da Ação Humanitária (4 ECTS) 1.1. Evolução: Caminho até hoje - etapas na evolução da ação humanitária; Ilustrações (o CICV; outros casos). 1.2. Debate Unidade 2. Principios da Ação Humanitária (4 ECTS) 2.1. Principios: Origens da “doutrina”; Fontes atuais dos princípios; Os princípios (humanidade, imparcialidade, neutralidade e independência; outros princípios), e discussão da aplicabilidade dos mesmos (exemplos práticos). 2.2. Limites | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
1. Aulas Teórico-Práticas: 1.1. Descritivo Unidades 1 e 2; 1.2. Objectivos pedagógicos: Perceber as principais referências e desenvolver a capacidade de análise dos temas geopolíticos, legais e económicos da Acção Humanitária, da Cooperação Internacional e Ajuda ao Desenvolvimento. 2. Orientação Tutorial: 2.1. Descrição: Capacidade para aprender por si próprio e escrever trabalhos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Dois elementos: (i) Relatório de pesquisa de três/quatro páginas (1000 palavras)(50% da avaliação final); (ii) Teste baseado num "dossier humanitário" (análise de dossier)(50% da avaliação final). O estudante deve perceber as principais referências e desenvolver a capacidade de análise dos temas da Acção Humanitária; Capacidade para comunicar informação, ideias, problemas e soluções; Capacidade para aprender por si próprio e desenvolver uma ponderação crítica do agir humanitário, e desenvolver trabalhos. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Os dois principais objectivos de aprendizagem da unidade curricular (compreensão dos aspetos fundamentais da Acção Humanitária numa perspectiva dialógica; competências avançadas nos aspetos geopolíticos, legais e económicos da Acção Humanitária, da Cooperação Internacional e Ajuda ao Desenvolvimento) serão atingidos, respectivamente, através de análise de textos e através de debate sobre exemplos concretos. Cada estudante será integrado num projeto de investigação. | |||
Bibliografia: | |||
BANDEIRA, F. et al. (2020). Readings in Humanitarian Action and Cooperation for Development, Vol. I/II, F. Fernando Pessoa. FIDDIAN-QASMIYEH, E. (ed.)(2016). The Oxford Handbook of Refugee and Forced Migration Studies, Oxford : OUP. GOIS, P., FALCHI, G. (2017). The third way. Humanitarian corridors in peacetime as a (local) civil society response to a EU’s common failure, REMHU, Rev. Interdiscip. Mobil. Hum., vol. 25, n.51, Sept./Dec. NASCIMENTO, D. (2013). Do "velho" ao "novo humanitarismo" : os dilemas da ação humanitária em contextos de conflito e pós-conflito violento, Nação e Defesa, Nº135. POZZATTI JUNIOR, A. (2017). Existe um fundamento para afirmar um dever de cooperação internacional? Anu. Mex. Der. Inter vol.17 México Jan./Dec. TEIXEIRA FERNANDES, J. P. (2012). A ciberguerra como nova dimensão dos conflitos do século XXI, Relações internacionais, N. 33. WILL, A.K. (2018). On “Genuine” and “Illegitimate” Refugees, Social Inclusion, Vol. 6, No. 3., pp. 172–189. |