Unidade Curricular:Código:
Direito Internacional Aplicado1143DINA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoAcção Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Primeiro, compreensão dos principais materiais para a pesquisa em Direito Internacional, em autonomia (auto-aprendizagem) — especialmente na área dos direitos humanos;
Segundo, capacidade para elaborar análises baseadas em informação complexa de cariz jurídico;
Terceiro, competência de comunicação de conclusões e conhecimentos a um público académico e não académico.
Conteúdos Programáticos:
UNIDADE 1. PRINCÍPIOS BÁSICOS DO DIREITO HUMANITÁRIO INTERNACIONAL (IHL)
1. Desenvolvimento, fontes e extensão do DIH
- Principais fontes de direito do DIH (Direito de Genebra, Direito de Haia, Direito de Nova Iorque, Direito consuetudinário)
- Esfera de aplicação do Direito Internacional Humanitário
(conflitos armados) (sessão prática)
2. Princípios orientadores da condução das hostilidades
- Princípios aplicáveis aos conflitos armados
- Proibição do uso de certas armas (inclui uma sessão prática)
UNIDADE 2. PONTOS ESPECÍFICOS DO DIH E DIREITO HUMANOS
1. Proteção de pessoas específicas
- Proteção dos combatentes, dos feridos e dos prisioneiros de guerra
- Proteção de populações civis gerais e específicas (inclui uma sessão prática sobre refugiados e deslocados internos)
2. Instrumentos jurisdicionais e não-jurisdicionais
- Principais mecanismos do DIH/Direitos Humanos; instrumentos judiciais e jurisprudência
- Preparação de uma queixa sobre direitos humanos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Demonstração da capacidade de domínio de materiais bibliográficos sobre direito internacional aplicado através da elaboração de uma nota de pesquisa;
Demonstração da capacidade para selecionar os instrumentos de direito internacional aplicado e preparar uma queixa internacional sobre direitos humanos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Preparação de um trabalho teórico (nota de pesquisa)(1500 palavras) (40%); e preparação de um exercício prático (queixa internacional), com solução apresentada oralmente (40%). A presença/participação vale 20% da nota final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Metodologia teórico-prática consistindo na análise documental (para o desenvolvimento das capacidades de interpretação), no estudo de casos gerais e de casos da jurisprudência, e no estudo das técnicas procedimentais em direito internacional aplicado (para a elaboração de uma queixa).
Bibliografia:
AUST, A. (2010). Handbook of International Law. Cambridge UP.
BOUVIER, A.A., LANGHOLTZ, H.J. (2012). International Humanitarian Law and the Law of Armed Conflict, 2nd ed., Williamsburg: Peace Operations Training Institute.
GALVÃO TELES, P., MARTINS, D. (2017). O Tribunal Penal Internacional : desafios atuais, Relações internacionais, Nº 54.
ICRC (2015). International Humanitarian Law. Geneva: ICRC.
JOSEPH, S., McBETH, A. (2010). Research Handbook on International Human Rights Law, Cheltenham: Edward Elgar.
MANTOVANI DE LIMA, R., BERGAMASCHINE M.D. J. (2016). Responsabilização por violação de direitos humanos e humanitário: Análise dos painéis especiais para o Timor-Leste, Revista da Faculdade de Direito-RFD-UERJ, n. 30, dez.
RIBAS, A.C., CARVALHO, A.P., RAMINA, L. (2017). Processo de Paz na Colômbia: Uma Análise à Luz do Direito Internacional Humanitário, Revista da Faculdade de Direito UFPR, v. 62, n. 1, jan./abr.