Unidade Curricular:Código:
Voz, Audiologia e Surdez1023VASU
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaTerapêutica da Fala6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
01. Identificar técnicas de terapia de habilitação vocal e intervenção terapêutica nas perturbações da voz humana
02. Compreender o papel do terapeuta da fala nos casos de disfonia Infantil
03. Compreender o papel do terapeuta da fala nos casos de incompetência glótica
04. Dominar os conhecimentos básicos acerca do sistema anatomo-fisiológico do sistema auditivo e da audiologia clínica básica e medidas eletroacústicas;
05. Perceber as perdas auditivas
06. Compreender dos aspetos linguísticos, educacionais e ocupacionais da surdez
07. Compreender a reabilitação auditiva
08. Adequar o processo de avaliação e elaborar um plano de intervenção
09. Conhecer as correntes educacionais na surdez
10. Compreender processamento auditivo central
Conteúdos Programáticos:
CP 1. Voz Humana e suas pertrurbaões
1.1. Intervenção Terapêutica nas perturbações da voz humana, clínica e profissional
1.2. Disfonia Infantil
1.3. Incompetência glótica
CP 2. Acústica e Dimensões da fala; Implicações percetivas e produtivas da perda auditiva;
2.1. Perceção de Fala; Perfis de Memória;
2.2. Perfis Comunicativos e linguísticos da criança surda;
CP 3. Anamnese e Avaliação linguística;
3.1. Intervenção: Treino Auditivo, Treino de Fala e Treino da Leitura de Fala;
3.2. Perspetivas Educacionais: gestualista, oralista, bilingue
3.3. Processamento Auditivo Central
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O Conteúdo Programático 1 está associado aos objetivos 1 a 3
O Conteúdo Programático 2 está associado ao objetivo 4, 5, 6, 7
O Conteúdo Programático 3 está associado ao objetivo 8, 9 e 10
Componente Teórica e teórico-prática:
Os conteúdos programáticos foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
CP1- OA 1, 2 e 3
CP2- OA 4, 4, 6 e 7
CP3- OA 8, 9 e 10
No CP1 são abordados os conceitos fundamentais associados à voz e às suas perturbações
No CP2 são focados aspetos relacionados com a perceção da fala. Analisam-se os perfis comunicativos e linguísticos associados às perdas auditivas
No CP3 são abordados os aspetos práticos relacionados com a história clínica e avaliação da fala e da linguagem e analisam-se os aspetos fundamentais da intervenção na surdez
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
a) Expositivo;
b) Colaborativo;
c) Elaboração de trabalhos;
d) Discussão em pequeno e grande grupo;
e) Aprendizagem auto-dirigida
Aulas Teóricas e Teórico-práticas:
- Apresentação dos conteúdos programáticos com recurso a projeções, explicações no quadro, exemplificações, casos clínicos em vídeo
- Resumo e discussão de artigos científicos
- Elaboração de pequenos exercícios a ser resolvidos em sala de aula, esclarecimento de dúvidas
Avaliação:
Época normal
- Avaliação Distribuída
TEO: 2 Testes escritos (50%+50%)
TPRA: 2 Testes escritos (50%+50%)
Nota final: Média da nota de aprovação a ambas as componentes TEO e TPRA.
Época Recurso
- Exame (100%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Sendo a unidade curricular constituída por aulas teóricas e teórico-práticas, as metodologias de ensino utilizadas enquadram-se nos melhores procedimentos usados nesta área. Desta forma, a exposição das teorias e conceitos chave de Voz e Audiologia terão sempre a participação e análise crítica por parte dos estudantes, acompanhadas de exercícios de consolidação. A verificação da perceção do entendimento dos mesmos conceitos ocorrerá com recurso ao método interrogativo. O desenvolvimento dos conhecimentos e das competências desta unidade curricular será efetuado através da realização de pequenos trabalhos práticos (e.g. estudos de caso, role-play), exercícios em sala de aula (e.g. fichas de trabalho) e em trabalho autónomo de pesquisa e aplicação das competências adquiridas em contexto real. Adicionalmente, serão propostos trabalhos com utilização de casos concretos (em vídeo) ligados às áreas do Curso.
Bibliografia:
VOICE
Le HUCHE, F.; ALLALI, A. – La voz. Tomo 1, 2, 3, 4. 2ª Edición. Barcelona: Masson, S.A. 2004.
ALVES, M. (2010). Habilidades Auditivas e Linguagem em crianças com Implante Coclear. Dissertação de Mestrado apresentada à Unidade de Aveiro. Porto. Documento disponível online.
AMARAL, M. (2002). A criança surda: educação e inserção social. Análise Psicológica. 3(XX), p.373-378
AUDIOLOGY DIAGNOSIS
Audiology diagnosis / ed. Ross J. Roeser, Michael Valente, Holly Hosford-Dunn. - New York : Thieme, 2000.
AUDIOLOGY TREATMENT
Audiology treatment / ed. Michael Valente, Holly Hosford-Dunn, Ross J. Poeser. - New York : Thieme, 2000.
BESS, Fred H. Fundamentos de audiologia / Fred H. Bess, Larry E. Humes ; trad. Marcos A. G. Domingues. - 2ª ed. - Porto Alegre : Artmed, 1998.
Coimbra, B. (2009). Produção de fala em crianças surdas com implante coclear. Dissertação de mestrado apresentada à Universidade de Aveiro. Porto. Texto disponível online