Unidade Curricular: | Código: | ||
Voz, Audiologia e Surdez | 1023VASU | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Terapêutica da Fala | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
01. Identificar técnicas de terapia de habilitação vocal e intervenção terapêutica nas perturbações da voz humana 02. Compreender o papel do terapeuta da fala nos casos de disfonia Infantil 03. Compreender o papel do terapeuta da fala nos casos de incompetência glótica 04. Dominar os conhecimentos básicos acerca do sistema anatomo-fisiológico do sistema auditivo e da audiologia clínica básica e medidas eletroacústicas; 05. Perceber as perdas auditivas 06. Compreender dos aspetos linguísticos, educacionais e ocupacionais da surdez 07. Compreender a reabilitação auditiva 08. Adequar o processo de avaliação e elaborar um plano de intervenção 09. Conhecer as correntes educacionais na surdez 10. Compreender processamento auditivo central | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP 1. Voz Humana e suas pertrurbaões 1.1. Intervenção Terapêutica nas perturbações da voz humana, clínica e profissional 1.2. Disfonia Infantil 1.3. Incompetência glótica CP 2. Acústica e Dimensões da fala; Implicações percetivas e produtivas da perda auditiva; 2.1. Perceção de Fala; Perfis de Memória; 2.2. Perfis Comunicativos e linguísticos da criança surda; CP 3. Anamnese e Avaliação linguística; 3.1. Intervenção: Treino Auditivo, Treino de Fala e Treino da Leitura de Fala; 3.2. Perspetivas Educacionais: gestualista, oralista, bilingue 3.3. Processamento Auditivo Central | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O Conteúdo Programático 1 está associado aos objetivos 1 a 3 O Conteúdo Programático 2 está associado ao objetivo 4, 5, 6, 7 O Conteúdo Programático 3 está associado ao objetivo 8, 9 e 10 Componente Teórica e teórico-prática: Os conteúdos programáticos foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem da unidade curricular. CP1- OA 1, 2 e 3 CP2- OA 4, 4, 6 e 7 CP3- OA 8, 9 e 10 No CP1 são abordados os conceitos fundamentais associados à voz e às suas perturbações No CP2 são focados aspetos relacionados com a perceção da fala. Analisam-se os perfis comunicativos e linguísticos associados às perdas auditivas No CP3 são abordados os aspetos práticos relacionados com a história clínica e avaliação da fala e da linguagem e analisam-se os aspetos fundamentais da intervenção na surdez | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
a) Expositivo; b) Colaborativo; c) Elaboração de trabalhos; d) Discussão em pequeno e grande grupo; e) Aprendizagem auto-dirigida Aulas Teóricas e Teórico-práticas: - Apresentação dos conteúdos programáticos com recurso a projeções, explicações no quadro, exemplificações, casos clínicos em vídeo - Resumo e discussão de artigos científicos - Elaboração de pequenos exercícios a ser resolvidos em sala de aula, esclarecimento de dúvidas Avaliação: Época normal - Avaliação Distribuída TEO: 2 Testes escritos (50%+50%) TPRA: 2 Testes escritos (50%+50%) Nota final: Média da nota de aprovação a ambas as componentes TEO e TPRA. Época Recurso - Exame (100%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Sendo a unidade curricular constituída por aulas teóricas e teórico-práticas, as metodologias de ensino utilizadas enquadram-se nos melhores procedimentos usados nesta área. Desta forma, a exposição das teorias e conceitos chave de Voz e Audiologia terão sempre a participação e análise crítica por parte dos estudantes, acompanhadas de exercícios de consolidação. A verificação da perceção do entendimento dos mesmos conceitos ocorrerá com recurso ao método interrogativo. O desenvolvimento dos conhecimentos e das competências desta unidade curricular será efetuado através da realização de pequenos trabalhos práticos (e.g. estudos de caso, role-play), exercícios em sala de aula (e.g. fichas de trabalho) e em trabalho autónomo de pesquisa e aplicação das competências adquiridas em contexto real. Adicionalmente, serão propostos trabalhos com utilização de casos concretos (em vídeo) ligados às áreas do Curso. | |||
Bibliografia: | |||
VOICE Le HUCHE, F.; ALLALI, A. – La voz. Tomo 1, 2, 3, 4. 2ª Edición. Barcelona: Masson, S.A. 2004. ALVES, M. (2010). Habilidades Auditivas e Linguagem em crianças com Implante Coclear. Dissertação de Mestrado apresentada à Unidade de Aveiro. Porto. Documento disponível online. AMARAL, M. (2002). A criança surda: educação e inserção social. Análise Psicológica. 3(XX), p.373-378 AUDIOLOGY DIAGNOSIS Audiology diagnosis / ed. Ross J. Roeser, Michael Valente, Holly Hosford-Dunn. - New York : Thieme, 2000. AUDIOLOGY TREATMENT Audiology treatment / ed. Michael Valente, Holly Hosford-Dunn, Ross J. Poeser. - New York : Thieme, 2000. BESS, Fred H. Fundamentos de audiologia / Fred H. Bess, Larry E. Humes ; trad. Marcos A. G. Domingues. - 2ª ed. - Porto Alegre : Artmed, 1998. Coimbra, B. (2009). Produção de fala em crianças surdas com implante coclear. Dissertação de mestrado apresentada à Universidade de Aveiro. Porto. Texto disponível online |