Unidade Curricular:Código:
Teorias da Linguagem e da Comunicação1188TLIC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaTerapia da Fala7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês91
Objectivos de Aprendizagem:
O aluno deve dominar os conceitos básicos subjacentes à história das teorias e ciências da linguagem e da comunicação no estudo das perturbações da comunicação humana.
Objetivos/Competências Gerais:
1- Compreender a organização da estrutura da língua nas suas perspetivas e abordagens
2- Compreender a faculdade da linguagem e das suas componentes
3- Situar a ciência da linguagem no conhecimento
4- Conhecer as principais correntes do pensamento linguístico
5- Desenvolver uma consciência formal da língua, designadamente a nível fonético-fonológico, morfo-sintático, semântico e pragmático
6- Conhecer as principais problemáticas teóricas que perspetivam a linguagem como capacidade da mente, facto social e produto da atividade do cérebro
7- Aplicar os conhecimentos linguísticos num contexto clínico
Conteúdos Programáticos:
1. Linguagem e Comunicação
1.1 Linguagem
1.2 Língua: oral e escrita
1.3 Comunicação verbal e não verbal
1.4 Comunicação animal e linguagem humana
2. Teorias Linguísticas
2.1 As principais correntes do pensamento linguístico
3. Dimensão pragmática da linguagem
3.1 Deixis
3.2 Atos de fala
4. Linguística textual
4.1 Coesão textual
4.2 Coerência
5. Dimensão sintática da linguagem
5.1 Frases e seus constituintes
5.2 Funções e processos sintáticos
5.3 Tipos de frases
6. Morfologia
6.1 Palavra e seus constituintes
6.2 Flexão
6.3 Processos morfológicos
7. Classes de palavras
8. Semântica
8.1 Léxico e vocabulário
8.2 Semântica lexical
9. Fonética e fonologia
10. Linguagem e Teoria da Mente
11. Linguística clínica: aplicações práticas
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular:
CP1 –OA1,2 e 3
CP2 – OA3 e 4
CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8 e CP9- OA5
CP10- OA6
CP11- OA7
No CP1 são abordados os conceitos fundamentais associados à distinção entre comunicação, linguagem, língua e fala e distinção entre linguagem verbal e não verbal.
No CP2 são focados aspetos relacionados com as principais correntes do pensamento linguístico: Estruturalismo, Funcionalismo e Gerativismo.
Nos pontos 3 e 4 são focados aspetos relacionados com a componente pragmática da linguagem e da linguística textual.
Nos pontos 5 e 6 são abordados os aspetos morfológicos e sintáticos da linguagem.
No CP7 são focadas as classes das palavras e suas classificações.
No CP8 aborda-se a componente semântica da linguagem.
Finalmente no ponto 9 aborda-se a componente fonológica da linguagem.
O CP10 foca-se no conceito de Teoria da Mente da sua relação com a linguagem.
Por último, a CP11
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas Teóricas e Teórico-práticas:
- Apresentação dos conteúdos programáticos com recurso a projeções, explicações no quadro, exemplificações, casos clínicos em vídeo
- Resumo e discussão de artigos científicos
- Elaboração de pequenos exercícios a ser resolvidos em sala de aula, esclarecimento de dúvidas
Avaliação:
Época normal
- Avaliação Distribuída – 2 pequenos trabalhos escritos e apresentação oral (40%) + 1 Teste (50%) + participação na aula (10%)
Época Recurso
- Exame (100%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Sendo a unidade curricular constituída por aulas teóricas e teórico-práticas, as metodologias de ensino utilizadas enquadram-se nos melhores procedimentos usados nesta área. Desta forma, a exposição das teorias e conceitos chave da Teoria da Linguagem e da Comunicação terão sempre a participação e análise crítica por parte dos estudantes, acompanhadas de exercícios de consolidação. A verificação da perceção do entendimento dos mesmos conceitos ocorrerá com recurso ao método interrogativo. O desenvolvimento dos conhecimentos e das competências desta unidade curricular será efetuado através da realização de pequenos trabalhos práticos (e.g. estudos de caso, role-play), exercícios em sala de aula (e.g. fichas de trabalho) e em trabalho autónomo de pesquisa e aplicação das competências adquiridas em contexto real. Complementarmente, serão propostos trabalhos com utilização de casos concretos (em vídeo) ligados à área do Curso.
Bibliografia:
AMORIM, Clara
Gramática da língua portuguesa / Clara Amorim, Catarina Sousa ; supervisão científica Mário Vilela. - Porto : Areal, 2012. - 384 p. : il. ; 24 cm
ISBN 978-989-647-079-1
ANTUNES, Eva Bolle
Contribuições clínicas da fonética e da fonologia / Eva Bolle Antunes, Joana Rocha
In: Revista da Faculdade de Ciências da Saúde, 2009. - nº 6 [2009]. - p. 124-136. ISSN 1646-0502
CUNHA, Celso
Nova gramática do português contemporâneo / Celso Cunha, Luís F. Lindley Cintra. - 2ª ed.. - Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 1992. - 724 p. ; 21 cm
EMILIANO, António
Fonética do Português Europeu : descrição e transcrição / António Emiliano. - Lisboa : Guimarães Editores, cop. 2009.

JAKOBSON, Roman
Linguística e comunicação / Roman Jakobson ; pref.e trad. Izidoro Blikstein, trad. José Paulo Paes. - São Paulo : Cultrix, 1995. - 162 p. ; 20 cm
GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Gramática da Língua Portuguesa / Maria Helena Mira Mateus [et al..]. - 3ª ed.. - Lisboa : Editorial Caminho, 1989
Docente (* Responsável):
Elsa Simões (esimoes@ufp.edu.pt)
Fátima Maia (fmaia@ufp.edu.pt)
Inês Cadório (inescadorio@ufp.edu.pt)