Unidade Curricular:Código:
Teoria da Linguagem e da Comunicação1023TLC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaTerapêutica da Fala9 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês117
Objectivos de Aprendizagem:
O aluno deve estruturar a aprendizagem no sentido de dominar os conceitos básicos subjacentes à história das teorias e ciências da linguagem e da comunicação no estudo das perturbações da comunicação humana.
Objetivos/Competências Gerais:
1- Dominar os conhecimentos sobre a faculdade da linguagem e das suas componentes (semântica, morfossintaxe, fonologia e pragmática);
2- Estruturar a aprendizagem sobre as principais correntes do pensamento linguístico;
3- Demonstrar uma consciência formal da língua, designadamente a nível fonético-fonológico, morfo-sintático, semântico e pragmático;
4- Aplicar os conhecimentos linguísticos num contexto clínico e demonstrar evidências de raciocínio na análise desses casos.
Conteúdos Programáticos:
1. Linguagem e Comunicação
1.1 Linguagem
1.2 Língua: oral e escrita
1.3 Comunicação verbal e não verbal
1.4 Comunicação animal e linguagem humana
2. Teorias Linguísticas
2.1 As principais correntes do pensamento linguístico
3. Dimensão pragmática da linguagem
3.1 Deixis
3.2 Atos de fala
4. Linguística textual
4.1 Coesão textual
4.2 Coerência
5. Dimensão sintática da linguagem
5.1 Frases e seus constituintes
5.2 Funções e processos sintáticos
5.3 Tipos de frases
6. Morfologia
6.1 Palavra e seus constituintes
6.2 Flexão
6.3 Processos morfológicos
7. Classes de palavras
8. Semântica
8.1 Léxico e vocabulário
8.2 Semântica lexical
9. Fonética e fonologia
10. Linguagem e Teoria da Mente
11. Linguística clínica: aplicações práticas
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular:
CP1 –OA1
CP2 – OA2
CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8 e CP9- OA3
CP10- OA1
CP11- OA4
No CP1 são abordados os conceitos fundamentais associados à distinção entre comunicação, linguagem, língua e fala e distinção entre linguagem verbal e não verbal. No CP2 são focados aspetos relacionados com as principais correntes do pensamento linguístico: Estruturalismo, Funcionalismo e Gerativismo. Nos pontos 3 e 4 são focados aspetos relacionados com a componente pragmática da linguagem e da linguística textual.Nos pontos 5 e 6 são abordados os aspetos morfológicos e sintáticos da linguagem.No CP7 são focadas as classes das palavras e suas classificações.No CP8 aborda-se a componente semântica.No ponto 9 aborda-se a componente fonológica. O CP10 foca o conceito de Teoria da Mente.O CP11 aborda a linguística clínica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologias ativas, colaborativas e expositivas:
1- Resolução de problemas em pequenos grupos;
2- Sessões de brainstorming de tópicos e questões a serem investigados pelos alunos;
3- Orientação da pesquisa realizada pelos alunos;
4- Resumo e síntese da pesquisa realizada pelos alunos e discussão em grupo;
5- Apresentação de conteúdos programáticos com recurso a projeções, exemplificações, casos clínicos em vídeo.
Avaliação:
Época normal
- Avaliação Distribuída – 2 pequenos trabalhos escritos e apresentação oral (40%) + 1 Teste (50%) + participação na aula (10%)
Época Recurso
- Exame (100%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino adoptadas para esta unidade curricular são coerentes com os objetivos definidos, uma vez que permitem um aprofundamento do conhecimento dos alunos e a sua participação ativa nas aulas através de estratégias ativas e colaborativas de aprendizagem, combinadas com métodos expositivos e tradicionais. O professor será um facilitador do processo de aprendizagem do aluno, fomentando o relacionamento dos conceitos, a capacidade de análise e a discussão e reflexão com a prática da terapia da fala. Objetivo1- metodologias ativa e expositivas: teste escrito Objetivo2- metologia ativa- avaliação: trabalho escrito+apresentação oral Objetivo3- metodologia3- metodologia ativa e expositiva- avaliação: trabalho escrito+apresentação oral Objetivo4- metodologia ativa e expositiva- avaliação: teste escrito
Bibliografia:
Antunes, E. B., & Rocha, J. (2009). Contribuições clínicas da fonética e da fonologia. Revista da Faculdade de Ciências da Saúde, 6, 124-136.
Ducrot, O. e Todorov, T. (1977). Dicionário das ciências da linguagem. Lisboa: Dom Quixote, 1977.
EMILIANO, A. (2009). Fonética do Português Europeu : descrição e transcrição / António Emiliano. - Lisboa : Guimarães Editores
Jakobson, R. (1995). Linguística e comunicação / Roman Jakobson ; pref.e trad. Izidoro Blikstein, trad. José Paulo Paes. - São Paulo : Cultrix
McCallister, J. (2013). Introductory linguistics for speech and language therapy practice / Jan McAllister, Jim Miller. - Oxford : Wiley Blackwell
Nietzche, F. (1996). Acerca da verdade e da mentira no sentido extramoral. Lisboa: Círculo de Leitores.
PLATÃO, Crátilo. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
RORTY, R. What's the Use of Truth? New York: Columbia UP, 2007.