Unidade Curricular:Código:
Teoria da Linguagem e da Comunicação1023TLC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaTerapêutica da Fala9 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês117
Objectivos de Aprendizagem:
O aluno deve estruturar a aprendizagem no sentido de dominar os conceitos básicos subjacentes à história das teorias e ciências da linguagem e da comunicação no estudo das perturbações da comunicação humana.
Objetivos de aprendizagem/Competências:
OA1- Demonstrar os conhecimentos sobre a comunicação humana e a faculdade da linguagem e dos seus domínios (semântica, morfossintaxe, fonologia e pragmática);
OA2- Estruturar a aprendizagem sobre as principais correntes do pensamento linguístico;
OA3- Demonstrar uma consciência formal da língua, designadamente a nível fonético-fonológico, morfossintático, semântico e pragmático;
OA4- Aplicar os conhecimentos linguísticos num contexto clínico e demonstrar evidências de raciocínio na análise desses casos.
Conteúdos Programáticos:
CP1. Linguagem e Comunicação
1.1 Linguagem
1.2 Língua: oral e escrita
1.3 Comunicação verbal e não verbal
1.4 Comunicação animal e linguagem humana
CP2. Teorias Linguísticas
2.1 As principais correntes do pensamento linguístico
CP3. Dimensão pragmática da linguagem
3.1 Deixis
3.2 Atos de fala
CP4. Linguística textual
4.1 Coesão textual
4.2 Coerência
CP5. Dimensão sintática da linguagem
5.1 Frases e seus constituintes
5.2 Funções e processos sintáticos
5.3 Tipos de frases
CP6. Morfologia
6.1 Palavra e seus constituintes
6.2 Flexão
6.3 Processos morfológicos
CP7. Semântica
7.1 Léxico e vocabulário
7.2. Classes de palavras
CP8. Léxico
CP9. Fonética e fonologia
CP10. Linguagem e Teoria da Mente
CP11. Linguística clínica: aplicações práticas
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular:
CP1 –OA1
CP2 – OA2
CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8 e CP9- OA3
CP10- OA1
CP11- OA4
No CP1 são abordados os conceitos fundamentais associados à distinção entre comunicação, linguagem, língua e fala e distinção entre comunicação verbal e não verbal. No CP2 são focados aspetos relacionados com as principais correntes do pensamento linguístico: Estruturalismo, Funcionalismo e Gerativismo. Nos CP3 e CP4 são focados aspetos relacionados com o domínio pragmático da linguagem e da linguística textual. Nos CP5 e CP6 são abordados os domínios morfológico e sintático da linguagem. No CP7 aborda-se o domínio semântico e no CP8 o Léxico enquanto componente dinâmica com interfaces com os vários domínios linguísticos. No CP9 aborda-se o domínio fonológico. O CP10 foca o conceito de Teoria da Mente. O CP11 aborda a linguística clínica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologias ativas, colaborativas e expositivas:
1- Resolução de problemas em pequenos grupos;
2- Sessões de brainstorming de tópicos e questões a serem investigados pelos alunos;
3- Orientação da pesquisa realizada pelos alunos;
4- Resumo e síntese da pesquisa realizada pelos alunos e discussão em grupo;
5- Apresentação de conteúdos programáticos com recurso a projeções, exemplificações, casos clínicos em vídeo.
Avaliação:
Época normal
- Avaliação Distribuída – 1trabalho escrito e apresentação oral (40%) + 1 Teste (50%) + participação na aula (10%)
Época Recurso
- Exame (100%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino adoptadas para esta unidade curricular são coerentes com os objetivos definidos, uma vez que permitem um aprofundamento do conhecimento dos alunos e a sua participação ativa nas aulas através de estratégias ativas e colaborativas de aprendizagem, combinadas com métodos expositivos e tradicionais. O professor será um facilitador do processo de aprendizagem do aluno, fomentando o relacionamento dos conceitos, a capacidade de análise e a discussão e reflexão com a prática da terapia da fala. OA1- metodologias ativas e expositivas: trabalho escrito + apresentação oral + participação OA2- metologias ativas- avaliação: teste escrito + participação OA3- metodologias ativas e expositivas- avaliação: teste escrito+ participação OA4- metodologias ativas e expositivas- avaliação: teste escrito+ participação
Bibliografia:
Antunes, E. B., & Rocha, J. (2009). Contribuições clínicas da fonética e da fonologia. Revista da Faculdade de Ciências da Saúde, 6, 124-136.
EMILIANO, A. (2009). Fonética do Português Europeu : descrição e transcrição / António Emiliano. - Lisboa : Guimarães Editores
Jakobson, R. (1995). Linguística e comunicação / Roman Jakobson ; pref.e trad. Izidoro Blikstein, trad. José Paulo Paes. - São Paulo : Cultrix
McCallister, J. (2013). Introductory linguistics for speech and language therapy practice / Jan McAllister, Jim Miller. - Oxford : Wiley Blackwell
Owens JR (2016). Language development : an introduction, 9ª ed. Londres: Pearson.
Faria, I. H., Pedro, E. R., Duarte, I. & Gouveia, C.A. (2005). Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, 2ª ed., Lisboa: Caminho.
Sim-Sim, I. (2006). Avaliação da linguagem oral: um contributo para o conhecimento do desenvolvimento linguístico das crianças portuguesas, 4ª ed., Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.