Unidade Curricular:Código:
Projecto de Graduação171PGRD
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaTerapêutica da Fala4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português52
Objectivos de Aprendizagem:
Capacidade de elaborar um encaminhamento de um projeto de estudo : identificação correta das contingências de investigação, gestão das mesmas e definição clara do central vs secundário; planeamento das acções a levar a cabo bem como do local e forma de recolha de informações. A UC visa promover a capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente na sua área de estudo, que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizem e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes
Conteúdos Programáticos:
1. Metodologia científica: porquê a necessidade de um método?
2. A delineação de um projecto de pesquisa
2.1. A escolha do tema: selecção e delimitação
3.1.recolha de informação; formulação de questões
3.2.recolha de informação; elaboração de um plano de assunto
3.4.recolha de informação; elaboração de um plano de actividades
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Capacidade de elaborar um encaminhamento de um projeto de estudo : identificação correta das contingências de investigação (pontos 1 e 2), gestão das mesmas e definição clara do central vs secundário; planeamento das acções a levar a cabo bem como do local e forma de recolha de informações (pontos 2.1, 2.2, 2.3 e 2.4). Os discentes devem assim desenvolver: capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, e desenvolver competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas de natureza teórico-prática com promoção de elevado graus de interacção com os discentes de modo a promover discussão dos temas abordados, nomeadamente por referência ás situações específicas de investigação dos discentes; a avaliação constitui-se pela elaboração de 2 apresentações (10%+10%) em diferentes estágios da elaboração do Projeto de Graduação mais proposta final do mesmo (80%). A avaliação relevará da capacidade do discente em aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, que deve evidenciar uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na sua área vocacional.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A natureza do programa é eminentemente prática o que se coaduna com o tipo de aulas; a avaliação por via da apresentação faseada doa proposta de PG visa o desenvolvimentos das capacidades enunciadas nos Objetivos. Tal estratégia de leccionação/aprendizagem visa desenvolver nos discentes a capacidade de resolução de problemas no âmbito da sua área de estudo, e de constituírem e fundamentarem a sua própria argumentação.
Bibliografia:
Eco, U (1984) - Como se faz uma tese em ciências humanas. Lisboa: Editorial Presença.
Cervo, A L, Bervian, P, (1983), Metodologia científica : para uso dos estudantes universitários : McGraw-Hill
Fortin, Marie-Fabienne (2000) - O processo de investigação: da concepção à realização. Loures: Lusociência.
Hoddy, E T. (2019), Critical Realism in Empirical Research: Employing Techniques from Grounded Theory Methodology, In International Journal of Social Research Methodology, v22 n1 p111-124
Marchioro, P. (2017) Metodologia das ciências sociais ontem e hoje: revisões e apontamentos para novas práticas. In: Revista Latinoamericana de Metodología de la Investigación Social: ReLMIS, Nº. 13.
Mohajan, H K. (2018), Qualitative research methodology in social sciences and related subjects.Journal of Economic Development, Environment & People., Vol. 7 Issue 1, p23-48.