Unidade Curricular: | Código: | ||
Projeto de Graduação | 1188PGRD | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
4 | Licenciatura | Terapia da Fala | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Capacidade de elaborar um encaminhamento de um projeto de estudo : identificação correta das contingências de investigação, gestão das mesmas e definição clara do central vs secundário; planeamento das acções a levar a cabo bem como do local e forma de recolha de informações. A UC visa promover a capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente na sua área de estudo, que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizem e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Metodologia científica: porquê a necessidade de um método? 2. A delineação de um projecto de pesquisa 2.1. A escolha do tema: selecção e delimitação 3.1.recolha de informação; formulação de questões 3.2.recolha de informação; elaboração de um plano de assunto 3.4.recolha de informação; elaboração de um plano de actividades | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Capacidade de elaborar um encaminhamento de um projeto de estudo : identificação correta das contingências de investigação (pontos 1 e 2), gestão das mesmas e definição clara do central vs secundário; planeamento das acções a levar a cabo bem como do local e forma de recolha de informações (pontos 2.1, 2.2, 2.3 e 2.4). Os discentes devem assim desenvolver: capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, e desenvolver competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas Orientações tutoriais com promoção de elevado graus de interacção com os discentes de modo a promover discussão dos temas abordados, nomeadamente por referência ás situações específicas de investigação do discente; a avaliação constitui-se pela elaboração e defesa oral do projeto de graduação (100%)A avaliação relevará da capacidade do discente em aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, que deve evidenciar uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na sua área vocacional. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A natureza do programa é eminentemente prática o que se coaduna com o tipo de aulas; a avaliação por via da apresentação faseada doa proposta de PG visa o desenvolvimentos das capacidades enunciadas nos Objetivos. Tal estratégia de leccionação/aprendizagem visa desenvolver nos discentes a capacidade de resolução de problemas no âmbito da sua área de estudo, e de constituírem e fundamentarem a sua própria argumentação. | |||
Bibliografia: | |||
Eco, U (1984) - Como se faz uma tese em ciências humanas. Lisboa: Editorial Presença. Cervo, A L, Bervian, P, (1983), Metodologia científica : para uso dos estudantes universitários : McGraw-Hill Fortin, Marie-Fabienne (2000) - O processo de investigação: da concepção à realização. Loures: Lusociência. Hoddy, E T. (2019), Critical Realism in Empirical Research: Employing Techniques from Grounded Theory Methodology, In International Journal of Social Research Methodology, v22 n1 p111-124 Marchioro, P. (2017) Metodologia das ciências sociais ontem e hoje: revisões e apontamentos para novas práticas. In: Revista Latinoamericana de Metodología de la Investigación Social: ReLMIS, Nº. 13. Mohajan, H K. (2018), Qualitative research methodology in social sciences and related subjects.Journal of Economic Development, Environment & People., Vol. 7 Issue 1, p23-48. |