Unidade Curricular: | Código: | ||
Língua Estrangeira -Espanhol- | 171LEE1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Terapêutica da Fala | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O objectivo da disciplina consiste na aquisição do nível limiar da língua espanhola que se manifesta, essencialmente, na competência comunicativa indispensável para as situações de vida quotidiana adequadas ao domínio social. A competência gramatical há-de permitir o seguimento correcto de ensino da língua e ajudar no contacto com os documentos escritos em espanhol. Sublinha-se a importância de estruturas modais e tácticas para resolver dificuldades pontuais de compreensão ou de expressão. As competências linguísticas devem ser demostradas nos quatro domínios de apreensão da língua: compreensã | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Nível limiar da língua espanhola A. Gramática: 1. Frase simple. Categorias ( verbo, substantivos, adjectivos, advérbios). Concordância. 2. O substantivo e o adjectivo. Particularidades referentes à flexão em género e número. 3. Os pronomes. 4. O verbo: Flexão I. Verbos regulares. 5. As preposições. Diferenças com a língua portuguesa. 6. As conjunções. Aspectos fonéticos e fonológicos. Correlações com a ortografia. B. Léxico: 1.campos semânticos :Identificação pessoal; Relações de trabalho e profissões; Estados físicos e anímicos; Ocupação dos tempos libres; Cultura civilização e lazer. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Actividades relacionadas com a aprendizagem da língua espanhola: leitura de pequenas histórias ou notícias, identificar palavras chave, ideias fundamentais, tema; resumir a história/notícia (oralmente e por escrito | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
continua | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Conteúdos a transmitir sob a forma de aulas presenciais teórico-práticas e avaliados através de mini-testes escritos, orais individuais e de grupo a realizar no espaço da aula. | |||
Bibliografia: | |||
Bibliografia Principal [1] BOROBIO, Virgilio: Curso de español para extranjeros. Ele, Madrid, Ediciones SM, 1995. [2] PERIS E., BAULENAS N: Gente I, Difusión, Barcelona, 1998. [3] INMACULADA PENADÉZ, MANUEL MARTÍ y ANA Mª RUÍZ: Gramática española por niveles, vol. I Editorial Numen, Madrid, 2007. [4] Castro Viudez, Francisca.: Español en marcha. Nivel 1, Madrid, Edelsa, 2013. [5] _____________________: Aprende gramática y vocabulario, Madrid, Edelsa, 2013. [6] Gutiérrez Chávez: Latitud 0. Manual de español intercultural, Madrid, 2012. [7] AAA.: Español sin fronteras, Madrid, Edelsa, 1999. |