Unidade Curricular:Código:
Estágio Profissionalizante I1023EPRO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4LicenciaturaTerapêutica da Fala30 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês390
Objectivos de Aprendizagem:
O1. Demonstrar, por escrito e oralmente, evidência de raciocínio clínico na análise e integração de dados sobre perturbações da comunicação, linguagem, fala e outras perturbações oro-motoras;
O2. Identificar informação relevante em cada consulta realizada, estruturando-a nas etapas do raciocínio clínico, nomeadamente a recolha de dados de anamnese, a implementação de protocolos e testes de avaliação, identificação e concretização de objetivos de intervenção com bases nos diferentes diagnósticos;
O3. Dominar conhecimentos relativos à avaliação, diagnóstico e intervenção na área clínica de perturbações da comunicação, linguagem e fala, congénitas ou adquiridas, para elaborar um estudo de caso reflexivo;
O4. Agir em conformidade, com as especificidades da atuação do terapeuta da fala em contexto hospitalar;
O5. Reconhecer a importância do trabalho de equipa;
O6. Levar a cabo um projeto de prevenção na comunidade.
Conteúdos Programáticos:
CP1. Intervenção direta em contexto hospitalar (375H)
CP2. Discussão dos casos clínicos (monitorização clínica) (60H)
CP3. Idealização de um Projeto de prevenção e/ou sensibilização sobre Terapia da Fala, na comunidade (90H)
CP4. Construção do dossier de ensino clínico com a compilação de todos os estudos de caso acompanhados ao longo do semestre
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular:
CP1 corresponde ao O1, O2, O3, e O5
CP2 corresponde ao O4
CP3 corresponde ao O6
CP4 corresponde ao O1
No CP1 o aluno deverá fazer o acompanhamento individual de pacientes seguidos em contexto hospitalar.
No CP2 o aluno deverá participar de forma ativa nas reuniões de discussão de estudo de caso.
No CP3 o aluno em contexto de grupo, deverá idealizar, planear e implementar um projeto de prevenção.
No CP4 o aluno deverá construir um dossier de ensino clínico com a compilação de todos os estudos de caso acompanhados ao longo do semestre.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Estágio clínico e orientação tutorial:
- Avaliação contínua, compreendendo o desempenho do aluno no estágio e participação em orientações tutoriais
Avaliação:
Época normal
Orientação de 6 casos clínicos (com recurso ao COMPEC-TF) + participação nas reuniões de monitorização clínica (15%) + dossier de estágio (50%) - 65%.
Participação ativa e assertiva no projeto na comunidade - 20%.
Apresentação e defesa do dossier final de estágio - 15%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Estágio clínico Metodologia participativa, na qual se pretende que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos, através de reflexões críticas e análise de situações específicas e reais, na resolução de problemas concretos e de desenvolvimento, com vista à prática clínica futura. Orientação tutorial Metodologia interrogativa e participativa, onde se pretende dar orientações e fazer o acompanhamento de trabalho dirigido a cada um dos alunos, com vista a fomentar um raciocínio refletido, com base nos conhecimentos anteriormente adquiridos e na pesquisa bibliográfica específica.
Bibliografia:
É de consulta obrigatória a bibliografia referenciada para as unidades curriculares nucleares do curso, nomeadamente:
- Psicolinguística e Desenvolvimento da Linguagem;
- Fonética e Fonologia;
- Voz, Motricidade Orofacial e Deglutição;
- Comunicação e Linguagem na Criança;
- Neurologia e Patologias Neuromotoras
- Audiologia
- Linguagem e Comunicação no Adulto.
Docente (* Responsável):
Daniela Vieira (dvieira@ufp.edu.pt)
Inês Cadório (inescadorio@ufp.edu.pt)
Pedro Melo Pestana (ppestana@ufp.edu.pt)