Unidade Curricular: | Código: | ||
Estágio Profissionalizante I | 1023EPRO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
4 | Licenciatura | Terapêutica da Fala | 30 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 390 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O1. Demonstrar, por escrito e oralmente, evidência de raciocínio clínico na análise e integração de dados sobre perturbações da comunicação, linguagem, fala e outras perturbações oro-motoras; O2. Identificar informação relevante em cada consulta realizada, estruturando-a nas etapas do raciocínio clínico, nomeadamente a recolha de dados de anamnese, a implementação de protocolos e testes de avaliação, identificação e concretização de objetivos de intervenção com bases nos diferentes diagnósticos; O3. Dominar conhecimentos relativos à avaliação, diagnóstico e intervenção na área clínica de perturbações da comunicação, linguagem e fala, congénitas ou adquiridas, para elaborar um estudo de caso reflexivo; O4. Agir em conformidade, com as especificidades da atuação do terapeuta da fala em contexto hospitalar; O5. Reconhecer a importância do trabalho de equipa; O6. Levar a cabo um projeto de prevenção na comunidade. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1. Intervenção direta em contexto hospitalar (375H) CP2. Discussão dos casos clínicos (monitorização clínica) (60H) CP3. Idealização de um Projeto de prevenção e/ou sensibilização sobre Terapia da Fala, na comunidade (90H) CP4. Construção do dossier de ensino clínico com a compilação de todos os estudos de caso acompanhados ao longo do semestre | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular: CP1 corresponde ao O1, O2, O3, e O5 CP2 corresponde ao O4 CP3 corresponde ao O6 CP4 corresponde ao O1 No CP1 o aluno deverá fazer o acompanhamento individual de pacientes seguidos em contexto hospitalar. No CP2 o aluno deverá participar de forma ativa nas reuniões de discussão de estudo de caso. No CP3 o aluno em contexto de grupo, deverá idealizar, planear e implementar um projeto de prevenção. No CP4 o aluno deverá construir um dossier de ensino clínico com a compilação de todos os estudos de caso acompanhados ao longo do semestre. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Estágio clínico e orientação tutorial: - Avaliação contínua, compreendendo o desempenho do aluno no estágio e participação em orientações tutoriais Avaliação: Época normal Orientação de 6 casos clínicos (com recurso ao COMPEC-TF) + participação nas reuniões de monitorização clínica (15%) + dossier de estágio (50%) - 65%. Participação ativa e assertiva no projeto na comunidade - 20%. Apresentação e defesa do dossier final de estágio - 15%. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Estágio clínico Metodologia participativa, na qual se pretende que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos, através de reflexões críticas e análise de situações específicas e reais, na resolução de problemas concretos e de desenvolvimento, com vista à prática clínica futura. Orientação tutorial Metodologia interrogativa e participativa, onde se pretende dar orientações e fazer o acompanhamento de trabalho dirigido a cada um dos alunos, com vista a fomentar um raciocínio refletido, com base nos conhecimentos anteriormente adquiridos e na pesquisa bibliográfica específica. | |||
Bibliografia: | |||
É de consulta obrigatória a bibliografia referenciada para as unidades curriculares nucleares do curso, nomeadamente: - Psicolinguística e Desenvolvimento da Linguagem; - Fonética e Fonologia; - Voz, Motricidade Orofacial e Deglutição; - Comunicação e Linguagem na Criança; - Neurologia e Patologias Neuromotoras - Audiologia - Linguagem e Comunicação no Adulto. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Daniela Vieira (dvieira@ufp.edu.pt) Inês Cadório (inescadorio@ufp.edu.pt) Pedro Melo Pestana (ppestana@ufp.edu.pt) |