Unidade Curricular: | Código: | ||
Estágio de Observação | 1023EOBS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Terapêutica da Fala | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A. Demonstrar, por escrito e oralmente, evidência de capacidade de observação e análise de comportamentos comunicativos e evidências de aquisição e de desenvolvimento da linguagem, ao longo do ciclo vital. B. Identificar informação comunicativa e linguística relevante, nos diferentes contextos de observação, estruturando-a nas etapas/fases da aquisição e desenvolvimento da linguagem, nomeadamente através da recolha de dados e registo/preenchimento de checklists de observação; C. Construir checklist de recolha de dados segundo a fase de desenvolvimento linguístico dos casos, com algum raciocínio face aos itens incluídos; D. Identificar assuntos chave observados, registá-los de modo sucinto e discuti-los em pequeno grupo. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1 Aquisição e desenvolvimento da linguagem. Contextos de comunicação interpessoal naturais. 2 Construção de folha de registo da informação observada. 3 Recolha e interpretação dos dados observados em situações reais . 4 Etapas/fases da aquisição e desenvolvimento da linguagem: registo e análise do mesmo. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O objetivo A está associado aos conteúdos 1, 3, 4. O objetivo B está associado aos conteúdos 2, 3, 4. O objetivo C está associado aos conteúdos 2. O objetivo D está associado aos conteúdos 3, 4. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
a) Colaborativo; b) Elaboração de trabalhos; c) Discussão em pequeno e grande grupo; d) Aprendizagem autodirigida. Avaliação:- Realização de um portfólio ao longo do semestre onde se reúnem todas todos os relatórios de observação. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
O objetivo A – método a), b), c), d) – Avaliação: Portfólio O objetivo B – método b), d) – Avaliação: Portfólio O objetivo C – método b), d) – Avaliação: Portfólio individual O objetivo D – método b), c), d) – Avaliação: Portfólio | |||
Bibliografia: | |||
Peixoto, V., Rocha, J. (org.) (2009).Metodologias de intervenção em terapia da fala. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa Avaliação da linguagem : teoria e prática do processo de avaliação do comportamento lingüístico infantil / Víctor M. Acosta (coord.)...[et al.] ; trad. Magali de Lourdes Pedro. - 1ª ed. - São Paulo : Livraria Santos Editora, 2003. McAllister, J., Miller, M. (2013). Introductory linguistics for speech and language therapypractice - Oxford : Wiley Blackwell, |