Unidade Curricular: | Código: | ||
Estágio de Integração | 1188EINT | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Terapia da Fala | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O1. Demonstrar, por escrito e oralmente, evidência de raciocínio clínico na análise e integração de dados sobre perturbações da comunicação, linguagem (oral e escrita), fala (articulação e voz) e outras perturbações oro-motoras (disfagia); O2. Identificar informação relevante em cada consulta observada, estruturando-a nas etapas/fases do raciocínio clínico, nomeadamente a recolha de dados de anamnese, a implementação de protocolos/testes de avaliação e a identificação de objetivos de intervenção; O3. Construir folhas de registo da recolha de dados para todos os casos observados, justificando os itens incluídos; O4. Dominar conhecimentos relativos à avaliação, diagnóstico e intervenção na área clínica de perturbações da comunicação, linguagem e fala, congénitas ou adquiridas, para elaborar um estudo de caso reflexivo suportado num dos observados ao longo do estágio. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1 Perturbações da comunicação, linguagem (oral e escrita), fala (articulação e voz) e outras perturbações oro-motoras (disfagia). 2 Observação e interpretação dos dados de anamnese. 3 Observação e interpretação dos dados da avaliação e intervenção nos quadros de perturbações da comunicação, linguagem (oral e escrita), fala (articulação e voz) e outras perturbações oro-motoras (disfagia). 4 Construção de folha de registo da informação observada. 5 Recolha e interpretação dos dados observados em situações reais. 6 Elaboração de um estudo de caso, com o registo e análise dos dados da anamnese, avaliação e intervenção quadros de perturbações da comunicação, linguagem (oral e escrita), fala (articulação e voz) e outras perturbações oro-motoras (disfagia). | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O objetivo O1 está associado aos conteúdos 1, 2, 3. O objetivo O2 está associado aos conteúdos 2, 3. O objetivo O3 está associado aos conteúdos 4.? O objetivo O4 está associado aos conteúdos 5, 6. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
a) Colaborativo; b) Elaboração de trabalhos; c) Discussão em pequeno e grande grupo; d) Estudo de caso; e) Expositivo; e) Aprendizagem autodirigida. Avaliação:- Realização de um portfólio ao longo do semestre onde se reúnem todos os relatórios de observação (70%). Entrega de um trabalho escrito de um estudo de caso (30%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
O objetivo O1 – método a), b), c), e) – Avaliação: Portfólio O objetivo O2 – método a), b), c), e) – Avaliação: Portfólio O objetivo O3 – método d), e) – Avaliação: Portfólio O objetivo O4 – método d), e) – Avaliação: Portfólio e estudo de caso | |||
Bibliografia: | |||
Dwight, D. (2015). Here's how to do therapy: hands-on core skills in speech-language pathology. 2nd ed. San Diego: Plural Publishing. Kenneth G. Shipley, J. McAfee (2004). Assessment in speech-language pathology: a resource manual. 3ª ed. - Clifton Park: Delmar Learning, 28 cm + 1 CD-ROM |