Unidade Curricular: | Código: | ||
Ética e Deontologia Profissional | 1188EDPR | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Terapia da Fala | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 39 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta unidade curricular visa promover o desenvolvimento junto dos alunos da capacidade de análise, reflexão ética e aplicabilidade prática, sobre questões recorrentes ou emergentes que se colocam no exercício das diferentes profissões na área das Ciências da Saúde. Especificamente, os Objetivos de Aprendizagem (OA) são os seguintes: OA1 - Identificar instrumentos e realizar reflexão ética sobre questões recorrentes ou emergentes que se colocam no exercício das diferentes profissões na área das Ciências da Saúde; OA2 - Aplicar instrumentos e métodos de reflexão ética a várias temáticas colocadas na prática profissional no âmbito da saúde; OA3 - Identificar o perfil da conduta profissional recomendada para o Terapeuta da Fala, no contexto português e internacional; OA4 - Reconhecer e justificar a pertinência da deontologia profissional na Terapia da Fala. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CPI. Ética 1. Definição de conceitos: ética, deontologia, direito 2. Análise: Principais posições teóricas e prática 3. Principais organismos de supervisão 4. Sistema de regulação legal 5. Quadro internacional 6. Estudos de casos 7. O RGPD 8. Portfólios CPII. Deontologia 9. O perfil do Terapeuta da Fala 10. A Terapia da Fala em Portugal e no mundo 11. O Código Deontológico do Terapeuta da Fala da APTF, ESLA e ASHA. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos privilegiam a reflexão sobre as questões éticas e deontológicas na área dos cuidados de saúde, com enfoque na Terapia da Fala. Esta reflexão pretende que o futuro exercício profissional seja pautado por valores éticos, contribuindo para a humanização, integridade e responsabilidade. Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular: CP1 –OA1 e OA2 CP2- OA3 e OA4 | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Metodologias ativas, colaborativas e expositivas: 1. Resolução de problemas em pequenos grupos; 2. Sessões de brainstorming de tópicos e questões a serem investigados pelos alunos; 3. Orientação da pesquisa realizada pelos alunos; 4. Resumo e síntese da pesquisa realizada pelos alunos e discussão em grupo. Avaliação: Época Normal CP1. Ética – Trabalho individual: Portfólios (50% da avaliação final) CP2. Deontologia – Teste escrito (40% da avaliação final) Participação nas atividades desenvolvidas nas aulas (10% da avaliação final) Os estudantes devem realizar os vários momentos de avaliação. Época de Recurso - Exame (100%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino correspondem aos objetivos de aprendizagem definidos, uma vez que permitem um aprofundamento do conhecimento dos alunos e a sua participação ativa nas aulas através de estratégias ativas e colaborativas de aprendizagem, combinadas com métodos expositivos e tradicionais. O professor será um facilitador do processo de aprendizagem do aluno, fomentando o relacionamento dos conceitos-chave da unidade curricular, a capacidade de análise e a discussão e reflexão com a prática. O1 e O2- metodologias ativas, colaborativas e expositivas e - avaliação: trabalho individual + participação O3 e O4 - metodologias ativas, colaborativas e expositivas e - avaliação: teste escrito + participação | |||
Bibliografia: | |||
American Speech-Language-Hearing Association. (2016). Code of Ethics [Ethics]. Available from www.asha.org/policy APTF (1999). Código Ético e Deontológico do Terapeuta da Fala. Available from www.aptf.org Body, R., McAllister, L (2009). Ethics in Speech and Language Therapy, West Sussex: Wiley-Blackwell. CPLOL (2009). A Framework for Ethical Practice in Speech and Language Therapy. Available from www.cplol.eu ESLA (2019). Professional Profile. Available from www.eslaeurope.eu Fidalgo, A. (2017). Ética mínima : pequeno guia para tempos difíceis, 2ª ed., Lisboa: Gradiva. Hale, S.T. (2017). Ethics in the medical settings, Journal of Medical Speech-Language Pathology, pp. 353-359. Irwin, D. (2007). Ethics for speech-language pathologists and audiologists, New York: Thomson. Rosin Bonifácio, A.C. (2015). Ética na Saúde, Rio de Janeiro: Estácio. Serrão, D. (2015). Saúde: ética ou éticas, Sobre saúde, pp. 41-56. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Fátima Maia (fmaia@ufp.edu.pt) João Casqueira (jcasq@ufp.edu.pt) |