Unidade Curricular:Código:
Ética e Deontologia Profissional1023EDPR
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaTerapêutica da Fala3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular pretende fornecer aos alunos instrumentos e métodos de reflexão éticos sobre questões emergentes e persistentes que se colocam no exercício das diferentes profissões na área das Ciências da Saúde.
Os instrumentos e métodos de reflexão éticos serão aplicados aos conhecimentos adquiridos sobre as várias temáticas assinaladas nos conteúdos. Pretende-se que os alunos se familiarizem com o método deliberativo e com a reflexão (bio)ética a partir de textos literários narrativos, filmes e documentários, textos jornalísticos, informação válida veiculada por meios digitais.
OA1- Demonstrar conhecimentos nos domínios da Ética, Bioética e Deontologia profissional na Terapia da Fala
Conteúdos Programáticos:
1. Definições Gerais de Ética e de Deontologia.
1.1. A Moral e a Ética: sentidos etimológicos e definições.
1.2. Ética, Deontologia e Bioética
2. Bioética: princípios e fundamentos
2.1 Origens: Baby Does e os abusos na experimentação científica; o Código de Nuremberga; a Declaração de Helsínquia e o Relatório de Belmont
2.2 A Declaração de Barcelona (1998) e a perspectiva europeia sobre os princípios da Bioética: a autonomia, a dignidade, a integridade e a vulnerabilidade.
2.3 A Declaração Universal sobre a Bioética e os Direitos Humanos (UNESCO, 2005)
2.4 Deontologia do terapeuta da fala
2.5. Aprendizagem através de casos; metodologia deliberativa
3. Temas e problemas:
3.1 Ética e Investigação científica
3.2 O respeito pela vulnerabilidade e pela confidencialidade
3.3 O consentimento informado
3.4 Questões éticas no início e no fim de vida
4. A Terapia da Fala em Portugal
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos privilegiam a reflexão sobre as questões éticas e deontológicas na área dos Cuidados de Saúde, com enfoque na Terapia da Fala. Esta reflexão pretende que o futuro exercício profissional seja pautado por valores éticos, contribuindo para a Humanização, Integridade e Responsabilidade do mesmo.
CP 1,2,3,4-OA1
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologias ativas, colaborativas e expositivas:
1- Resolução de problemas em pequenos grupos;
2- Sessões de brainstorming de tópicos e questões a serem investigados pelos alunos;
3- Orientação da pesquisa realizada pelos alunos;
4- Resumo e síntese da pesquisa realizada pelos alunos e discussão em grupo;
5- Apresentação de conteúdos programáticos com recurso a projeções, exemplificações, casos clínicos em vídeo.
Avaliação:
Época normal
- Avaliação Distribuída
1) 1 Trabalhos individual e apresentação oral (20%+20%)
2) 2 Testes escritos (25%+25%)
3) Participação/ assiduidade (10%)
Época Recurso
- Exame (100%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino adoptadas para esta unidade curricular são coerentes com os objetivos definidos, uma vez que permitem um aprofundamento do conhecimento dos alunos e a sua participação ativa nas aulas através de estratégias ativas e colaborativas de aprendizagem, combinadas com métodos expositivos e tradicionais. O professor será um facilitador do processo de aprendizagem do aluno, fomentando o relacionamento dos conceitos-chave da unidade curricular, a capacidade de análise e a discussão e reflexão com a prática da terapia da fala. Objetivo1- metodologia ativa e expositiva- avaliação: testes escritos, trabalhos individuais e participação/ assiduidade.
Bibliografia:
APTF;Código Ético e Deontológico do Terapeuta da Fala, 1999 (Disponível em : www.aptf.org)
CPLOL;A Framework for Ethical Practice in Speech and Language Therapy, 2009 (Disponível em : www.cplol.eu)
Irwin, D.;Ethics for speech-language pathologists and audiologists, New York : Thomson., 2007
Body, R., McAllister, L;Ethics in Speech and Language Therapy, West Sussex : Wiley-Blackwell., 2009
ONU;Declaração Universal dos Direitos do Homem
Goldfarb, R. 2005. Ethics: a case study from fluency. UK: Plural Publishing.
Savater, F. 2008. Convite à Ética. Fim de Século Edições.
Savater, F. 2005. Ética para um jovem. Dom Quixote.
Gracia, D. 2008. Procedimentos de Decision en Etica Clinica. Tricastela. 2013. Construyendo Valores. Tricastela.
http://www.unesco-chair-bioethics.org/UI/D0101.aspx?uid=D8D0D83129B0ABEE
http://www.asha.org/default.htm
http://www.cplol.eu/