Unidade Curricular:Código:
Ética e Deontologia Profissional1023EDPR
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaTerapêutica da Fala3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular visa promover o desenvolvimento junto dos alunos da capacidade de análise, reflexão ética e aplicabilidade prática, sobre questões recorrentes ou emergentes que se colocam no exercício das diferentes profissões na área das Ciências da Saúde.
Especificamente, os Objetivos de Aprendizagem (OA) são os seguintes:
OA1 - Identificar instrumentos e realizar reflexão ética sobre questões recorrentes ou emergentes que se colocam no exercício das diferentes profissões na área das Ciências da Saúde;
OA2 - Aplicar instrumentos e métodos de reflexão ética a várias temáticas colocadas na prática profissional no âmbito da saúde;
OA3 - Identificar o perfil da conduta profissional recomendada para o Terapeuta da Fala, no contexto português e internacional;
OA4 - Reconhecer e justificar a pertinência da deontologia profissional na Terapia da Fala.
Conteúdos Programáticos:
CPI. Ética
1. Definição de conceitos: ética, deontologia, direito
2. Análise: Principais posições teóricas e prática
3. Principais organismos de supervisão
4. Sistema de regulação legal
5. Quadro internacional
6. Estudos de casos
7. O RGPD
8. Portfólios
CPII. Deontologia
9. O perfil do Terapeuta da Fala
10. A Terapia da Fala em Portugal e no mundo
11. O Código Deontológico do Terapeuta da Fala da APTF, ESLA e ASHA.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos privilegiam a reflexão sobre as questões éticas e deontológicas na área dos cuidados de saúde, com enfoque na Terapia da Fala. Esta reflexão pretende que o futuro exercício profissional seja pautado por valores éticos, contribuindo para a humanização, integridade e responsabilidade.
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular:
CP1 –OA1 e OA2
CP2- OA3 e OA4
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologias ativas, colaborativas e expositivas:
1. Resolução de problemas em pequenos grupos;
2. Sessões de brainstorming de tópicos e questões a serem investigados pelos alunos;
3. Orientação da pesquisa realizada pelos alunos;
4. Resumo e síntese da pesquisa realizada pelos alunos e discussão em grupo.
Avaliação:
Época Normal
CP1. Ética – Trabalho individual: Portfólios (50% da avaliação final)
CP2. Deontologia – Teste escrito (40% da avaliação final)
Participação nas atividades desenvolvidas nas aulas (10% da avaliação final)
Os estudantes devem realizar os vários momentos de avaliação.
Época de Recurso
- Exame (100%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino correspondem aos objetivos de aprendizagem definidos, uma vez que permitem um aprofundamento do conhecimento dos alunos e a sua participação ativa nas aulas através de estratégias ativas e colaborativas de aprendizagem, combinadas com métodos expositivos e tradicionais. O professor será um facilitador do processo de aprendizagem do aluno, fomentando o relacionamento dos conceitos-chave da unidade curricular, a capacidade de análise e a discussão e reflexão com a prática. O1 e O2- metodologias ativas, colaborativas e expositivas e - avaliação: trabalho individual + participação O3 e O4 - metodologias ativas, colaborativas e expositivas e - avaliação: teste escrito + participação
Bibliografia:
American Speech-Language-Hearing Association. (2016). Code of Ethics [Ethics]. Available from www.asha.org/policy
APTF (1999). Código Ético e Deontológico do Terapeuta da Fala. Available from www.aptf.org
Body, R., McAllister, L (2009). Ethics in Speech and Language Therapy, West Sussex: Wiley-Blackwell.
CPLOL (2009). A Framework for Ethical Practice in Speech and Language Therapy. Available from www.cplol.eu
ESLA (2019). Professional Profile. Available from www.eslaeurope.eu
Fidalgo, A. (2017). Ética mínima : pequeno guia para tempos difíceis, 2ª ed., Lisboa: Gradiva.
Hale, S.T. (2017). Ethics in the medical settings, Journal of Medical Speech-Language Pathology, pp. 353-359.
Irwin, D. (2007). Ethics for speech-language pathologists and audiologists, New York: Thomson.
Rosin Bonifácio, A.C. (2015). Ética na Saúde, Rio de Janeiro: Estácio.
Serrão, D. (2015). Saúde: ética ou éticas, Sobre saúde, pp. 41-56.