Unidade Curricular:Código:
Ética e Deontologia Profissional1023EDPR
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaTerapêutica da Fala3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular visa fornecer aos alunos instrumentos e métodos de reflexão ética sobre questões recorrentes ou emergentes que se colocam no exercício das diferentes profissões na área das Ciências da Saúde.
Os instrumentos e métodos de reflexão ética serão aplicados aos conhecimentos adquiridos sobre as várias temáticas assinaladas nos conteúdos.
Visa igualmente transmitir conhecimentos no domínio da deontologia profissional na Terapia da Fala.
Conteúdos Programáticos:
I. Parte ética
1. Definição de conceitos: ética, deontologia, direito
2. Análise: Principais posições teóricas e prática
3. Principais organismos de supervisão
4. Sistema de regulação legal
5. Quadro da União Europeia
6. Case studies em saúde
7. Análise: o RGPD
8. Finalização: Portfólios
II. Parte deontologia
9. A Terapia da Fala em Portugal
10. O código deontológico do Terapeuta da Fala do CPLOL
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos privilegiam a reflexão sobre as questões éticas e deontológicas na área dos cuidados de saúde, com enfoque na Terapia da Fala. Esta reflexão pretende que o futuro exercício profissional seja pautado por valores éticos, contribuindo para a humanização, integridade e responsabilidade.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologias ativas, colaborativas e expositivas:
1. Resolução de problemas em pequenos grupos;
2. Sessões de brainstorming de tópicos e questões a serem investigados pelos alunos;
3. Orientação da pesquisa realizada pelos alunos;
4. Resumo e síntese da pesquisa realizada pelos alunos e discussão em grupo.
Avaliação: Parte ética – Teste - Portfólios (60% da avaliação final); Parte
deontológica – Trabalho (40% da avaliação final). Os estudantes devem realizar ambos os momentos.
de avaliação.
Época de Recurso - Exame (100%)
Active, collaborative and expository methodologies:
1. Problem solving in small groups;
2. Brainstorming sessions of topics and issues to be researched by students;
3. Supervision of the research done by the students;
4. Summary and synthesis of the research done by the students and group discussion.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
objetivos definidos, uma vez que permitem um aprofundamento do conhecimento dos alunos e a sua participação ativa nas aulas através de estratégias ativas e colaborativas de aprendizagem, combinadas com métodos expositivos e tradicionais. O professor será um facilitador do processo de aprendizagem do aluno, fomentando o relacionamento dos conceitos-chave da unidade curricular, a capacidade de análise e a discussão e reflexão com a prática da terapia da fala. Metodologia ativa e expositiva - avaliação: trabalho individual, teste escrito, e participação/assiduidade.
Bibliografia:
American Speech-Language-Hearing Association (ASHA). http://www.asha.org/default.htm
APTF (1999). Código Ético e Deontológico do Terapeuta da Fala. www.aptf.org
Body, R., McAllister, L (2009). Ethics in Speech and Language Therapy, West Sussex: Wiley-Blackwell.
CPLOL (2009). A Framework for Ethical Practice in Speech and Language Therapy. www.cplol.eu
Fidalgo, A. (2017). Ética mínima : pequeno guia para tempos difíceis,  2ª ed., Lisboa: Gradiva. 
Goldfarb, R. (2005). Ethics: a case study from fluency. UK: Plural Publishing.
Hale, S.T. (2017). Ethics in the medical settings, Journal of Medical Speech-Language Pathology, pp. 353-359.  
Irwin, D. (2007). Ethics for speech-language pathologists and audiologists, New York: Thomson.
Serrão, D. (2015). Saúde: ética ou éticas, Sobre saúde, pp. 41-56.
Standing Liaison Committee of E.U. Speech and Language Therapists and Logopedists. http://www.cplol.eu/