Unidade Curricular: | Código: | ||
Ética e Deontologia Profissional | 1023EDPR | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Terapêutica da Fala | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 39 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta unidade curricular visa fornecer aos alunos instrumentos e métodos de reflexão ética sobre questões recorrentes ou emergentes que se colocam no exercício das diferentes profissões na área das Ciências da Saúde. Os instrumentos e métodos de reflexão ética serão aplicados aos conhecimentos adquiridos sobre as várias temáticas assinaladas nos conteúdos. Visa igualmente transmitir conhecimentos no domínio da deontologia profissional na Terapia da Fala. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
I. Parte ética 1. Definição de conceitos: ética, deontologia, direito 2. Análise: Principais posições teóricas e prática 3. Principais organismos de supervisão 4. Sistema de regulação legal 5. Quadro da União Europeia 6. Case studies em saúde 7. Análise: o RGPD 8. Finalização: Portfólios II. Parte deontologia 9. A Terapia da Fala em Portugal 10. O código deontológico do Terapeuta da Fala do CPLOL | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos privilegiam a reflexão sobre as questões éticas e deontológicas na área dos cuidados de saúde, com enfoque na Terapia da Fala. Esta reflexão pretende que o futuro exercício profissional seja pautado por valores éticos, contribuindo para a humanização, integridade e responsabilidade. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Metodologias ativas, colaborativas e expositivas: 1. Resolução de problemas em pequenos grupos; 2. Sessões de brainstorming de tópicos e questões a serem investigados pelos alunos; 3. Orientação da pesquisa realizada pelos alunos; 4. Resumo e síntese da pesquisa realizada pelos alunos e discussão em grupo. Avaliação: Parte ética – Teste - Portfólios (60% da avaliação final); Parte deontológica – Trabalho (40% da avaliação final). Os estudantes devem realizar ambos os momentos. de avaliação. Época de Recurso - Exame (100%) Active, collaborative and expository methodologies: 1. Problem solving in small groups; 2. Brainstorming sessions of topics and issues to be researched by students; 3. Supervision of the research done by the students; 4. Summary and synthesis of the research done by the students and group discussion. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
objetivos definidos, uma vez que permitem um aprofundamento do conhecimento dos alunos e a sua participação ativa nas aulas através de estratégias ativas e colaborativas de aprendizagem, combinadas com métodos expositivos e tradicionais. O professor será um facilitador do processo de aprendizagem do aluno, fomentando o relacionamento dos conceitos-chave da unidade curricular, a capacidade de análise e a discussão e reflexão com a prática da terapia da fala. Metodologia ativa e expositiva - avaliação: trabalho individual, teste escrito, e participação/assiduidade. | |||
Bibliografia: | |||
American Speech-Language-Hearing Association (ASHA). http://www.asha.org/default.htm APTF (1999). Código Ético e Deontológico do Terapeuta da Fala. www.aptf.org Body, R., McAllister, L (2009). Ethics in Speech and Language Therapy, West Sussex: Wiley-Blackwell. CPLOL (2009). A Framework for Ethical Practice in Speech and Language Therapy. www.cplol.eu Fidalgo, A. (2017). Ética mínima : pequeno guia para tempos difíceis, 2ª ed., Lisboa: Gradiva. Goldfarb, R. (2005). Ethics: a case study from fluency. UK: Plural Publishing. Hale, S.T. (2017). Ethics in the medical settings, Journal of Medical Speech-Language Pathology, pp. 353-359. Irwin, D. (2007). Ethics for speech-language pathologists and audiologists, New York: Thomson. Serrão, D. (2015). Saúde: ética ou éticas, Sobre saúde, pp. 41-56. Standing Liaison Committee of E.U. Speech and Language Therapists and Logopedists. http://www.cplol.eu/ |