Unidade Curricular: | Código: | ||
Ensino Clínico II | 1023EC2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Terapêutica da Fala | 8 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 104 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O1. Demonstrar, por escrito e oralmente, evidência de raciocínio clínico na análise e integração de dados sobre perturbações da comunicação, linguagem, fala e outras perturbações oro-motoras; O2. Identificar informação relevante em cada consulta realizada, estruturando-a nas etapas do raciocínio clínico (recolha de dados de anamnese, a implementação de protocolos e testes de avaliação, identificação e concretização de objetivos de intervenção com bases nos diferentes diagnósticos de funcionais); O3. Construir folhas de planeamento e registo de consulta para os casos acompanhados, interpretando os itens incluídos; O4. Dominar conhecimentos relativos à avaliação, diagnóstico e intervenção na área clínica do terapeuta da Fala, para elaborar um estudo de caso reflexivo; O5. Identificar assuntos chave e propor soluções terapêuticas | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1 Intervenção direta e observação do par terapêutico 2 Discussão dos casos clínicos (monitorização clínica+projeto da comunidade) 3 Construção do dossier de ensino clínico com a compilação de todos os estudos de caso acompanhados ao longo do semestre | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O O1 está associado aos conteúdos 1, 2 O O2 está associado aos conteúdos 1, 2 O O3 está associado aos conteúdos 3 O O4 está associado aos conteúdos 1, 2 O O5 está associado aos conteúdos 1 | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
O estágio decorre em contexto de prática clínica real na clínica pedagógica de TF-FP. A prática clínica direta é complementada com as reuniões de discussão clínica onde o orientador guia o aluno na elaboração do seu raciocínio clínico e pesquisa de PBE para implementar com os seus casos. Paralelamente, na componente de projeto na comunidade, depois de observado o contexto de implementação do projeto, os alunos fazem a identificação dos problemas existentes e, com a orientação do docente, é selecionado o foco de atuação assim como desenhado e implementado o projeto. São usadas estratégias como: Ensino colaborativo; Discussão em pequeno e grande grupo; Estudo de caso; sessões de brainstorming e role-play; Aprendizagem autodirigida. Avaliação: Orientação de 3 a 4 casos clínicos, com recurso COMPEC TF + participação nas reuniões de monitorização clínica + dossier de estágio - 70%. Participação ativa e assertiva na condução do projeto na comunidade - 30%. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
O objetivo de promover a consolidação e o desenvolvimento das competências adquiridas ao longo do curso, pela integração do estudante numa situação profissional estruturada com base num plano de intervenção, é coerente com uma metodologia que se concretiza no acompanhamento individualizado do estudante, por parte do docente supervisor. O objetivo 1 – Avaliação: Intervenção direta e observação do par terapêutico O objetivo 2 – Avaliação: Discussão dos casos clínicos (monitorização clínica e outras situações) O objetivo 3 – Avaliação: Construção do dossier de ensino clínico | |||
Bibliografia: | |||
Paul, R. (2007) Introduction to clinical methods in communication disorders Baltimore : Paul H. Brooks Publishing, 2007 Shipley, K.; McAfee, K. (2004) Assessment in speech-language pathology : a resource manual.Clifton Park : Delmar Learning Dwight, D. (2015). Here's how to do therapy: hands-on core skills in speech-language pathology. 2nd ed. San Diego: Plural Publishing. Kenneth G. Shipley, J. McAfee (2004). Assessment in speech-language pathology: a resource manual. 3ª ed. - Clifton Park: Delmar Learning, 28 cm + 1 CD-ROM |