Unidade Curricular:Código:
Discussão de Casos Baseados na Evidência II1188DCB2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaTerapia da Fala4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
a. Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão sobre o papel do Terapeuta da Fala (TF) nos domínios relacionados com as perturbações da comunicação humana e da deglutição;
b. Ser capaz de descrever a natureza das perturbações da fluência (etiologia, teorias e desenvolvimento) e de aplicar as suas formas de avaliação e intervenção nas diversas faixas etárias.
c. Ser capaz de analisar e refletir acerca de atividades terapêuticas que fazem parte do perfil de atuação do TF;
d. Recolher, selecionar e interpretar informação relevante, incluindo os aspectos sociais, científicos e éticos, de acordo com os estudos de caso apresentados;
e. Apresentar competências profissionais genéricas de raciocínio clínico, comunicação profissional, aprendizagem contínua e comportamento profissional.
Conteúdos Programáticos:
I - Análise e discussão de casos clínicos relacionados com diversas áreas de atuação do terapeuta da fala, tendo por base a prática baseada na evidência;
II - Análise e discussão de diferentes abordagens, programas e técnicas de intervenção do âmbito da Terapia da Fala;
III – Pesquisa e Análise de artigos de referência de práticas baseadas na evidência em Terapia da Fala
IV – Fluência e as suas perturbações
- Natureza da gaguez (introdução, etiologia, teorias, desenvolvimento)
- Avaliação e tratamento da gaguez e perturbações relacionadas
- Investigação em gaguez
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos a considerar pelo docente são definidos de acordo com as especificidades e necessidade de cada aluno, de acordo com os casos que lhe surgem na UC a decorrer no mesmo semestre de Ensino Clínico II. Consistem em orientações técnico-científicas indispensáveis à atuação clínica, conceção do plano de estágio e elaboração de relatórios intercalares e final de estágio. As discussões e análises referidas nos CP I, II e III orientam o aluno na compreensão e adoção das melhores práticas quanto à condução dos casos que estão à sua responsabilidade.
Os objetivos de aprendizagem relacionam-se com os conteúdos programáticos da seguinte forma: a, c, d, e - I, II, III; b- IV.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas teórico-práticas e práticas, centradas na exposição e discussão de casos clínicos, com ênfase na condução de um raciocínio clínico adequado à singularidade de cada um. É dada relevância à formulação de problemas clínicos e análise de diferentes respostas, com base em artigos científicos, partindo de casos reais (vídeo, estudos de caso em artigos científicos ou casos da clínica pedagógica). É incentivado o processo de diálogo.
Preenchimento de instrumentos de avaliação, com recurso a análise de casos em vídeo; Situações de role-play (de avaliação e intervenção).
Avaliação:
PL (50%)
Método ativo
Avaliação contínua referente à participação nas discussões das questão-problema-15%
Seleção, análise e apresentação de um artigo científico de prática baseada na evidência-15%
Apresentação estudo de caso-20%
TP(50%)
Método expositivo, método interrogativo, método demonstrativo
2 Testes de avaliação escrita -25%+25%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A execução pedagógica das aulas decorre de modo coerente com os objetivos fundamentais da UC. Assim, nesta UC os alunos aprenderão observar, avaliar e decidir, sabendo fundamentar as suas decisões. Sendo a unidade curricular constituída por aulas teóricas e práticas, as metodologias de ensino utilizadas enquadram-se nos melhores procedimentos usados nesta área. Assim, é feita a exposição das melhores práticas da TF encontradas na investigação publicada, promovendo a participação e análise crítica por parte dos estudantes, acompanhadas de exercícios de consolidação. Nestas aulas pretende-se desenvolver o conhecimento dos alunos e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados no contexto real clínico, sendo que a visualização das situações reais contribui para um melhor enquadramento e maior facilidade na perceção dos objetivos que se pretendem alcançar. Deste modo, os alunos aprenderão observando, analisando, refletindo e tomando decisões sobre os problemas e alternativas propostas, melhorando as suas competências nos temas em questão. Dada a dimensão ecológica e holística do tema da UC procurar-se-á, essencialmente, garantir o desenvolvimento das capacidades de aplicar em contextos diferentes os conhecimentos adquiridos, sob influência de diferentes fatores e variáveis, nomeadamente os contextos de atuação do TF. A verificação da perceção do entendimento dos mesmos conceitos ocorrerá com recurso ao método interrogativo e participativo. O desenvolvimento dos conhecimentos e das competências desta unidade curricular será efetuado através da realização de pequenos trabalhos práticos (e.g. estudos de caso, role-play), exercícios em sala de aula (e.g. relatórios de avaliação com base na observação de vídeos ) e em trabalho autónomo de pesquisa e aplicação das competências adquiridas em contexto real. Complementarmente, serão propostos trabalhos com utilização de casos concretos (em vídeo e na clínica pedagógica de TF da ESS-FP) ligados à área do Curso. Por fim, a avaliação dos alunos servirá para a aferição da eficácia das metodologias de ensino desenvolvidas na UC e, se necessário, no futuro poder-se-á realizar algumas correções nas metodologias de ensino.
Bibliografia:
Pesquisa na base de dados b-On, de acordo com as temáticas tratadas.
Livros / Books
• Guitar, B. (2019). Stuttering - An Integrated Approach to its Nature and Treatment. Philadelphia: Wolters Kluwer. ISBN 9781496346124.
• Froma, R., Worthington, C. (2021). Intervention for fluency. In: Treatment resource manual for speech-language pathology. San Diego, CA: Plural. ISBN 9781635501186.
Teses / Thesis
• Velente, R. (2009). Avaliac¸a~o de Crianc¸as com Disflue^ncia. Tese de Mestrado. Aveiro: Universidade de Aveiro.
• Germano, H. (2002). Gaguez: contributo da psicossomática para a sua compreensão e tratamento. Tese de Mestrado. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada.