Unidade Curricular:Código:
Discussão de Casos Baseados na Evidência II1023DCB2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaTerapêutica da Fala6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
1. Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão sobre o papel do Terapeuta da Fala (TF) nos domínios relacionados com as perturbações da comunicação humana e da deglutição;
2. Ser capaz de analisar e refletir acerca de atividades terapêuticas que fazem parte do perfil de atuação do TF;
3. Recolher, selecionar e interpretar informação relevante, incluindo os aspectos sociais, científicos e éticos, de acordo com os estudos de caso apresentados;
4. Apresentar competências profissionais genéricas de raciocínio clínico, comunicação profissional, aprendizagem contínua e comportamento profissional.
Conteúdos Programáticos:
I - Análise de vídeos de casos seguidos na Clínica Pedagógica da UFP;
II - Análise de videos ilustrativos de diferentes programas de intervenção;
III - Análise de artigos de referência de práticas baseadas na evidencia em Terapia da Fala
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A UC, dada a sua especificidade prática e de compilação e análise de conhecimento prévios, não tem CP pré-definidos. Os conteúdos a considerar pelo docente são definidos de acordo com as especificidades e necessidade de cada aluno, de acordo com os casos que lhe surgem na UC a decorrer no mesmo semestre de Ensino Clínico I. Consistem em orientações técnico-científicas indispensáveis à atuação clínica, conceção do plano de estágio e elaboração de relatórios intercalares e final de estágio. As discussões e análises referidas nos CP I, II e III orientam o aluno na compreensão e adoção das melhores práticas quanto à condução dos casos que estão à sua responsabilidade.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas são teóricas e práticas, centradas na exposição e discussão de estudos de caso, com ênfase na condução de um raciocínio clínico adequado à singularidade de cada caso. É dada grande relevância à formulação de problemas clínicos e análise de diferentes possibilidades de resposta, com base em artigos científicos de referência, partindo de casos reais (video, estudos de caso em artigos cientificos ou casos da clínica pedagógica). É incentivado o processo de diálogo.
Preenchimento de instrumentos de avaliação sobre a comunicação e linguagem, com recurso a análise de casos em vídeo; Situações de rol-play (de avaliação e intervenção).
Avaliação:
PL
Avaliação contínua referente à participação nas discussões de caso (20%)
Seleção, análise e apresentação de um artigo cientifico de prática baseada na evidência (30%)
T e TP:
Avaliação contínua referente à participação nas discussões de caso (20%)
Teste de avaliação escrito (30%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A execução pedagógica das aulas decorre de modo coerente com os objetivos fundamentais da UC. Assim, nesta UC os alunos aprenderão observar, avaliar e decidir, sabendo fundamentar as suas decisões. Sendo a unidade curricular constituída por aulas teóricas e práticas, as metodologias de ensino utilizadas enquadram-se nos melhores procedimentos usados nesta área. Assim, é feita a exposição das melhores práticas da TF encontradas na investigação publicada, promovendo a participação e análise crítica por parte dos estudantes, acompanhadas de exercícios de consolidação. Nestas aulas pretende-se desenvolver o conhecimento dos alunos e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados no contexto real clínico, sendo que a visualização das situações reais contribuem para um melhor enquadramento e maior facilidade na perceção dos objetivos que se pretendem alcançar. Deste modo, os alunos aprenderão observando, analisando, refletindo e tomando decisões sobre os problemas e alternativas propostas, melhorando as suas competências nos temas em questão. Dada a dimensão ecológica e holística do tema da UC procurar-se-á, essencialmente, garantir o desenvolvimento das capacidades de aplicar em contextos diferentes os conhecimentos adquiridos, sob influência de diferentes fatores e variáveis, nomeadamente os contextos de atuação do TF. A verificação da perceção do entendimento dos mesmos conceitos ocorrerá com recurso ao método interrogativo e participativo. O desenvolvimento dos conhecimentos e das competências desta unidade curricular será efetuado através da realização de pequenos trabalhos práticos (e.g. estudos de caso, role-play), exercícios em sala de aula (e.g. relatórios de avaliação com base na observação de vídeos ) e em trabalho autónomo de pesquisa e aplicação das competências adquiridas em contexto real. Complementarmente, serão propostos trabalhos com utilização de casos concretos (em vídeo e na clínica pedagógica de TF da UFP) ligados à área do Curso. Por fim, a avaliação dos alunos servirá para a aferição da eficácia das metodologias de ensino desenvolvidas na UC e, se necessário, no futuro poder-se-á realizar algumas correções nas metodologias de ensino.
Bibliografia:
Pesquisa na base de dados b-On, de acordo com as temáticas tratadas.