Unidade Curricular:Código:
Construção e Validação de Instrumentos1023CVI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaTerapêutica da Fala4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
a) Os alunos devem demonstrar possuir conhecimentos e capacidade de compreensão sobre Construção e Validação de Instrumentos a um nível que corresponda e se apoie em livros de texto avançados;
b) Os alunos devem saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na área da Construção e Validação de Instrumentos;
c) Os alunos devem mostrar capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente no âmbito da Construção e Validação de Instrumentos, que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizem e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes;
d) Os alunos devem ser dotados de competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas.
Conteúdos Programáticos:
P: 1. Construção de instrumentos de medida:
1.1 Tipos de instrumentos de medida
1.2 Tipos de perguntas e respostas
1.3 Formas de aplicação dos instrumentos de medida
1.4 Formas de recolha e registo dos dados
1.5 Cuidados a ter na preparação dos instrumentos de medida
T: 2. Adaptação e validação de instrumentos de avaliação.
2.1. Etapas do processo.
2.2. Propriedades psicométricas.
2.2.1. Validade e seus tipos.
2.2.2. Fidelidade e seus tipos.
2.2.3. Sensibilidade.
2.3. Outras características recomendadas na avaliação em saúde.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
a) Desenvolver conhecimentos e capacidade de compreensão sobre Construção (1.1., 1.2., 1.3., 1.4, 1.5) e Validação (2.1; 2.2; 2.3) de Instrumentos a um nível que corresponda e se apoie em livros de texto avançados;
b) Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na área da Construção e Validação de Instrumentos: pontos 1 e 2;
c) Mostrar capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente no âmbito da Construção (1.1., 1.2., 1.3., 1.4, 1.5) e Validação (2.1; 2.2; 2.3) de Instrumentos, que habilite a fundamentar as soluções preconizadas e os juízos emitidos, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes;
d) Desenvolver competências que permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas (2.1, 2.2, 2.3).
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
No decurso das horas de contacto são privilegiadas as metodologias de ensino expositiva, demonstrativa, participativa e ativa:
- apresentação dos temas nas aulas, solicitando a intervenção dos alunos através de questões;
- indicação prévia de bibliografia e sua discussão, estimulando a articulação com conhecimentos e experiências anteriores dos alunos;
- treino de competências ao nível da pesquisa bibliográfica e de investigação científica;
- apresentação oral e escrita por parte dos alunos (seguida de clarificações sempre que necessário; cf. TPC);
As horas de não-contacto são dedicadas ao trabalho autónomo do aluno.
A avaliação contínua: prova teórica oral de verificação de conhecimentos relativos à validação de instrumentos (componente T; 50% da nota final), trabalho individual de construção e aplicação de um questionário relacionado com a terapia da fala (30% da nota final) e participação ativa e assertiva nas atividades propostas durante as horas de contacto (20% da nota final).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Desenvolver conhecimentos e capacidade de compreensão sobre Construção e Validação de Instrumentos a um nível que corresponda e se apoie em livros de texto avançados: Expositiva, Demonstrativa e Participativa; - Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na área da Construção e Validação de Instrumentos: Expositiva, Demonstrativa, Participativa e Activa; - Mostrar capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente no âmbito da Construção e Validação de Instrumentos, que habilite a fundamentar as soluções preconizadas e os juízos emitidos, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes: Expositiva, Demonstrativa, Participativa e Activa; - Desenvolver competências que permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas: Expositiva, Demonstrativa, Participativa e Activa.
Bibliografia:
Artigos científicos seleccionados.
Almeida, L. S., & Freire, T. (2008). Metodologia da investigação em psicologia e educação (5ª ed.). Braga: Psiquilíbrios.
Cooper, H. (Ed.). (2012). APA handbook of research methods in psychology. Vol. I - Foundations, planning, measures, and psychometrics. Washington: American Psychological Association.
Ribeiro, J. L. P. (2010). Metodologia de investigação em psicologia e saúde (3ª ed.). Porto: Legis/Livpsic.
Docente (* Responsável):
Conceição Manso (cmanso@ufp.edu.pt)
Pedro Melo Pestana (ppestana@ufp.edu.pt)