Unidade Curricular: | Código: | ||
Construção e Validação de Instrumentos | 1023CVI | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Terapêutica da Fala | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
a) Os alunos devem demonstrar possuir conhecimentos e capacidade de compreensão sobre Construção e Validação de Instrumentos a um nível que corresponda e se apoie em livros de texto avançados; b) Os alunos devem saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na área da Construção e Validação de Instrumentos; c) Os alunos devem mostrar capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente no âmbito da Construção e Validação de Instrumentos, que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizem e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes; d) Os alunos devem ser dotados de competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
P: 1. Construção de instrumentos de medida: 1.1 Tipos de instrumentos de medida 1.2 Tipos de perguntas e respostas 1.3 Formas de aplicação dos instrumentos de medida 1.4 Formas de recolha e registo dos dados 1.5 Cuidados a ter na preparação dos instrumentos de medida T: 2. Adaptação e validação de instrumentos de avaliação. 2.1. Etapas do processo. 2.2. Propriedades psicométricas. 2.2.1. Validade e seus tipos. 2.2.2. Fidelidade e seus tipos. 2.2.3. Sensibilidade. 2.3. Outras características recomendadas na avaliação em saúde. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
a) Desenvolver conhecimentos e capacidade de compreensão sobre Construção (1.1., 1.2., 1.3., 1.4, 1.5) e Validação (2.1; 2.2; 2.3) de Instrumentos a um nível que corresponda e se apoie em livros de texto avançados; b) Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na área da Construção e Validação de Instrumentos: pontos 1 e 2; c) Mostrar capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente no âmbito da Construção (1.1., 1.2., 1.3., 1.4, 1.5) e Validação (2.1; 2.2; 2.3) de Instrumentos, que habilite a fundamentar as soluções preconizadas e os juízos emitidos, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes; d) Desenvolver competências que permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas (2.1, 2.2, 2.3). | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
No decurso das horas de contacto são privilegiadas as metodologias de ensino expositiva, demonstrativa, participativa e ativa: - apresentação dos temas nas aulas, solicitando a intervenção dos alunos através de questões; - indicação prévia de bibliografia e sua discussão, estimulando a articulação com conhecimentos e experiências anteriores dos alunos; - treino de competências ao nível da pesquisa bibliográfica e de investigação científica; - apresentação oral e escrita por parte dos alunos (seguida de clarificações sempre que necessário; cf. TPC); As horas de não-contacto são dedicadas ao trabalho autónomo do aluno. A avaliação contínua: prova teórica oral de verificação de conhecimentos relativos à validação de instrumentos (componente T; 50% da nota final), trabalho individual de construção e aplicação de um questionário relacionado com a terapia da fala (30% da nota final) e participação ativa e assertiva nas atividades propostas durante as horas de contacto (20% da nota final). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Desenvolver conhecimentos e capacidade de compreensão sobre Construção e Validação de Instrumentos a um nível que corresponda e se apoie em livros de texto avançados: Expositiva, Demonstrativa e Participativa; - Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na área da Construção e Validação de Instrumentos: Expositiva, Demonstrativa, Participativa e Activa; - Mostrar capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente no âmbito da Construção e Validação de Instrumentos, que habilite a fundamentar as soluções preconizadas e os juízos emitidos, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes: Expositiva, Demonstrativa, Participativa e Activa; - Desenvolver competências que permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas: Expositiva, Demonstrativa, Participativa e Activa. | |||
Bibliografia: | |||
Artigos científicos seleccionados. Almeida, L. S., & Freire, T. (2008). Metodologia da investigação em psicologia e educação (5ª ed.). Braga: Psiquilíbrios. Cooper, H. (Ed.). (2012). APA handbook of research methods in psychology. Vol. I - Foundations, planning, measures, and psychometrics. Washington: American Psychological Association. Ribeiro, J. L. P. (2010). Metodologia de investigação em psicologia e saúde (3ª ed.). Porto: Legis/Livpsic. |