Unidade Curricular:Código:
Construção e Validação de Instrumentos1023CVI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaTerapêutica da Fala4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
a) Os alunos devem demonstrar possuir conhecimentos e capacidade de compreensão sobre Construção e Validação de Instrumentos a um nível que corresponda e se apoie em livros de texto avançados;
b) Os alunos devem saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na área da Construção e Validação de Instrumentos;
c) Os alunos devem mostrar capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente no âmbito da Construção e Validação de Instrumentos, que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizem e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes;
d) Os alunos devem ser dotados de competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas.
Conteúdos Programáticos:
T: 1. Validação de instrumentos.
1.1. Processo.
1.2. Validade e seus tipos.
1.3. Fidelidade e seus tipos.
1.4. Sensibilidade.
1.5. Outras características recomendadas na avaliação em saúde.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
T:- Desenvolver conhecimentos e capacidade de compreensão sobre Construção e Validação de Instrumentos a um nível que corresponda e se apoie em livros de texto avançados: pontos 1.1., 1.2., 1.3., 1.4, 1.5;
- Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na área da Construção e Validação de Instrumentos: pontos 1.1., 1.2, 1.3, 1.3, 1.5.;
- Mostrar capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente no âmbito da Construção e Validação de Instrumentos, que habilite a fundamentar as soluções preconizadas e os juízos emitidos, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes: pontos 1.1., 1.2, 1.3., 1.4., 1.5.;
- Desenvolver competências que permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas: pontos 1.1., 1.2., 1.3., 1.4., 1.5.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
T: Expositiva, Demonstrativa e Participativa.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
T:- Desenvolver conhecimentos e capacidade de compreensão sobre Construção e Validação de Instrumentos a um nível que corresponda e se apoie em livros de texto avançados: Expositiva, Demonstrativa e Participativa; - Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na área da Construção e Validação de Instrumentos: Expositiva, Demonstrativa e Participativa; - Mostrar capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente no âmbito da Construção e Validação de Instrumentos, que habilite a fundamentar as soluções preconizadas e os juízos emitidos, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes: Expositiva, Demonstrativa e Participativa; - Desenvolver competências que permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas: Expositiva, Demonstrativa e Participativa.
Bibliografia:
Almeida & Freire (2005)
Ribeiro (2010)