Unidade Curricular: | Código: | ||
Comunicação e Linguagem na Criança | 1188CLC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Terapia da Fala | 7 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 91 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1. Conhecer o desenvolvimento linguístico-comunicativo da criança 2.Conhecer os fatores biológicos e ambientais relacionados com o desenvolvimento 3. Escolher e aplicar uma anamnese infantil 4. Conhecer diferentes formas e dimensões de avaliação linguístico (oral e escrito) comunicativa, e saber selecionar a mais adequada a cada caso 5. Conhecer os diferentes quadros de alterações da comunicação e linguagem (oral e escrita) na infância 6. Estabelecer o diagnóstico diferencial 7. Conhecer diferentes programas de intervenção para as de alterações da comunicação e linguagem (oral e escrita) na infância 8. Reconhecer a importância da capacidade de delinear um plano de intervenção eclético e holístico, adequado à singularidade de cada caso 9. Reconhecer a importância do trabalho de equipa | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1. Desenvolvimento da comunicação, linguagem oral e escrita (revisão) CP2. Recolha de informação acerca da criança e da família – anamnese CP3. Avaliação da comunicação e da linguagem oral na criança 3.1. Avaliação formal vs informal 3.2. Perfil Comunicativo e Pragmática 3.3. Morfologia, Sintaxe; Fonologia e Semântica CP4. Perturbações da comunicação e da linguagem oral na criança (Diagnóstico terapêutico) 4.1. Perturbação do desenvolvimento de linguagem /Perturbação da Linguagem 4.2. Late talkers 4.3. Disfunção da comunicação/Necessidades complexas de comunicação 4.4. Diagnóstico diferencial CP5. Intervenção: 5.1. Diferentes abordagens 5.2. Elaboração do plano de intervenção (Linha de Base; Objectivos; Estratégias; Trabalho de Equipa, Implementação Compreensiva) CP6. Avaliação e intervenção ao nível da linguagem escrita 6.1 Avaliação dos erros ortográficos e relação com o desenvolvimento fonológico e da narrativa escrita 6.2 Estratégias de intervenção | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
É feita uma exploração integrada e progressiva do programa da UC, permitindo que os alunos desenvolvam os conhecimentos e as competências previstas nos objetivos, garantindo-se assim coerência entre os conteúdos programáticos e objetivos. Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular: CP1 –OA1; CP2 – OA2, e 3; CP3 e CP6- OA4; CP4 – OA5 e 6; CP5 – OA7, 8 e 9. No CP1 é feita uma revisão do desenvolvimento normal da linguagem oral e escrita (conteúdos já abordados na UC de 1º ano, 2º semestre Psicolínguistica e desenvolvimento da linguagem). Em CP2 e CP3 são abordados os procedimentos necessários para a avaliação da comunicação e linguagem da criança. Em CP4 são focadas as categorias nosológicas relacionadas com as perturbações da comunicação e linguagem na criança e em CP5 os programas e estratégias de intervenção mais relevantes. No CP6 são focados aspetos relacionados com a linguagem escrita | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As aulas teórico-práticas são centradas na exposição e discussão dos conteúdos do programa e na resolução de casos práticos. É dada relevância à formulação de problemas clínicos e análise de diferentes possibilidades de resposta, partindo de casos reais (videos ou casos da clínica pedagógica). É incentivado o processo de diálogo. As orientações tutoriais são destinadas ao apoio da construção e análise de um estudo de caso real. - Apresentação dos conteúdos programáticos com recurso a projeções, explicações no quadro, exemplificações, casos clínicos em vídeo e observação de casos reais da clínica pedagógica de terapia da fala da UFP. - Preenchimento de instrumentos de avaliação com recurso a análise de casos em vídeo - Situações de rol-play (de avaliação e intervenção). Nas aulas práticas os alunos elaboram um estudo de caso. Avaliação: Apresentação de trabalho de Grupo (30%); Participação assertiva em sala de aula (20%); Teste escrito (50%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A execução pedagógica das aulas decorre de modo coerente com os objetivos fundamentais da UC, e seus conteúdos programáticos. Assim, nesta UC os alunos aprenderão observar, avaliar e decidir, sabendo fundamentar as suas decisões. Sendo a unidade curricular constituída por aulas teórico-práticas e práticas, as metodologias de ensino utilizadas enquadram-se nos melhores procedimentos usados nesta área. Desta forma, a exposição das teorias e conceitos chave de comunicação e linguagem na criança terão sempre a participação e análise crítica por parte dos estudantes, acompanhadas de exercícios de consolidação. Nestas aulas pretende-se desenvolver o conhecimento dos alunos e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados no contexto real clínico, sendo que a visualização das situações reais contribuem para um melhor enquadramento e maior facilidade na perceção dos objetivos que se pretendem alcançar. Deste modo, os alunos aprenderão observando, analizando, refletindo e tomando decisões sobre os problemas e alternativas propostas, melhorando as suas competências nos temas em questão. Dada a dimensão ecológica e holística do tema da UC (comunicação e linguagem da criança) procurar-se-á, essencialmente, garantir o desenvolvimento das capacidades de aplicar em contextos diferentes os conhecimentos adquiridos, sob influência de diferentes fatores e variáveis, nomeadamente os contextos de vida da criança. A verificação da perceção do entendimento dos mesmos conceitos ocorrerá com recurso ao método interrogativo e participativo. O desenvolvimento dos conhecimentos e das competências desta unidade curricular será efetuado através da realização de pequenos trabalhos práticos (e.g. estudos de caso, role-play), exercícios em sala de aula (e.g. relatórios de avaliação de crianças com base na observação de vídeos ) e em trabalho autónomo de pesquisa e aplicação das competências adquiridas em contexto real. Complementarmente, serão propostos trabalhos com utilização de casos concretos (em vídeo e na clínica pedagógica de TF da UFP) ligados à área do Curso. Por fim, a avaliação dos alunos servirá para a aferição da eficácia das metodologias de ensino desenvolvidas na UC e, se necessário, no futuro poder-se-á realizar algumas correções nas metodologias de ensino. | |||
Bibliografia: | |||
Law et al (2017) What Works': Interventions for children and young people with speech, language and communication needs. https://dera.ioe.ac.uk/16323/2/DFE-RR247-BCRP10.pdf Stone et al (2014) Handbook of language and literacy : development and disorders 2ª ed. - New York: Guildford Owens (2014) Language disorders : a functional approach to assessment and intervention .6th ed. - Boston: Pearson Owens (2018) Early language intervention for infants, toddlers and preschoolers / New York: Pearson Paul et al (2018) Language disorders : from infancy through adolescence : listening, speaking, reading, writing and, 5ª ed. - Missouri : Elsevier | |||
Docente (* Responsável): | |||
Fátima Maia (fmaia@ufp.edu.pt) Vânia Peixoto (vpeixoto@ufp.edu.pt) |