Unidade Curricular: | Código: | ||
Comunicação e Linguagem no Adulto | 1188CLA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Terapia da Fala | 7 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 91 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Objetivos de aprendizagem (OA): OA1- Definir as perturbações da linguagem e comunicação no adulto: afasia, disartria, apraxia da fala e perturbações cognitivo-comunicativas. OA2-Reconhecer os parâmetros, processos e contextos de avaliação (formal e informal) da linguagem e co1municação no adulto, e fazer o diagnóstico diferencial. OA3-Dominar as principais abordagens e estratégias de intervenção em perturbações da linguagem e comunicação no adulto. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1-Afasia 1.1.-Definição e terminologia 1.2.-Etiologia e epidemiologia 1.3.-Avaliação 1.4.-Intervenção 1.5.-Estudos de caso CP2-Perturbações motoras da fala: disartria e apraxia da fala 2.1.-Definição e terminologia 2.2.-Etiologia e epidemiologia 2.3.-Avaliação 2.4.-Intervenção 2.5.-Estudos de caso CP3-Perturbações cognitivo-comunicativas 3.1.-Definição e terminologia 3.2.-Etiologia e epidemiologia 3.3.-Avaliação 3.4.-Intervenção 3.5.-Estudos de caso | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular: CP1.1. corresponde ao OA1 CP1.2. corresponde ao OA1 CP1.3. corresponde ao OA2 CP1.4. corresponde ao OA3 CP1.5. corresponde ao AO 2 e 3 CP2.1. corresponde ao OA1 CP2.2. corresponde ao OA1 CP2.3. corresponde ao OA2 CP2.4. corresponde ao OA3 CP2.5. corresponde ao AO 2 e 3 CP3.1. corresponde ao OA1 CP3.2. corresponde ao OA1 CP3.3. corresponde ao OA2 CP3.4. corresponde ao OA3 CP3.5. corresponde ao AO 2 e 3 No CP1 serão abordados os construtos relacionados com a afasia. No CP2 serão abordados os construtos relacionados com as perturbações motoras da fala, nomeadamente as disartrias e a apraxia da fala. No CP3 serão abordados os construtos relacionados com perturbações cognitivo-comunicativas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas teórico-práticas - Apresentação dos conteúdos programáticos com recurso a projeções, explicações no quadro, exemplificações, vídeos e áudios. - Resumo e discussão de artigos científicos. - Elaboração de pequenos exercícios nas aulas, esclarecimento de dúvidas e role-plays. Avaliação: Época normal - Avaliação distribuída: Professor Pedro Pestana: 1 teste + apresentação de 1 trabalho individual Docente Rita Alegria: 1 testes escritos Época de recurso – Exame | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A unidade curricular constituída por aulas teórico-práticas. Desta forma, a exposição das teorias e conceitos chave da linguagem e comunicação no adulto terão sempre a participação e análise crítica por parte dos estudantes, acompanhadas de exercícios de consolidação. A verificação do entendimento dos mesmos conceitos ocorrerá com recurso ao método interrogativo. O desenvolvimento dos conhecimentos e das competências desta unidade curricular será efetuado através da realização de trabalhos práticos (e.g. estudos de caso, role-play), exercícios em sala de aula e em trabalho autónomo de pesquisa e aplicação das competências adquiridas. | |||
Bibliografia: | |||
Basso A. (2003). Aphasia and its therapy. New York: Oxford University Press. Chapey, R. (Ed.). (2008). Language intervention strategies in aphasia and related neurogenic communication disorders. 5th ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins. Oliveira, D.P. (2009). A intervenção do terapeuta da fala na afasia e na pessoa com afasia. In: Peixoto, V. & Rocha, J. (Orgs.). Metodologias de intervenção em terapia da fala. Porto: Edições UFP. Fonsenca, J. (Org). Afasia e comunicação após lesão cerebral. Lisboa : Papa-Letras SPTF (Org). Dicionário terminológico de terapia da fala. Lisoba: Papa-Letras. |