Unidade Curricular: | Código: | ||
Comunicação Aumentativa e Alternativa | 1188CAUA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Terapia da Fala | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O1. Refletir acerca da importância da comunicação interpessoal e identificar todas as formas de comunicação existentes para além da fala O2. Dominar conhecimentos básicos acerca da comunicação gestual e gráfica O3. Identificar candidatos a programas de CAA e justificar a pertinência da sua aplicação O4. Avaliar e identificar as competências e as necessidades comunicativas da pessoa com necessidade de CAA e delinear intervenção ajustada, com aplicação de estratégias específicas O5. Perceber a necessidade de atender às características culturais e ambientais para melhor adequação do processo de intervenção O6. Planificar atividades que considerem as necessidades especiais da pessoa com alterações de comunicação O7. Identificar competências para o desenvolvimento de um trabalho em equipa (com a família) no âmbito da CAA, com conhecimento do papel dos vários intervenientes O8. Dominar conhecimentos de avaliação e intervenção relativos ao uso de produtos de apoio para a comunicação | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP 1. Comunicação Interpessoal 1.1. Reportório Individual 1.2. Barreiras e Atitudes Facilitadoras 1.3. Comunicação: Oral e Não Oral/Verbal e Não Verbal CP 2. Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) 2.1. Formas 2.2. Candidatos 2.3. Objetivos 2.4. Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação 2.5. Tipos de SAAC: sistemas com ajuda, sem ajuda e mistos 2.6. Vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de sistemas de comunicação CP 3. Processo de avaliação/intervenção em CAA 3.1. Candidatos/Contextos/Interlocutores 3.2. Atividades e Participação - Participation Model 3.3. Funções, formas e conteúdos 3.4. Seleção de vocabulário, organização e ampliação 3.5. Instrumentos e estratégias de intervenção 3.6. Produtos de apoio para a comunicação 3.7. Trabalho em Equipa | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O Conteúdo Programático 1 está associado ao objetivo 1, 4, 5 O Conteúdo Programático 2 está associado ao objetivo 2, 3, 4 O Conteúdo Programático 3 está associado ao objetivo 4, 5, 6, 7, 8 | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
a) Expositivo; b) Colaborativo; c) Elaboração de trabalhos; d) Discussão em pequeno e grande grupo; e) Aprendizagem auto-dirigida Avaliação distribuída: - teste escrito, com nota mínima de 9 valores, com ponderação de 50%. - Trabalho individual, com nota minima de 9,5, com ponderação de 30% (ponderação de 70% para a parte escrita e 30% para a apresentação oral) - Participação ativa e assertiva nas atividades conduzidas em sala de aula, com ponderação de 20% Nota final da unidade curricular: (teste escrito)*0,5+[(70%+30% trabalho individual)*0,3+(participação)*0,2 Avaliação nas Épocas Normal, de Recurso e Especial: - Só poderá ser realizado exame relativamente à componente teórica | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
O objetivo 1 – método a), b), c), e) O objetivo 2 – método b), c), d), e) O objetivo 3 – método b), c), d), e), f) O objetivo 4 – método c), d), e), f) O objetivo 5 – método c), d), e) O objetivo 6 – método a), b), c), e), f) O objetivo 7 – método a), c), d), e), f) O objetivo 8 – método a), c), d), e), f) | |||
Bibliografia: | |||
Martinsen, H.; von Tetzchener, S. (2000) Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa. Porto Editora: colecção Educação Especial nº 10 Soto G., Zangari C. (2009). Practically speaking: Language, literacy, & academic development for students with AAC needs. Baltimore: Paul H. Brookes Publishing Co. Alant, E. & Lloyd, L. (ed.) (2009). Augmentative and alternative communication and severe disabilities : beyond poverty. London ; Philadelphia : Whurr Publishers. Beukelman, D. & Mirenda, P. (ed) (2005). Augmentative and alternative communication : supporting children and adults with complex communication needs. Baltimore ; London ; Sydney : Paul H. Brookes Publishing Co. Schlosser, R. W. (2003). The efficacy of augmentative and alternative communication : toward evidence-based practice. San Diego : Academic Press. Owens JR, R.E. (2018). Early language intervention for infants, toddlers and preschoolers. New York: Pearson. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Fátima Maia (fmaia@ufp.edu.pt) Vânia Peixoto (vpeixoto@ufp.edu.pt) |