Unidade Curricular: | Código: | ||
Biofísica e Biomecânica | 1188BBIO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Terapia da Fala | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
OA1 -Conhecer os métodos e ferramentas básicas para o estudo da biofísica e biomecânica. OA2 -Introduzir os fundamentos da cinética e cinemática. Aplicar os conceitos de cinética e cinemática na análise das atividades humanas e técnicas de intervenção terapêutica. OA3 - Apresentar as técnicas de análise quantitativa de estados de equilíbrio estático. OA4 - Determinar valores de forças e momentos de forças em estruturas do sistema músculo-esquelético. OA5 - Compreender a noção de elasticidade e deformação mecânica no sistema músculo-esquelético. OA6 – Compreender a noção de fluído e aplicação de leis físicas em sistemas biológicos. OA7 – Compreender as noções básicas da mecânica das vibrações. Compreender a aplicação dos ultra-sons na Medicina OA8 - Apresentar noções básicas de eletricidade e bio-potenciais. Compreender a sua aplicação em sistemas biológicos. OA9 – Relacionar medidas bioelétricas com estimulação funcional. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CAP.1 - Introdução e Considerações Gerais. CAP.2 - Cinemática e Dinâmica em Biomecânica. CAP.3 - Propriedades dos Materiais. CAP.4 - Biomecânica das vibraçõeses: Ondas e som. CAP.5 - Bioelectricidade | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os capítulos (CAP) apresentados no programa da unidade curricular corresponderão aos seguintes objectivos e competências a atingir (OA): CAP.1 - visa atingir OA: 1. CAP.2 - visa atingir OA: 2, 3, e 4. CAP.3 - visa atingir OA: 5 e 6. CAP.4 - visa atingir OA: 7. CAP.5 - visa atingir OA: 8 e 9. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
M1 - Utilização da plataforma de e-learning (CANVAS) para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno. M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em problemas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem. M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa bibliográfica. M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo. M5 - Recorrer-se-á, ainda, à utilização de vídeos de demonstração de técnicas para o estudo do movimento de modo a promover a discussão dos fundamentos físicos a elas inerentes. A avaliação é realizada através de: (a) um teste escrito presencial (com peso de 60% na classificação final) e; (b) 2 ou 3 questionários de avaliação (com peso médio de 40% na classificação final) a realizar em sala de aula ou através da plataforma de e-learning da UFP. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno. Para a prossecução de todos os objetivos. M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em problemas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem. Para a prossecução dos AO 2 a OA 9; M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa. Para a prossecução dos OA 5 a OA 9; M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo. Para a prossecução de todos os objetivos. M5 - Recorrer-se-á, ainda, à utilização de vídeos de demonstração de técnicas relevantes em fisioterapia para promover a discussão dos fundamentos físicos a elas inerentes. Para a prossecução de OA 2 a OA 9. | |||
Bibliografia: | |||
[1] K. Franklin, P. Muir, T. Scott and P. Yates, Introduction to Biological Physics for the Health and Life Sciences, 2Ed., John Wiley and Sons, 2019 (ISBN: 9781118934487). [2] J. A. Tuszynski and J. M. Dixon, Biomedical Applications of Introductory Physics, John Wiley & Sons, 2002 (ISBN: 9780471412953). [3] J. D. Cutnell, K. W. Johnson, D. Young and S. Stadler, Physics, 10Ed. John Wiley & Sons, 2015 (ISBN: 9781118486894). [4] J. Hamil and K. M. Knutzen, Biomechanical Basis of Human Movement, 2Ed., Lippincott Williams & Wilkins, 2003 (ISBN: 0781734053). [5] P. : McGinnis, Biomechanics of Sport and Exercise, 2Ed., Human Kinetics 2005 (ISBN: 0736051015). [6] S. Grimmes and O. G. Martinsen, Bioimpedance and Bioelectricity Basics, 2Ed., Academic Press, 2008 (ISBN: 9780123740045) [7] R.Plonsey and R. C. Barr, Bioelectricity A Quantitative Approach, 3Ed., Springer, 2007 (ISBN: 9780387488646). | |||
Docente (* Responsável): | |||
Maria Guerreiro (mariajoao@ufp.edu.pt) |