Unidade Curricular:Código:
Biofísica e Biomecânica1023BBIO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaTerapêutica da Fala4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Objectivos e competências a serem atingidos (OA).
OA 1. Compreender a relação entre grandezas físicas e o seu significado e a mecânica ondulatória.
OA 2. Identificar e entender uma variação oscilatória.
OA 3. Analisar fenómenos de carácter oscilatório com interesse na prática clínica e no dia à dia.
OA 4. Conhecer e explicar alguns os conceitos fundamentais de mecânica ondulatória.
OA 5. Entender os fenómenos de ressonância.
OA 6. Conhecer os aparelhos mais importantes para a geração e captação de som.
OA 7. Compreender os fenómenos biofísicos inerentes à dinâmica da expansão e retração alveolar.
OA 8. Aplicar os conceitos físicos da mecânica dos fluidos (gasosos) e mecânica ondulatória (ondas sonoras) ao fluxo aéreo na árvore respiratória.
OA 9. Compreender o mecanismo de geração das ondas sonoras pelo aparelho fonador humano.
Conteúdos Programáticos:
CP 1- Ferramentas matemáticas de apoio ao estudo da biofísica. A análise dimensional. As variações lineares. Utilização da notação diferencial.
CP 2- As variações periódicas. Ondas eletromagnéticas. Ondas mecânicas. Cinética ondulatória. Ondas estacionárias. Harmónicas e padrões. Padrões numéricos associados a diagramas de ondas estacionárias.
CP 3 - O som e a bioacústica. Onda sonora. Frequência, afinação e percepção humana da onda sonora. Intensidade de uma onda sonora. Velocidade das ondas sonoras. Tubos acústicos e ressonância.
CP 4 - Função Respiratória: biomecânica da ventilação pulmonar. O sistema respiratório. O Ciclo Respiratório e a Hematose. Noções biofísicas. Surfactante pulmonar.
CP 5 - Biomecânica do aparelho fonador. A produção da voz. Biomecânica das pregas vocais
Frequência fundamental de vibração. Programa Voxmetria 4.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
CP1 – Visa atingir OA1, OA2.
CP2 – Visa atingir OA1, AO 2, OA4 e OA5.
CP3 – Visa atingir OA2, OA3, OA4, OA5, OA6.
CP4 – Visa atingir OA1, OA6, OA7, OA8.
CP5 – Visa atingir OA3, OA6, OA9.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno.
M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para estudos baseados em problemas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem como a resolução de problemas em pequenos grupos.
M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa.
M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo.
M5 - Recorrer-se-á, ainda, à utilização de vídeos de demonstração do fluxo ondulatório para promover a discussão dos fundamentos físicos a ele inerentes.
Avaliação
Duas provas de avaliação sumativa (50% cada da classificação final). Na avaliação sumativa estará incluída uma prova cognitiva (questão aberta que demonstre a compreensão por parte do aluno sobre a relevância do conteúdo para os aos domínios da terapia da fala).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino adotadas para esta unidade curricular são coerentes com os objetivos definidos para a mesma, uma vez que permitem um aprofundamento de conhecimentos dos alunos e a sua participação ativa nas aulas, através de estratégias ativas e colaborativas de aprendizagem, combinadas com métodos tradicionais. Assim, o professor será um facilitador do processo de aprendizagem do aluno fomentando o relacionamento de conceitos, a capacidade de análise, discussão e reflexão, com estabelecimento de ligação dos conteúdos abordados e da sua pertinência à prática profissional do Terapeuta da Fala. M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno: para a prossecução de todos os objetivos. M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em problemas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem: para a prossecução dos OA1 a OA5; M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa: para a prossecução dos OA3, OA8 e OA9 M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo: para a prossecução de todos os objetivos. M5 - Recorrer-se-á, ainda, à utilização de vídeos de demonstração do fluxo ondulatório para promover a discussão dos fundamentos físicos a ele inerentes: para a prossecução de OA5, OA6 e OA9.
Bibliografia:
Bibliografia de consulta/existência obrigatória
Gomes, L.R.; Biofísica para Ciências da Saúde, Ed. Universidade Fernando Pessoa, 2012.
Zhaoyan Zhang (2016). Mechanics of human voice production and control. The Journal of the Acoustical Society of America 140, 2614.
doi: 10.1121/1.4964509
https://doi.org/10.1121/1.4964509
http://www.ucl.ac.uk/voicebox/home/
Bibliografia adicional
Harrington J., Cassidy S. (1999). The Physics of Speech. In: Techniques in Speech Acoustics. Text, Speech and Language Technology, vol 8. Springer, Dordrecht.
C S N Vilas Bôas and S T Gobara (2018). A model to explain human voice production. Physics Education, 53 (3). IOP Publishing Ltd.
Docente (* Responsável):
Lígia Gomes (lrgomes@ufp.edu.pt)