Unidade Curricular: | Código: | ||
Anatomofisiologia II | 1188AMO2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Terapia da Fala | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A área curricular de Anatomofisiologia II tem como principal objectivo ministrar conhecimentos em áreas com afinidade relevante para a Licenciatura em Terapêutica da Fala sendo abordados temas com importância para estes profissionais designadamente nas áreas da deglutição, fonação e audição. Será também abordada a constituição e a fisiologia de órgãos que intervêm na respiração, na mastigação e, os órgãos dos sentidos (visão, equilíbrio, gosto e olfacto). Os conteúdos serão abordados de forma não exaustiva, mas adaptada às necessidades da licenciatura. Os alunos serão incentivados a efectuar uma preparação contínua, baseada na consulta de livros de texto e de atlas. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Nariz e seios perinasais. Particularidades anatomofuncionais. 2. Cavidade oral, oro e nasofaringe. Fisiologia da mastigação e da 1ª fase da deglutição 3. Anatomofisiologia do palato mole. Situações disfuncionais associadas a problemas nesta área. 4. Hipofaringe e transição faringoesofágica. Fisiologia da 2ª e 3ª fases da deglutição 5. Laringe. Estrutura e funções. 6. Cordas vocais. Estrutura e funções. 7. Fisiologia vocal básica. Métodos de avaliação e análise. 8. Nervos cranianos. Funções mais relevantes 9. Aparelho auditivo e via auditiva central 10.Sistema vestibular 11.Aparelho visual 12. Outros órgãos dos sentidos 13. Fisiologia e funções globais do sistema estomatognático 14. Malformações crânio faciais 15. Sistema nervoso central com relevância especial para o córtex motor e vias associadas à linguagem | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Como o objectivo principal desta área curricular é transmitir conhecimentos de anatomia e de fisiologia de diversos órgãos e sistemas com forte interligação com outras matérias abordadas ao longo da licenciatura, pretende-se que a visão global teórica seja sempre acompanhada de uma perspectiva prática, de modo a que no conjunto as duas componentes da disciplina permitam aos alunos obter uma imagem global e integrada dos conhecimentos. Para tal e sempre que oportuno, será dada uma explicação básica de entidades patológicas com interesse para a licenciatura, aumentado assim o interesse dos alunos. Com esta metodologia, pretende-se que os alunos adquiram competências específicas e capacidades de pesquisa e manuseamento da informação que se venham a tornar facilitadoras do constante aprofundamento de conhecimentos nesta área. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Os conteúdos serão abordados de forma expositiva, para permitir uma melhor compreensão dos diversos temas, havendo sempre lugar para a intervenção dos alunos. A avaliação será efectuada através da realização de duas provas em cada uma das componentes. As provas incluirão perguntas de escolha múltipla, figuras para legendar, tipologia verdadeiro ou falso e perguntas de desenvolvimento. A classificação final de cada uma das componentes será a média aritmética das notas obtidas nas duas provas parcelares. A nota final da unidade curricular global será a resultante da média aritmética das classificações parcelares obtidas nas duas componentes anteriormente descritas. Poderá também haver lugar à realização de um trabalho que será cotado e entrar na valorização final. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A coerência da forma como o ensino foi estruturado será monitorizado de forma sistemática através de questões colocadas aos alunos e ainda, através da análise em sede de sala de aula da sua destreza na análise de temas colocados em sala de aula. | |||
Bibliografia: | |||
Guyton and Hall Textbook of Medical Physiology. Hall, John E., PhD. Published January, 2016 Seeley's Anatomy & Physiology. Cinnamon VanPutte, Jennifer Regan, Andrew Russo 11th editon 2017 Gray's Anatomy. Standring, Susan, MBE, PhD, DSc, FKC, Hon FAS, Hon FRCS 41 th edition 2015. Suporte bibliográfico fornecido pelo professor. |