Unidade Curricular:Código:
Anatomofisiologia II1188AMO2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaTerapia da Fala6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
A área curricular de Anatomofisiologia II tem como principal objectivo ministrar conhecimentos em áreas com afinidade relevante para a Licenciatura em Terapêutica da Fala sendo abordados temas com importância para estes profissionais designadamente nas áreas da deglutição, fonação e audição.
Será também abordada a constituição e a fisiologia de órgãos que intervêm na respiração, na mastigação e, os órgãos dos sentidos (visão, equilíbrio, gosto e olfacto).
Os conteúdos serão abordados de forma não exaustiva, mas adaptada às necessidades da licenciatura.
Os alunos serão incentivados a efectuar uma preparação contínua, baseada na consulta de livros de texto e de atlas.
Conteúdos Programáticos:
1. Nariz e seios perinasais. Particularidades anatomofuncionais.
2. Cavidade oral, oro e nasofaringe. Fisiologia da mastigação e da 1ª fase da deglutição
3. Anatomofisiologia do palato mole. Situações disfuncionais associadas a problemas nesta área.
4. Hipofaringe e transição faringoesofágica. Fisiologia da 2ª e 3ª fases da deglutição
5. Laringe. Estrutura e funções.
6. Cordas vocais. Estrutura e funções.
7. Fisiologia vocal básica. Métodos de avaliação e análise.
8. Nervos cranianos. Funções mais relevantes
9. Aparelho auditivo e via auditiva central
10.Sistema vestibular
11.Aparelho visual
12. Outros órgãos dos sentidos
13. Fisiologia e funções globais do sistema estomatognático
14. Malformações crânio faciais
15. Sistema nervoso central com relevância especial para o córtex motor e vias associadas à linguagem
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Como o objectivo principal desta área curricular é transmitir conhecimentos de anatomia e de fisiologia de diversos órgãos e sistemas com forte interligação com outras matérias abordadas ao longo da licenciatura, pretende-se que a visão global teórica seja sempre acompanhada de uma perspectiva prática, de modo a que no conjunto as duas componentes da disciplina permitam aos alunos obter uma imagem global e integrada dos conhecimentos. Para tal e sempre que oportuno, será dada uma explicação básica de entidades patológicas com interesse para a licenciatura, aumentado assim o interesse dos alunos.
Com esta metodologia, pretende-se que os alunos adquiram competências específicas e capacidades de pesquisa e manuseamento da informação que se venham a tornar facilitadoras do constante aprofundamento de conhecimentos nesta área.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Os conteúdos serão abordados de forma expositiva, para permitir uma melhor compreensão dos diversos temas, havendo sempre lugar para a intervenção dos alunos.
A avaliação será efectuada através da realização de duas provas em cada uma das componentes.
As provas incluirão perguntas de escolha múltipla, figuras para legendar, tipologia verdadeiro ou falso e perguntas de desenvolvimento.
A classificação final de cada uma das componentes será a média aritmética das notas obtidas nas duas provas parcelares. A nota final da unidade curricular global será a resultante da média aritmética das classificações parcelares obtidas nas duas componentes anteriormente descritas.
Poderá também haver lugar à realização de um trabalho que será cotado e entrar na valorização final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A coerência da forma como o ensino foi estruturado será monitorizado de forma sistemática através de questões colocadas aos alunos e ainda, através da análise em sede de sala de aula da sua destreza na análise de temas colocados em sala de aula.
Bibliografia:
Guyton and Hall Textbook of Medical Physiology. Hall, John E., PhD. Published January, 2016
Seeley's Anatomy & Physiology. Cinnamon VanPutte, Jennifer Regan, Andrew Russo 11th editon 2017
Gray's Anatomy. Standring, Susan, MBE, PhD, DSc, FKC, Hon FAS, Hon FRCS 41 th edition 2015.
Suporte bibliográfico fornecido pelo professor.
Docente (* Responsável):
Daniela Vieira (dvieira@ufp.edu.pt)
Eurico Monteiro (euricom@ufp.edu.pt)