Unidade Curricular:Código:
Anatomofisiologia II1023AMO2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaTerapêutica da Fala5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
A área curricular de Anatomofisiologia II tem como principal objectivo ministrar conhecimentos em áreas com afinidade relevante para a Licenciatura em Terapêutica da Fala sendo abordados temas com importância para estes profissionais designadamente nas áreas da deglutição, fonação e audição.
Será também abordada a constituição e a fisiologia de órgãos que intervêm na respiração, na mastigação e, os órgãos dos sentidos (visão, equilíbrio, gosto e olfacto).
Os conteúdos serão abordados de forma não exaustiva, mas adaptada às necessidades da licenciatura.
Os alunos serão incentivados a efectuar uma preparação contínua, baseada na consulta de livros de texto e de atlas.
Conteúdos Programáticos:
1. Nariz e seios perinasais. Particularidades anatomofuncionais.
2. Cavidade oral, oro e nasofaringe. Fisiologia da mastigação e da 1ª fase da deglutição
3. Anatomofisiologia do palato mole. Situações disfuncionais associadas a problemas nesta área.
4. Hipofaringe e transição faringoesofágica. Fisiologia da 2ª e 3ª fases da deglutição
5. Laringe. Estrutura e funções.
6. Cordas vocais. Estrutura e funções.
7. Fisiologia vocal básica. Métodos de avaliação e análise.
8. Nervos cranianos. Funções mais relevantes
9. Aparelho auditivo e via auditiva central
10.Sistema vestibular
11.Aparelho visual
12. Outros órgãos dos sentidos
13. Fisiologia e funções globais do sistema estomatognático
14. Malformações crânio faciais
15. Sistema nervoso central com relevância especial para o córtex motor e vias associadas à linguagem
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Como o objectivo principal desta área curricular é transmitir conhecimentos de anatomia e de fisiologia de diversos órgãos e sistemas com forte interligação com outras matérias abordadas ao longo da licenciatura, pretende-se que a visão global teórica seja sempre acompanhada de uma perspectiva prática, de modo a que no conjunto as duas componentes da disciplina permitam aos alunos obter uma imagem global e integrada dos conhecimentos. Para tal e sempre que oportuno, será dada uma explicação básica de entidades patológicas com interesse para a licenciatura, aumentado assim o interesse dos alunos.
Com esta metodologia, pretende-se que os alunos adquiram competências específicas e capacidades de pesquisa e manuseamento da informação que se venham a tornar facilitadoras do constante aprofundamento de conhecimentos nesta área.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Os conteúdos serão abordados de forma expositiva, para permitir uma melhor compreensão dos diversos temas, havendo sempre lugar para a intervenção dos alunos.
A avaliação será efectuada através da realização de duas provas em cada uma das componentes.
As provas incluirão perguntas de escolha múltipla, figuras para legendar, tipologia verdadeiro ou falso e perguntas de desenvolvimento.
A classificação final de cada uma das componentes será a média aritmética das notas obtidas nas duas provas parcelares. A nota final da unidade curricular global será a resultante da média aritmética das classificações parcelares obtidas nas duas componentes anteriormente descritas.
Poderá também haver lugar à realização de um trabalho que será cotado e entrar na valorização final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A coerência da forma como o ensino foi estruturado será monitorizado de forma sistemática através de questões colocadas aos alunos e ainda, através da análise em sede de sala de aula da sua destreza na análise de temas colocados em sala de aula.
Bibliografia:
Guyton and Hall Textbook of Medical Physiology. Hall, John E., PhD. Published January, 2016
Seeley's Anatomy & Physiology. Cinnamon VanPutte, Jennifer Regan, Andrew Russo 11th editon 2017
Gray's Anatomy. Standring, Susan, MBE, PhD, DSc, FKC, Hon FAS, Hon FRCS 41 th edition 2015.
Suporte bibliográfico fornecido pelo professor.