Unidade Curricular: | Código: | ||
Anatomofisiologia I | 1188AMO1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Terapia da Fala | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A Anatomofisiologia I é uma área científica onde se leccionam conhecimentos sobre a anatomia normal e a fisiologia básica dos diversos aparelhos e sistemas do corpo humano, dando ênfase especial aqueles que se consideram ter especial relevância para a Licenciatura em Terapêutica da Fala . Pretende-se com esta disciplina e no fim do período lectivo que, os alunos consigam compreender a constituição anatómica e funcional dos diversos órgãos e sistemas do organismo e, tomar contacto com a terminologia anatómica, procurando em simultâneo direccionar esses conhecimentos para temáticas afins às suas futuras áreas de intervenção. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1.Histologia celular e tecidular. CP2.Nomenclatura anatómica. Anatomia craniofacial e da ATM. Vértebras e músculos cervicais. CP3.Membros superior e inferior. CP4.Anatomofisiologia respiratória. Caixa torácica e diafragma. Regulação da ventilação. CP5.Sistema digestivo. Secreção e absorção. Fígado, vesícula biliar e pâncreas. Mecanismo da defecação. CP6.Sistema cardiovascular. Coração. Regulação da energia no coração. Os vasos e a circulação sanguínea. CP7.Sangue. Tipos de células e respectivas funções. Outras componentes. CP8.Sistema linfático. Constituição e funções. Homeostasia. Imunidade. CP9.Anatomofisiologia do sistema urinário. Regulação corporal de líquidos e electrólitos. CP10.Sistema nervoso central e periférico. Transmissão da informação neuronal. CP11.Sistema reprodutor masculino. Espermatozoides e espermatogénese. Anatomofisiologia do sistema reprodutor feminino, da gravidez e do parto. CP12.Fisiologia hormonal. Regulação. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A coerência acerca da forma como o ensino foi estruturado será monitorizada de forma sistemática através de questões colocadas aos alunos e através da análise em sede de sala de aula da sua destreza na análise de questões colocadas. Analisando cada uma das unidades curriculares enumeradas de 1 a 10, compreende-se que os conteúdos programáticos (CP) propostos se adequam aos objectivos de aprendizagem (OA) importantes para esta licenciatura e igualmente enumerados. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Os conteúdos serão abordados em forma expositiva, para permitir uma melhor compreensão dos diversos temas. Nas aulas haverá um período reservado à intervenção dos alunos. A avaliação será efectuada através da realização de duas provas em cada uma das componentes. As provas incluirão perguntas de escolha múltipla, figuras para legendar, questões com tipologia verdadeiro/falso e perguntas de desenvolvimento. A classificação final de cada uma das componentes será a média aritmética das notas obtidas nas provas parcelares. A nota final da unidade curricular global será a resultante da média aritmética das classificações parcelares obtidas nas duas componentes anteriormente descritas. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
OA1. Dar a conhecer a anatomia craniofacial e da articulação temporomandibular básica. OA2.Compreender a constituição histológica dos tecidos mais relevantes do organismo. OA3.Leccionar a anatomia dos membros superior e inferior com relevo para os aspectos funcionais básicos. OA4.Dar a compreender a anatomia e a fisiologia respiratória e a regulação da da função ventilatória. OA5. Leccionar e dar a compreender o sistema digestivo, os mecanismos de transporte alimentar, a absorção, secreção e excreção OA6.Compreender a anatomia e fisiologia cardiovascular bem como a importância e funcionalidade do sistema vascular. OA7.Detalhar a constituição do sangue e as suas mais relevantes funções. OA8.Dar a compreender o conceito e constituição do sistema linfático e a sua importância na homeostasia e imunidade. OA9.Descrever a anatomofisiologia do sistema urinário e o modo como se faz a regulação corporal dos líquidos e electrólitos. OA10.Descrever de forma sumária o sistema nervoso central e periférico e os mecanismos de transmissão da informação neuronal. OA11.Descrever do ponto de vista anatómico e fisiológico o sistema reprodutor masculino e as suas mais relevantes funções. OA12. Analisar anatomofisiologicamente o sistema reprodutor feminino e os mecanismos da gravidez e do parto. OA12.Dar e fazer compreender alguns conceitos sobre o que são hormonas, quais os seus mecanismos de regulação e qual a sua importância na homeostasia corporal. | |||
Bibliografia: | |||
Guyton and Hall Textbook of Medical Physiology. Hall, John E., PhD. Published January, 2016 Seeley's Anatomy & Physiology. Cinnamon VanPutte, Jennifer Regan, Andrew Russo 11th editon 2017 Gray's Anatomy. Standring, Susan, MBE, PhD, DSc, FKC, Hon FAS, Hon FRCS 41 th edition 2015. Suporte bibliográfico fornecido pelo professor. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Eurico Monteiro (euricom@ufp.edu.pt) João Faria (jsfaria@ufp.edu.pt) |