Unidade Curricular:Código:
Anatomofisiologia I1023AMO1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaTerapêutica da Fala7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês91
Objectivos de Aprendizagem:
A Anatomofisiologia I é uma área científica onde se adquirem conhecimentos acerca da anatomia e da fisiologia básica dos diversos aparelhos e sistemas do corpo humano, com ênfase especial para aqueles que se consideram ter especial relevância para a Licenciatura em Terapêutica da Fala e também de forma transversal para outras licenciaturas.
Pretende-se com esta disciplina que os alunos consigam compreender aspectos específicos acerca da constituição anatómica e funcional do organismo, procurando em simultâneo direccionar esses conhecimentos para temáticas afins às suas futuras áreas de intervenção.
Conteúdos Programáticos:
CP1.Histologia celular e tecidular.
CP2.Nomenclatura anatómica. Anatomia craniofacial e da ATM. Vértebras e músculos cervicais.
CP3.Membros superior e inferior.
CP4.Anatomofisiologia respiratória. Caixa torácica e diafragma. Regulação da ventilação.
CP5.Sistema digestivo. Secreção e absorção. Fígado, vesícula biliar e pâncreas. Mecanismo da defecação.
CP6.Sistema cardiovascular. Coração. Regulação da energia no coração. Os vasos e a circulação sanguínea.
CP7.Sangue. Tipos de células e respectivas funções. Outras componentes.
CP8.Sistema linfático. Constituição e funções. Homeostasia. Imunidade.
CP9.Anatomofisiologia do sistema urinário. Regulação corporal de líquidos e electrólitos.
CP10.Sistema nervoso central e periférico. Transmissão da informação neuronal.
CP11.Sistema reprodutor masculino. Espermatozoides e espermatogénese. Anatomofisiologia do sistema reprodutor feminino, da gravidez e do parto.
CP12.Fisiologia hormonal. Regulação.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A coerência da forma como o ensino foi estruturado será monitorizado de forma sistemática através de questões colocadas aos alunos e ainda, através da análise em sede de sala de aula da sua destreza na análise de temas colocados.
Analisando cada uma das unidades curriculares enumeradas de 1 a 10, fàcilmente se compreende que os conteúdos programáticos (CP) propostos se adequam aos objectivos de aprendizagem (AO) enumerados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Os conteúdos serão abordados em forma expositiva, para permitir a melhor compreensão dos diversos temas. Nas aulas haverá um período reservado à intervenção dos alunos.
A avaliação será efectuada através da realização de duas provas em cada uma das componentes.
As provas incluirão perguntas de escolha múltipla, figuras para legendar, tipologia verdadeiro ou falso e perguntas de desenvolvimento.
A classificação final de cada uma das componentes será a média aritmética das notas obtidas nas duas provas parcelares. A nota final da unidade curricular global será a resultante da média aritmética das classificações parcelares obtidas nas duas componentes anteriormente descritas.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A coerência da forma como o ensino foi estruturado será monitorizado de forma sistemática através de questões colocadas aos alunos e ainda, através da análise em sede de sala de aula da sua destreza na análise de temas colocados em sala de aula.
Bibliografia:
Guyton and Hall Textbook of Medical Physiology. Hall, John E., PhD. Published January, 2016
Seeley's Anatomy & Physiology. Cinnamon VanPutte, Jennifer Regan, Andrew Russo 11th editon 2017
Gray's Anatomy. Standring, Susan, MBE, PhD, DSc, FKC, Hon FAS, Hon FRCS 41 th edition 2015.
Suporte bibliográfico fornecido pelo professor.