Unidade Curricular:Código:
Anatomofisiologia I1023AMO1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaTerapêutica da Fala7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês91
Objectivos de Aprendizagem:
A Anatomofisiologia I é uma área científica onde se leccionam conhecimentos sobre a anatomia normal e a fisiologia básica dos diversos aparelhos e sistemas do corpo humano, dando ênfase especial aqueles que se consideram ter especial relevância para a Licenciatura em Terapêutica da Fala .
Pretende-se com esta disciplina e no fim do período lectivo que, os alunos consigam compreender a constituição anatómica e funcional dos diversos órgãos e sistemas do organismo e, tomar contacto com a terminologia anatómica, procurando em simultâneo direccionar esses conhecimentos para temáticas afins às suas futuras áreas de intervenção.
Conteúdos Programáticos:
CP1.Histologia celular e tecidular.
CP2.Nomenclatura anatómica. Anatomia craniofacial e da ATM. Vértebras e músculos cervicais.
CP3.Membros superior e inferior.
CP4.Anatomofisiologia respiratória. Caixa torácica e diafragma. Regulação da ventilação.
CP5.Sistema digestivo. Secreção e absorção. Fígado, vesícula biliar e pâncreas. Mecanismo da defecação.
CP6.Sistema cardiovascular. Coração. Regulação da energia no coração. Os vasos e a circulação sanguínea.
CP7.Sangue. Tipos de células e respectivas funções. Outras componentes.
CP8.Sistema linfático. Constituição e funções. Homeostasia. Imunidade.
CP9.Anatomofisiologia do sistema urinário. Regulação corporal de líquidos e electrólitos.
CP10.Sistema nervoso central e periférico. Transmissão da informação neuronal.
CP11.Sistema reprodutor masculino. Espermatozoides e espermatogénese. Anatomofisiologia do sistema reprodutor feminino, da gravidez e do parto.
CP12.Fisiologia hormonal. Regulação.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A coerência acerca da forma como o ensino foi estruturado será monitorizada de forma sistemática através de questões colocadas aos alunos e através da análise em sede de sala de aula da sua destreza na análise de questões colocadas.
Analisando cada uma das unidades curriculares enumeradas de 1 a 10, compreende-se que os conteúdos programáticos (CP) propostos se adequam aos objectivos de aprendizagem (OA) importantes para esta licenciatura e igualmente enumerados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Os conteúdos serão abordados em forma expositiva, para permitir uma melhor compreensão dos diversos temas. Nas aulas haverá um período reservado à intervenção dos alunos.
A avaliação será efectuada através da realização de duas provas em cada uma das componentes.
As provas incluirão perguntas de escolha múltipla, figuras para legendar, questões com tipologia verdadeiro/falso e perguntas de desenvolvimento.
A classificação final de cada uma das componentes será a média aritmética das notas obtidas nas provas parcelares. A nota final da unidade curricular global será a resultante da média aritmética das classificações parcelares obtidas nas duas componentes anteriormente descritas.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
OA1. Dar a conhecer a anatomia craniofacial e da articulação temporomandibular básica. OA2.Compreender a constituição histológica dos tecidos mais relevantes do organismo. OA3.Leccionar a anatomia dos membros superior e inferior com relevo para os aspectos funcionais básicos. OA4.Dar a compreender a anatomia e a fisiologia respiratória e a regulação da da função ventilatória. OA5. Leccionar e dar a compreender o sistema digestivo, os mecanismos de transporte alimentar, a absorção, secreção e excreção OA6.Compreender a anatomia e fisiologia cardiovascular bem como a importância e funcionalidade do sistema vascular. OA7.Detalhar a constituição do sangue e as suas mais relevantes funções. OA8.Dar a compreender o conceito e constituição do sistema linfático e a sua importância na homeostasia e imunidade. OA9.Descrever a anatomofisiologia do sistema urinário e o modo como se faz a regulação corporal dos líquidos e electrólitos. OA10.Descrever de forma sumária o sistema nervoso central e periférico e os mecanismos de transmissão da informação neuronal. OA11.Descrever do ponto de vista anatómico e fisiológico o sistema reprodutor masculino e as suas mais relevantes funções. OA12. Analisar anatomofisiologicamente o sistema reprodutor feminino e os mecanismos da gravidez e do parto. OA12.Dar e fazer compreender alguns conceitos sobre o que são hormonas, quais os seus mecanismos de regulação e qual a sua importância na homeostasia corporal.
Bibliografia:
Guyton and Hall Textbook of Medical Physiology. Hall, John E., PhD. Published January, 2016
Seeley's Anatomy & Physiology. Cinnamon VanPutte, Jennifer Regan, Andrew Russo 11th editon 2017
Gray's Anatomy. Standring, Susan, MBE, PhD, DSc, FKC, Hon FAS, Hon FRCS 41 th edition 2015.
Suporte bibliográfico fornecido pelo professor.
Docente (* Responsável):
Eurico Monteiro (euricom@ufp.edu.pt)
João Faria (jsfaria@ufp.edu.pt)