Unidade Curricular:Código:
Anatomofisiologia I1023AMO1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaTerapêutica da Fala7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês91
Objectivos de Aprendizagem:
A Anatomofisiologia I é uma área científica onde se pretende sejam adquiridos conhecimentos básicos acerca da anatomia e da fisiologia de diversos aparelhos e sistemas do corpo humano, dando especial ênfase aqueles que se consideram vir a ter maior relevância para as licenciaturas em Terapêutica da Fala e Fisioterapia dado que este módulo é frequentado também por alunos desta área.
Pretende-se assim que os alunos venham a conseguir compreender aspectos específicos da constituição anatómica e do funcionamento do organismo, procurando em simultâneo direccioná-los para temáticas afins às suas futuras áreas de intervenção.
Conteúdos Programáticos:
Histologia celular e histologia dos tecidos orgânicos.
Anatomia craniofacial.Articulação temporo mandibular.
Vértebras e músculos cervicais.
Membro superior e inferior.
Anatomofisiologia respiratória.Pulmões e pleuras. Mecanismo das trocas gasosas.
Anatomia do sistema digestivo.Secreção e absorção no sistema digestivo.
Fígado, vesícula biliar e pâncreas. O mecanismo da defecação.
Sistema cardiovascular. Coração.Regulação e distribuição da energia no coração.
Os vasos sanguíneos. Tipos de células sanguíneas e respectivas funções.
Sistema linfático. Constituição e funções.
Homeostasia. Conceito e regulação.Imunidade. Conceitos básicos.
Anatomofisiologia renal e urinária.Homeostase de líquidos e electrólitos.
Sistema nervoso central e periférico. A condução da mensagem nervosa.
Sistema reprodutor masculino. Espermatozoides e espermatogénese.
Anatomofisiologia básica do sistema reprodutor feminino.
Fisiologia da gravidez e do parto.
Hormonas. Fisiologia hormonal básica.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Sendo o objectivo principal desta área curricular transmitir conhecimentos de anatomia e de fisiologia de diversos órgãos e sistemas constituintes do corpo humano, será tida em consideração a interligação destes com outras matérias abordadas ao longo da licenciatura.
A visão global teórica da área curricular será sempre acompanhada de uma perspectiva prática, de modo a que no conjunto as duas componentes da disciplina permitam aos alunos obter uma imagem global e integrada de diversas situações patológicas que atingem o corpo humano, para o que e sempre que oportuno será dada uma explicação básica de entidades patológicas com interesse para a licenciatura, aumentado assim o interesse destes profissionais.
Com esta metodologia, pretende-se que os alunos adquiram competências específicas e capacidades de pesquisa e manuseamento da informação que se venham a tornar facilitadoras do constante aprofundamento de conhecimentos nesta área.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Os conteúdos serão leccionados fundamentalmente na forma expositiva, associando conceitos patológicos básicos, para permitir a melhor integração dos diversos temas.
Nas aulas é desejável a participação dos alunos.
A avaliação será efectuada através da realização de duas provas em cada uma das componentes que incluirão perguntas de escolha múltipla, figuras para legendar, tipologia verdadeiro ou falso e perguntas de desenvolvimento.
Na componente prática poderá ser integrada uma valorização decorrente da intervenção directa dos alunos baseada na apresentação de temas e na discussão / análise de casos.
A classificação final da componente prática será a média aritmética das notas conseguidas nas duas provas parcelares podendo entrar a valorização decorrente da participação directa dos alunos.
A nota final da unidade curricular global será a resultante da média aritmética das classificações parcelares obtidas nas duas componentes .
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A coerência do modo como o ensino foi estruturado será monitorizado de forma sistemática através de questões colocadas aos alunos e ainda, através da análise em sede de sala de aula da sua destreza na análise de temas e de artigos que previamente lhes foram distribuídos.
Bibliografia:
Guyton and Hall Textbook of Medical Physiology. Hall, John E., PhD. Published January, 2016
Seeley's Anatomy & Physiology. Cinnamon VanPutte, Jennifer Regan, Andrew Russo 11th editon 2017
Gray's Anatomy. Standring, Susan, MBE, PhD, DSc, FKC, Hon FAS, Hon FRCS 41 th edition 2015.
Suporte bibliográfico fornecido pelo professor.