Unidade Curricular:Código:
Linguagem e Comunicação no Adulto171LCAD
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaTerapêutica da Fala7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português91
Objectivos de Aprendizagem:
Objetivos de aprendizagem (OA):
OA1- Definir as perturbações da linguagem e comunicação no adulto: afasia, disartria, apraxia da fala e perturbações cognitivo-comunicativas.
OA2-Reconhecer os parâmetros, processos e contextos de avaliação (formal e informal) da linguagem e co1municação no adulto, e fazer o diagnóstico diferencial.
OA3-Dominar as principais abordagens e estratégias de intervenção em perturbações da linguagem e comunicação no adulto.
Conteúdos Programáticos:
CP1-Afasia
1.1.-Definição e terminologia
1.2.-Etiologia e epidemiologia
1.3.-Avaliação
1.4.-Intervenção
1.5.-Estudos de caso
CP2-Perturbações motoras da fala: disartria e apraxia da fala
2.1.-Definição e terminologia
2.2.-Etiologia e epidemiologia
2.3.-Avaliação
2.4.-Intervenção
2.5.-Estudos de caso
CP3-Perturbações cognitivo-comunicativas
3.1.-Definição e terminologia
3.2.-Etiologia e epidemiologia
3.3.-Avaliação
3.4.-Intervenção
3.5.-Estudos de caso
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular:
CP1.1. corresponde ao OA1
CP1.2. corresponde ao OA1
CP1.3. corresponde ao OA2
CP1.4. corresponde ao OA3
CP1.5. corresponde ao AO 2 e 3
CP2.1. corresponde ao OA1
CP2.2. corresponde ao OA1
CP2.3. corresponde ao OA2
CP2.4. corresponde ao OA3
CP2.5. corresponde ao AO 2 e 3
CP3.1. corresponde ao OA1
CP3.2. corresponde ao OA1
CP3.3. corresponde ao OA2
CP3.4. corresponde ao OA3
CP3.5. corresponde ao AO 2 e 3
O CP1 aborda construtos relacionados com afasia, focando os aspetos para a definição, avaliação, diagnóstico e intervenção.
O CP2 aborda construtos relacionados com perturbações motoras da fala, focando os aspetos para a definição, avaliação, diagnóstico diferencial e intervenção.
O CP3 aborda construtos relacionados com perturbações cognitivo-comunicativas, focando os aspetos essenciais para a definição, avaliação, diagnóstico diferencial e intervenção.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teóricas e práticas
- Apresentação dos conteúdos programáticos com recurso a projeções, explicações no quadro, exemplificações, vídeos e áudios.
- Resumo e discussão de artigos científicos.
- Elaboração de pequenos exercícios nas aulas, esclarecimento de dúvidas e role-plays.
Avaliação:
Época normal - Avaliação distribuída: 2 testes + 1 estudos de caso + 1 apresentação oral de artigo
Época de recurso - Exame + nota da Prática
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Sendo a unidade curricular constituída por aulas teóricas e práticas, as metodologias de ensino utilizadas enquadram-se nos melhores procedimentos usados nesta área. Desta forma, a exposição das teorias e conceitos chave da linguagem e comunicação no adulto terão sempre a participação e análise crítica por parte dos estudantes, acompanhadas de exercícios de consolidação. A verificação da perceção do entendimento dos mesmos conceitos ocorrerá com recurso ao método interrogativo. O desenvolvimento dos conhecimentos e das competências desta unidade curricular será efetuado através da realização de trabalhos práticos (e.g. estudos de caso, role-play), exercícios em sala de aula (e.g. fichas de trabalho) e em trabalho autónomo de pesquisa e aplicação das competências adquiridas.
Bibliografia:
Basso A. (2003). Aphasia and its therapy. New York: Oxford University Press.
Chapey, R. (Ed.). (2008). Language intervention strategies in aphasia and related neurogenic communication disorders. 5th ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
Oliveira, D.P. (2009). A intervenção do terapeuta da fala na afasia e na pessoa com afasia. In: Peixoto, V. & Rocha, J. (Orgs.). Metodologias de intervenção em terapia da fala. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.